Uma coroa dentária pode ser vista como a coroa do seu sorriso. São mesmo a parte visível dos nossos dentes: a metade de cima, o exterior, que protege a raiz do dente, mais frágil e sensível.
Por estarem à vista de todos, a sua anatomia, a sua cor e o modo como são tratadas e cuidadas, acabam por ter uma influência muito grande na estética do seu sorriso. Cumprem uma função fundamental: permitem a mastigação adequada dos alimentos.
Essenciais para o seu bem-estar e para a sua aparência, está visto que esta é uma questão importante, mas se as coroas dentárias são uma componente natural dos nossos dentes, do que é que estamos mesmo a falar então?
O que é uma coroa dentária?
Também conhecida por “pivot”, uma coroa dentária funciona como uma capa que reveste a parte visível do dente (ou o implante), parcialmente ou na sua totalidade.
Uma coroa dentária é uma opção de tratamento de prótese fixa - elaborada num laboratório de prótese por um técnico especializado -, e que pretende restituir a forma e cor do dente. As coroas ficam fixas através da cimentarão com materiais próprios.
Esta é uma opção de tratamento aplicada em diversas situações como:
- Dentes fraturados
- Dentes com uma cárie extensa
- Dentes com alterações de forma e tamanho como dentes coróides ou microdentes
- Dentes desvitalizados que sofrem alterações de cor (desde amarelo a cinzento escuro )
- Em acaso de amelogénese imperfeita (alteração no esmalte )
- Diastemas
- Desgaste dentário como o bruxismo
Depois da sua aplicação, o dente fica como novo. Fica renovado. E tudo menos artificial. O melhor?
Adaptam-se ao formato da sua boca e do seu sorriso.
E mesmo que tente, é muito improvável que seja capaz de a retirar. As coroas dentárias são cimentadas definitivamente e o médico dentista é o único capaz de as remover.
Continue a ler para saber os tipos de coroas dentárias que existem e qual a mais indicada para o seu caso.
Tipos de coroas dentárias
Há dois tipos de coroas dentárias: provisória e definitivas.
Uma coroa dentária provisória é mesmo isso: provisória. Este tipo de coroa dentária é utilizada enquanto a coroa dentária definitiva é fabricada no formato necessário, com a cor indicada e no tipo de material escolhido num laboratório de prótese.
Mas descanse! Até as coroas dentárias provisórias são esteticamente aprazíveis. Vejamos uma a uma, para ficar a saber exatamente tudo o que precisa:
Coroa Dentária Provisória
Durante o processo de tratamento, antes de colocar a coroa dentária fixa, vai utilizar uma provisória. Estas são aplicadas depois do médico dentista ter avaliado a sua situação e depois de ambos decidirem que a aplicação de uma coroa dentária é a melhor solução para o caso.
As coroas dentárias provisórias existem para protegerem o local danificado, manutenção da estética e da função mastigatória dos dentes assim como acomodação dos tecidos à volta do dente como a gengiva.
O seu material é, geralmente, menos resistente do que o material escolhido para a coroa dentária fixa. Mas, sendo esta uma solução provisória, é algo que se entende. As coroas provisórias podem ser de resina acrílica, resina composta e policarbonato.
De qualquer forma, nesta fase deve manter uma higiene oral cuidada e evitar alimentos mais duros ou difíceis de mastigar. A coroa provisória é substituída no momento em que se coloca a coroa definitiva.
Coroa Dentária Definitiva
Esta é a peça que vai substituir o dente, de forma permanente.
Na Two Care, as coroas dentárias definitivas podem ser feitas em cerâmica, em metalocerâmica ou em acrílico.
Por exemplo, no caso do dente a revestir ser um dos dentes da frente, cuja importância estética é maior, o mais provável é que o material escolhido seja a cerâmica que alia a resistência e a qualidade estética.
Quando chegam ao consultório estão perfeitas e prontas a serem aplicadas, devolvendo-lhe o seu sorriso mais natural.
Se parece complicado, descanse. Este é um processo simples.
Processo de colocação de uma coroa dentária
Geralmente a colocação de uma coroa dentária ocupa duas a três consultas. Na primeira consulta o dente ou o seu remanescente é preparado e feito um molde que serve de base para a confecção da coroa definitiva. Nesta consulta é colocada uma coroa provisória.
Na consulta seguinte é colocada a coroa definitiva e cimentada (fixada ao dente).
Uma consulta intermédia pode ser necessária para correcção da cor ou forma da coroa ou prova da estrutura interna da coroa.
Quanto tempo dura uma coroa dentária?
As coroas dentárias podem ter uma vida longa no entanto até como os dentes naturais, podem sofrer desgaste, fratura, e descimentação.
Se isso acontece aos dentes naturais, como não acontecer o mesmo com as coroas dentárias?
A sua durabilidade está diretamente ligada a uma boa higiene oral e ao controlo e manutenção periódica por parte do médico dentista.
Vantagens das coroas dentárias
Para além da durabilidade, as coroas dentárias melhoram a aparência, a capacidade de mastigação, a auto estima e provavelmente a vontade de sorrir sem complexos ou receios.
Coroa dentária preço
O preço de uma coroa dentária varia de caso para caso.
Lembre-se de que é uma solução muito dependente:
- Do local do dente danificado ou caído;
- Da avaliação do estado da sua raiz e estrutura;
- Do material a utilizar;
- Da forma e cor pretendidas para se atingir o resultado mais natural.
O preço de uma coroa dentária é obtido diretamente com o médico dentista, depois de uma avaliação a todos os aspetos descritos acima – bem como ao processo de tratamento, desde o primeiro momento até a um sorriso novamente natural.
Se está a ponderar a colocação de uma coroa dentária fixa, fale connosco. Nós esclarecemos-lhe todas as suas dúvidas.