21 798 6781 Marcações
Vantagens da Ortodontia Invisível
12 dezembro 2023 Tratamentos Dentários

A ortodontia invisível é uma solução elegante que lhe permite sorrir de forma mais harmoniosa e sem qualquer tipo de hesitações ou preocupações. 

Esta é uma verdadeira revolução no modo como corrigimos os dentes desalinhados de todos os nossos pacientes, principalmente aqueles que procuram fazer uma correção dentária sem chamar a atenção.

Ao contrário do que acontece com os aparelhos tradicionais, a ortodontia invisível é uma solução confortável, discreta e transparente cujos efeitos na sua aparência são praticamente impercetíveis.

Na ortodontia invisível não existem componentes metálicos, nem brackets ou arcos, nem consultas mais ou menos dolorosas – e as vantagens não se ficam por aqui. 

Com um tratamento em ortodontia invisível, o alinhamento dos dentes é feito através de um aparelho dentário que, além de transparente, é removível e oferece-lhe uma experiência mais agradável. 

Continue a ler para ficar a saber tudo o que precisa sobre a ortodontia invisível!

 

O que é a Ortodontia Invisível?

A ortodontia invisível é uma abordagem inovadora para a correção de dentes desalinhados.

Na área da ortodontia invisível, o tratamento ortodôntico é feito com recurso a uma série de alinhadores transparentes e personalizados à sua medida.

Os alinhadores são produzidos a partir de um modelo digital, criado com recurso a tecnologia 3D de última geração e que lhe permite simular o resultado final antes de sequer dar início ao tratamento. Todo o planeamento de caso é feito digitalmente.

Por outras palavras, os alinhadores utilizados em ortodontia invisível garantem um encaixe perfeito no seu dia a dia e um maior conforto e eficiência ao longo de todo o tratamento dentário.

Leu bem: encaixe. Na ortodontia invisível, o tratamento é feito através de alinhadores que, além de transparentes, são também removíveis.

Em ortodontia invisível o alinhamento dentário é feito através da pressão que os alinhadores exercem nos dentes e que suavemente os empurra para a posição desejada à medida em que o tempo passa – o tempo ideal de utilização é de 22h.

Para que essa ligeira pressão se mantenha constante, importa ir trocando os alinhadores semanalmente ou a cada duas semanas, aproximadamente, mediante as orientações do seu médico dentista.

Ou seja, a troca dos alinhadores pode ser feita em casa. Para isso, bastará remover os alinhadores antigos e colocar os novos. Estes ser-lhe-ão entregues ao longo das diferentes fases de tratamento e em consultas de acompanhamento em ortodontia invisível.

Passo a Passo para um Tratamento em Ortodontia Invisível

O primeiro passo para um tratamento em ortodontia invisível é a marcação de uma consulta de avaliação.

Nesta consulta, o médico de especialidade avalia o seu caso específico e verifica se a ortodontia invisível é, efetivamente, a melhor solução à sua disposição.

Além do mais, é nesta consulta que se determinam os objetivos de um tratamento em ortodontia invisível, se estabelece um plano de tratamento adequado e se abordam as expetativas em relação aos resultados esperados.

Mediante a confirmação do tratamento em ortodontia invisível, o passo a passo em direção a um sorriso mais bonito é bastante simples:

Digitalização 3D / Moldes

Após a consulta de avaliação, tem lugar a digitalização 3D dos dentes ou a realização de moldes para recolher a informação dentária.

Com recurso a um software especializado para o efeito, o ortodontista obtém uma imagem precisa das arcadas dentárias. A partir desta imagem, é possível criar-se um modelo digital de todos os dentes e planear ao detalhe o seu movimento e posicionamento progressivo a cada alinhador.

Produção dos Alinhadores Transparentes

Com base na digitalização 3D e no plano de tratamento da ortodontia invisível, tem lugar a produção dos alinhadores transparentes em laboratório.

Os alinhadores são produzidos num material transparente, resistente e biocompatível, num processo verdadeiramente personalizado.

Na ortodontia invisível, cada alinhador é desenhado para exercer pressão sobre os dentes, de modo a reposicioná-los de forma gradual. 

