Uma destartarização parece referir-se a um procedimento dentário complicado, longo e dispendioso. Mas não, nada disso. Bem pelo contrário!
O que é o Tártaro?
O termo tártaro deriva da palavra grega tartaron, que se referia a pequenas incrustações brancas, nos cascos dos barcos. Foi apenas no século XIX que passou também a ser utilizada na área da medicina dentária.
Isto é relevante para explicarmos o que é a destartarização? Sim, apesar do nome, uma destartarização – ou seja, uma limpeza de tártaro nos dentes – é um dos procedimentos mais comuns e simples realizados na consulta dos dentistas.
Continue a ler para ficar a saber o que é a destartarização, qual o procedimento a seguir e quais os seus benefícios.
O que é a destartarização?
A destartarização é um procedimento dentário comum, cujo objetivo é a remoção não só do tártaro acumulado nos dentes e na gengiva, mas também da placa bacteriana assim como da pigmentação acumulada nos dentes.
A placa bacteriana resulta da proliferação de bactérias que digerem os açúcares ingeridos na nossa dieta alimentar e, criam uma película transparente que adere à superfície dos dentes. Se esta película não for removida eficazmente a placa bacteriana transforma-se em tártaro.
A escovagem diária com escova manual/eléctrica e utilização de fio dentário é fundamental para eliminar a placa bacteriana e evitar a formação de tártaro.
No entanto mesmo uma escovagem muito minuciosa e eficiente não consegue eliminar toda a placa bacteriana e o tártaro pelo que uma destartarização duas vezes por ano - a cada 6 meses - , é imprescindível para manter uma higiene cuidada.
Como é feita a destartarização?
A destartarização é um procedimento simples que, normalmente, demora entre 30 a 60 minutos.
Na Clínica Two Care, utilizamos instrumentos específicos para o tratamento, com especial enfâse para a utilização de um aparelho de ultrassons, que desfragmenta os depósitos de tártaro e permite a sua remoção.
O segundo passo da destartarização é a remoção de pigmento dentário através do jacto de bicarbonato seguindo-se o polimento dos dentes, que também faz parte do processo. Este polimento vai permitir a criação de uma superfície do dente suave e lisa, com o objetivo de corrigir eventuais imperfeições que possam favorecer a acumulação de placa bacteriana.
A destartarização dói?
Por regra, a destartarização não causa qualquer tipo de dor mas pode dar sensibilidade dentária. No caso de uma destartarização dos dentes lhe causar algum tipo de desconforto, é possível a aplicação de um ligeiro anestésico local tópico ou mesmo anestesia local para diminuir a dor.
Benefícios da destartarização
Para além dos benefícios naturais que advêm de uma correta e saudável higiene oral, a destartarização é acompanhada de alguns benefícios estéticos.
A remoção de tártaro e manutenção de uma gengivas saudáveis é a principal vantagem, na prevenção de cáries e das doenças gengivais. No entanto, os benefícios estéticos são os mais procurados pelos pacientes quando fazem uma destartarização, para os dentes ficarem mais brancos e brilhantes.
O hálito fresco é outra das vantagens.
Quanto custa uma destartarização?
Para conhecer o preço de uma destartarização, por favor contacte-nos.