21 798 6781 Marcações
Manchas Brancas nos Dentes
10 outubro 2023 Problemas Dentários

As manchas brancas nos dentes são um motivo genuíno de preocupação para muitas pessoas, uma vez que as mesmas podem afetar seu sorriso e, por isso, a sua confiança sempre interage com a sociedade.

Para manter uma saúde bucal cuidada e adequada e para sorrir sem maiores motivos de preocupação, é fundamental conhecer as causas e os tratamentos disponíveis para manchas brancas em dentes. Por isso, continue a ler para saber tudo o que precisa.

 

O que são manchas brancas nos dentes?

Antes de mais, as manchas brancas nos dentes são exatamente aquilo que imaginamos: pequenas marcas, em forma de pequenas nódoas, que aparecem na dentição das pessoas, aparentemente sem razão.

No entanto, as causas para o seu aparecimento são bastante conhecidas e podem ir desde uma falta de prática de uma boa higiene oral regular até à falta de produção de esmalte em quantidade suficiente, por parte do organismo.

Visualmente, as manchas brancas nos dentes são áreas de esmalte evidentes que se apresentam mais brancas ou que parecem ter uma cor mais clara quando comparadas a toda a estrutura dentária em seu redor, normalmente mais saudável.

Ao mesmo tempo, as manchas brancas nos dentes podem ainda afetar mais do que um dente, podendo estender-se ao longo de todo o seu sorriso.

 

Causas das manchas brancas nos dentes

As manchas brancas nos dentes podem ser provocadas por diversos fatores que podem afetar o esmalte de todo o tipo de pessoa, independentemente da sua idade. Por outras palavras, esta é uma condição que pode afetar tanto adultos como crianças.

Nesse sentido, os principais fatores que podem provocar o aparecimento de manchas brancas nos dentes são:

Alimentação

A falta de uma higiene oral adequada, em conjunto com uma alimentação rica em alimentos ou bebidas ácidas, cítricas e refrigerantes, por exemplo, pode vir a corroer o esmalte presente nos dentes e, com o tempo, dar origem a estas manchas brancas.

Cárie Dentária

No caso de se desenvolverem cáries dentárias, principalmente durante a infância, seja devido a uma má higienização oral ou à exposição prolongada aos açúcares (típico dos mais jovens), existe a possibilidade de começarem a aparecer manchas brancas nos dentes devido a este fator.

Fluorose Dentária

Embora o principal motivo para o aparecimento desta condição seja efetivamente a falta de esmalte, a verdade é que manchas brancas nos dentes também podem ocorrer devido a um excesso: o excesso de flúor.

Isto acontece principalmente durante a fase de desenvolvimento da dentição. Nesta fase, a formação do esmalte ainda está a decorrer e o excesso de flúor acaba por interromper o processo de mineralização normal.

Hipoplasia do Esmalte

Por último, além dos outros fatores mencionados acima, é a hipoplasia do esmalte – uma condição do organismo que leva a deficiências no nível de produção normal do esmalte – que mais tende a dar origem às manchas brancas nos dentes, uma vez que aqui o esmalte se apresenta mais fino ou mais fraco.

Tratamento das manchas brancas nos dentes

O tratamento das manchas brancas nos dentes mais adequado está diretamente associado à causa subjacente à condição. Ou seja, o tratamento é sempre feito caso a caso, mediante uma consulta de avaliação.

Nessa consulta, a origem do aparecimento das manchas brancas nos dentes é identificada e o plano de tratamento mais adequado pode incluir:

  1. Odontologia;
  2. Branqueamento Dentário;
  3. Aplicação de Flúor;
  4. Coroas Dentárias;
  5. Tratamento Ortodôntico.

Uma vez que manchas brancas em dentes podem ser provocadas por diversos fatores, cada um dos tratamentos disponíveis tem como foco se concentrar em tratar uma condição diretamente associada à origem.

A Odontologia, por exemplo, é uma área de medicina dentária que se concentra não apenas no tratamento das cáries dentárias, como no tratamento de todo o tipo de manchas nos dentes.

Já a aplicação de flúor visa o favorecimento da remineralização do esmalte e é, normalmente, aplicada após uma inicialização.

Por último, a utilização de coroas dentárias e de um tratamento ortodôntico não só pode ajudar a melhorar a estética do seu sorriso, como também tratar o aparecimento de manchas brancas nos dentes.

 

Como prevenir manchas brancas nos dentes?

Para ajudar a manter seu sorriso bonito e saudável, é fundamental tomar algumas precauções que ajudam a prevenir o aparecimento de manchas brancas nos dentes.

Desde logo, é importante manter uma boa higiene oral, escovando os dentes duas vezes ao dia e utilizando fios dentários de modo a remover a placa bacteriana.

Tendo em conta que a alimentação é um fator que pode contribuir para o aparecimento de manchas brancas nos dentes, também é importante:

  • Ter alguma atenção à sua alimentação; 
  • Procurar manter uma dieta equilibrada e saudável;
  • Procurar evitar açúcares e ácidos em demasia.

Por último, nunca é demais registar a importância de visitar regularmente seu médico dentista, de forma a detetar eventuais problemas tardios e intervirmos de modo precoce e eficaz.

Até porque um sorriso saudável e confiante começa sempre numa higiene oral cuidada e vigiada.

Dentista Lisboa - Marque a Sua Consulta!

Preencha o formulário e receba a confirmação da consulta no seu email

Marcar Consulta