960 223 891 Marcações
Pasta de Dentes
03 maio 2021 Higiene Oral

Chegou a hora de escolher a pasta de dentes mais indicada para si. Dirige-se ao corredor de higiene oral, ou vai até à farmácia ou parafarmácia mais próxima e depara-se com um elevado número de opções.

Na prática, é mais ou menos isto, certo?

São dezenas de opões. Diferentes marcas de pasta de dentes, indicadas para vários tipos de tratamento dentário, cada uma com a sua própria composição química, desenvolvida para resolver um problema específico.

Há a branqueadora, há a pasta para a gengivite e há a para os dentes sensíveis. Há para isto e há para aquilo.

Mas qual é a melhor, de entre as opções? Como escolher? Vamos a isso?

 

Tipos de pasta de dentes

É por aqui que tudo começa.

Ainda que todas cumpram o objetivo máximo de os limpar, de modo a remover a placa bacteriana, a verdade é que existem vários tipos de pasta de dentes. Foram desenvolvidas para resolverem problemas específicos que vão para além de uma higiene oral cuidada.

Os tipos mais comuns focam-se;

  • Na diminuição da sensibilidade dentária;
  • Na prevenção do aparecimento de cáries;
  • No combate ao mau hálito;
  • No tratamento de doenças periodontais;
  • No branqueamento dentário.

Sobre o branqueamento dentário, um dos tipos que mais recentemente ficou à nossa disposição é aquele com carvão ativado que utiliza a ação do carvão natural na remoção de manchas nos dentes.

A escolha de uma pasta de dentes recai, normalmente, num destes campos. No entanto, existem outras, desenvolvidas especificamente a pensar em problemas de saúde oral mais específicos.

Sobre estas, o médico dentista será a pessoa com mais conhecimentos para lhas indicar, tendo em conta o tratamento que necessita.

Como escolher uma pasta de dentes?

Dentro desta variedade disponível, o primeiro passo passa então pela identificação do tipo de pasta de dentes de que precisamos a um dado momento.

Assim, quando estamos perante as várias opções, devemos pensar no nosso objetivo principal:

Queremos:

  1. Branquear os dentes?
  2. Combater o mau hálito?
  3. Diminuir a sensibilidade?
  4. Prevenir as cáries?

Convém lembrar que, apesar de tudo, todas estas ajudam um pouco em cada um destes pontos. Ou seja, o mesmo é dizer que a partir do momento em que cuida da sua higiene oral, todos estes pontos são abordados.

Neste momento, do que precisamos é de uma pasta de dentes específica para um problema específico. Ao identificarmos o tipo de problema específico, reduzimos o número de opções e passamos ao segundo passo: qual é a melhor? 

 

Qual a melhor pasta de dentes?

Ora, como vimos, existem muitas marcas de pasta de dentes. É realmente impossível dizer que uma é melhor do que as outras. Ou vice-versa.

Para além do tipo de problema que queremos resolver, devemos levar ainda em conta não só a indicação dada pelo médico dentista, bem como as nossas preferências pessoais – desde o sabor e a consistência, até à relação qualidade preço. 

É importante que se sinta à vontade com escolha feita, de modo a que a utilize de forma contínua, ao invés de uma vez sem exemplo. O importante é que a higiene oral seja cumprida e saudável. E, por falar em usar…

Como usar pasta de dentes?

É verdade. A pasta de dentes também tem uma forma correta de se usar. 

Embora, na prática, a base seja de conhecimento geral: colocá-la na escova e esfregar os dentes. No entanto, há pequenos comportamentos que nos ajudam a melhorar a eficácia da escovagem.

Utilize uma escova de dentes macia e escove todos os dentes, sem exceção, durante cerca de três minutos. Um minuto e meio para os dentes de cima e um minuto e meio para os de baixo.

Lembre-se que a maioria das pessoas não chega nem a dois minutos de duração ao longo do processo. 

Por isso, se tiver de fazer um esforço, conte os segundos que deve passar a escova em cada arcada – são 90.

Em segundo lugar, sabe qual a quantidade certa utilizar? Idealmente, do tamanho de uma ervilha! Pois é, é menos do que achava, verdade?

Por último, devemos evitar molhar a escova depois de colocar a pasta, para que possamos evitar a criação de espuma que afeta o atrito necessário para uma escovagem correta.

Fale com o médico dentista, de modo a que possa aferir qual o melhor tipo de pasta de dentes para o seu caso e, em conjunto, conversem qual a melhor opção para si, dentro da enorme variedade disponível.

Rodrigo Maya

Rodrigo Maya

OMD 07437

• Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Saúde Egas Moniz, em 2010.

Dentista Lisboa - Marque a Sua Consulta!

Preencha o formulário e receba a confirmação da consulta no seu email

Marcar Consulta