21 798 6781 Marcações
Gengivite
21 janeiro 2022 Doenças da Boca

A gengivite  é uma inflamação reversível da gengiva multifactorial que depende da acumulação de placa bacteriana, higiene oral, alimentação⁄tabagismo e genética.  

Numa grande maioria dos casos, o aparecimento da gengivite deve-se a uma higiene oral pouco cuidada.

Como o próprio nome indica, esta é uma patologia que afeta diretamente as gengivas. Quando não tratada de forma atempada ou adequada, a doença pode evoluir para a sua condição mais grave: a periodontite.

Por isso mesmo, a gengivite é também muitas vezes entendida como um dos primeiros sintomas da periodontite. A gengivite apresenta também os seus próprios sintomas, fáceis de reconhecer como a hemorragia durante a escovagem, o edema e vermelhidão da gengiva, dor e até mau hálito.

Mas existem outras causas para esta doença, como veremos ao longo deste artigo onde explicamos tudo sobre a gengivite, incluindo os seus tratamentos disponíveis.

 

O que é a Gengivite?

A gengivite é uma inflamação reversível da gengiva causada principalmente pela placa bacteriana- uma camada incolor e pegajosa que resulta da digestão de restos de alimentos por bactérias.  A acumulação da placa bacteriana na superfície dos dentes e junto à transição entre dente e gengiva, leva ao aparecimento de inflamação gengival.

A acumulação de placa bacteriana na superfície dos dentes juntamente com a acção das bactérias presentes na cavidade oral e da saliva, origina depósitos calcificados - o famoso tártaro ou “pedra “ dos dentes.  O tratamento que remove eficazmente a placa bacteriana e o tártaro é, a destartarização.

Se sangra das gengivas quando escova os dentes, contacte-nos para uma higiene oral.

Gengivite

Sintomas da Gengivite

Normalmente, os primeiros sintomas da gengivite implicam a inflamação e o sangramento das gengivas. De igual forma, estes são os primeiros sinais de que deve consultar um médico dentista, de modo a evitar a progressão da patologia.

No entanto, importa sublinhar que, de entre estes dois sintomas, a hemorragia gengival tende a preceder a inflamação da gengiva. Por seu turno, a inflamação dá origem a um inchaço que, por vezes, pode mesmo alterar a cor da gengiva para um tom mais aproximado do vermelho-vivo.  

Além destes dois principais sintomas, existem também pacientes com gengivite que apresentam mau hálito frequente ou, em casos mais avançados, alguma retração gengival – uma condição na qual a gengiva retrocede, expondo a raíz do dente.

Em suma, os sintomas da gengivite são:

  • Sangramento das gengivas;
  • Inflamação ou inchaço gengival;
  • Gengiva avermelhada;
  • Mau hálito;
  • Retração das gengivas.

No caso de sentir algum destes sintomas, deve consultar um médico dentista para fazer uma limpeza dentária e ter aconselhamento de como pode melhorar a a sua higiene diária.

Sintomas Gengivite

Causas da Gengivite

Como vimos, a higiene oral insuficiente é a principal causa da gengivite. Uma higiene oral pouco cuidada leva à acumulação de placa bacteriana em redor dos dentes, ao aumento do número de bactérias na cavidade oral e consequentemente à inflamação da gengiva .

É importante notar que, dentro dos cuidados de uma higiene oral saudável, se encontram as idas regulares ao médico dentista. Isso não é por acaso. Quando assim não acontece, algumas patologias como, por exemplo, uma cárie, pode evoluir silenciosamente.

Do mesmo modo, a gengivite pode também estar associada a outros factores como alterações hormonais, tabagismo , carências nutricionais ou stress.

causas-gengivite

Tratamento para a gengivite em Lisboa

Embora possam existir muitas causas para a gengivite, esta é uma doença com tratamento. Na Two Care, em Lisboa, a gengivite tem tratamento.

Assim, depois de um diagnóstico realizado por um médico dentista, tem início o plano de tratamento.

Normalmente, o tratamento para envolve uma destartarização, como forma de eliminar a placa bacteriana e o tártaro, assim como indicação de como fazer uma boa higiene em casa- ensino de escovagem e de limpeza interproximal como o fio ou fita dentária.

 

Como evitar a gengivite

Visitas regulares ao seu dentista e uma boa higiene oral diária em casa , são a melhor dupla para evitar o aparecimento da gengivite. 

No caso de sentir alguns dos sintomas da gengivite ou se suspeitar que pode estar a sofrer desta patologia, não hesite: marque uma consulta de avaliação na nossa clínica dentária, em Lisboa.

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online