Esta pressão, suave e controlada em igual medida, é o garante de um realinhamento gradual, discreto e eficaz.

Dia a Dia de um tratamento em Ortodontia Invisível 

Após a sua produção em laboratório, os alinhadores são enviados para o consultório do médico dentista. O paciente recebe-os em mãos, munido de orientações e indicações a ter em conta durante a sua utilização.

É neste ponto que a simplicidade e a eficácia da ortodontia invisível se tornam evidentes.

Os alinhadores transparentes devem ser utilizados durante cerca de 22 horas por dia. Ou seja, apenas devem ser removidos durante as refeições ou para efeitos de higiene tal como escovar os dentes e utilizar o fio dentário.

No entanto, imagine que tem um encontro pessoal ou uma reunião profissional à qual não pode faltar ou para os quais sente algum desconforto em utilizar os alinhadores?

A eficácia de um tratamento em ortodontia invisível acaba por depender um pouco de si também. Pode remover os alinhadores transparentes sempre que assim o entender, desde que o faça com a consciência de que estará a atrasar um pouco mais o tratamento.

São muitos os pacientes de ortodontia invisível que começam a observar melhorias visíveis nos seus sorrisos, em poucos meses.

Embora o tempo de um tratamento em ortodontia invisível possa variar de caso para caso, o mesmo leva, geralmente, entre 12 e 24 meses.

Consultas de Acompanhamento em Ortodontia Invisível

Ao longo do tratamento, são necessárias algumas consultas de acompanhamento em ortodontia invisível.

Estas consultas terão dois objetivos principais:

  • Em primeiro lugar, são essenciais para uma avaliação periódica do progresso do alinhamento dos dentes e, por isso, para a realização dos ajustes necessários. 
  • Em segundo lugar, é também nestas consultas que lhe serão entregues os alinhadores transparentes que deverá utilizar nas semanas seguintes. 

Final do Tratamento em Ortodontia Invisível

Após a confirmação do médico dentista de que o tratamento dentário foi eficaz, é-lhe entregue um aparelho de contenção. 

O aparelho de contenção deve ser utilizado criteriosamente de acordo com as indicações do seu médico dentista, de modo a garantir que a eficácia dos resultados.

Benefícios da Ortodontia Invisível 

No que ao tratamento ortodôntico diz respeito, a ortodontia invisível oferece-lhe uma série de benefícios e vantagens significativas, algumas das quais fomos já mencionando:

  • Discretos: os alinhadores transparentes são uma opção estética, praticamente impercetíveis e que lhe permitem continuar a sorrir com confiança e sem hesitações;

     
  • Confortáveis: feitos à sua medida, os alinhadores adaptam-se perfeitamente aos seus dentes, sem a necessidade de elásticos ou brackets;

     
  • Práticos: por serem removíveis, os alinhadores podem ser retirados sempre que tal for necessário, seja durante uma refeição rotineira ou a propósito de uma ocasião especial;

     
  • Higiénicos: a facilidade de remoção dos alinhadores permite a manutenção de uma higiene oral cuidada, permitindo a escovagem dos dentes e a utilização de fio dentário;

Se procura um sorriso mais bonito e saudável, a ortodontia invisível é uma excelente opção a considerar. 

Marque uma consulta com um ortodontista especializado e descubra como a ortodontia invisível pode ser a melhor solução para si.

 

Preço do Tratamento em Ortodontia Invisível

O preço de um tratamento em ortodontia invisível pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo a complexidade do caso e a duração do tratamento em si.

Contudo, o custo do tratamento ortodôntico invisível pode ser comparável aos tratamentos ortodônticos convencionais, embora complementado por todas as suas vantagens.

Ao optar pelos alinhadores transparentes e o tratamento em ortodontia invisível, está a optar por uma solução discreta que se adapta ao seu estilo de vida e que lhe garante resultados eficazes num menor intervalo de tempo.

Fale connosco e marque já a sua consulta de avaliação!

Dentista Lisboa - Marque a Sua Consulta!

Preencha o formulário e receba a confirmação da consulta no seu email

Marcar Consulta