Blog
21 798 6781 Marcações

É ponto assente que todos sabemos da importância de escovar os dentes! Que vamos ter menos problemas nos dentes, que iremos menos vezes ao dentista (felizmente)… que os tratamentos serão mais simples e menos dispendiosos, mas poucos o fazem correctamente.

Na hora da escovagem as desculpas sucedem-se e somos muito imaginativos para nos convencermos que desta vez não vamos lavar os dentes e por isso não vem mal ao mundo, desde a falta de tempo porque já estamos atrasados para o trabalho, o sono, o cansaço, uma noitada e por aí fora. 

Escovar correctamente é mais simples do que imagina, basta criar uma rotina que lhe ocupa 2 ou 3 minutos e os benefícios são inúmeros.

A importância de escovar os dentes

Escovar correctamente tem inúmeras vantagens a começar pela eliminação de placa bacteriana e dos restos alimentares que se acumulam na superfície dos dentes, diminui o aparecimento de cáries, reduz o aparecimento de problemas na gengiva como a gengivite e peridontite e reduz o mau hálito.

A  importância de escovar os dentes na infância é muitas vezes negligenciada pelos pais e educadores, mas é fundamental estabelecer uma rotina de higiene oral desde cedo de modo a evitar problemas precocemente como cáries. 

Se tem dúvidas sobre como deve efectuar a escovagem dos dentes com o seu filho peça ao seu dentista indicações sobre como fazê-lo.

Tenha em mente o seguinte:

  • Escovar duas vezes por dia, de manhã e à noite;
  • Usar uma pasta fluoretada adequada à idade;
  • Usar escova macia;
  • Escovar todas as superfícies dos dentes;
  • Escovar a língua;
  • Visitar o dentista de 6 em 6 meses para uma consulta de rotina.

 

Porque devemos escovar os dentes?

Que devemos escovar correctamente para impedir a acumulação placa, isto já sabemos e achamos elementar. Mas sabe o que é a placa bacteriana e qual a sua importância? São restos de alimentos que se acumulam na superfície dos dentes e que começam a ser digeridos por bactérias presentes na cavidade oral, cuja digestão leva a formação de ácidos que danificam os dentes.

A placa bacteriana acumula-se geralmente junto à linha da gengiva e apresenta se como uma camada esbranquiçada que confere aos dentes um aspecto “sujo”, pode estar associada a mau hálito, problemas gengivais e está relacionada com o aparecimento de cáries nos dentes.

 

Quantas vezes devemos escovar os dentes?

Devemos limpar os dentes pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite após as refeições durante aproximadamente dois minutos.

Actualmente já existem escovas inteligentes que contabilizam o tempo de escovagem, mas uma forma simples é usar uma ampulheta ou cronometrar com o telemóvel, após algum tempo já não vai precisar destas “bengalas”, acredite.  

Quando escovar os dentes?

Para manter uma higiene oral adequada, é necessário que a escovagem ocorra (pelo menos!) duas vezes por dia, idealmente de manhã após o pequeno almoço e à noite após a última refeição.

Devemos escovar após as refeições remover os resíduos que ficam junto e entre os dentes, com especial relevância à noite porque no período noturno há menor produção de saliva, não podendo contar com a função da saliva que nos protege do aparecimento de cáries

 

Porque não devemos escovar os dentes após as refeições?

Imediatamente após as refeições, especialmente se consumir alimentos ácidos e bebidas gaseificadas ou alcoólicas, ocorre  uma descida do pH da cavidade oral. O pH ajuda à manutenção e equilíbrio da flora bacteriana.

Esta descida do pH favorece o desenvolvimento de bactérias cariogénicas assim como a destruição e erosão do esmalte, e por isso a Academy of General Dentistry aconselha a esperar entre 30 a 60 minutos para fazer a escovagem, intervalo de tempo que leva a re-equilibrar o pH.

 

Como escovar os dentes corretamente?

A escovagem diária dos dentes é muito mais do que pôr pasta na escova, escovar os dentes da frente energicamente et voilá. Não podia estar mais longe da verdade.

Os dentes devem ser escovados com uma escova macia, manual ou eléctrica, durante 2 minutos e com uma pasta de dentes com 1500ppm de flúor aproximadamente. Todas as superfícies dos dentes devem ser escovadas (faces laterais e face que mastiga) com movimentos circulares, curtos e com a escova inclinada a 45 graus.

Tão importante como escovar todas as faces dos dentes, é a utilização diária de fio dentário para remover os resíduos que se acumulam entre os dentes e que não são removidos pela escovagem.

Por fim a língua também não deve ser esquecida e deve ser feita a sua limpeza com movimentos de trás para a frente.

É importante falar também das novas tendências relativamente à higiene oral que chegam até nós muitas vezes pelas redes sociais e internet como a utilização de carvão para escovar os dentes e o já mais conhecido desde os nossos avós, que é o bicarbonato para escovar os dentes.  

Actualmente não há evidência científica que comprove que a utilização por si de carvão ou bicarbonato de sódio melhore a higiene oral ou torne os dentes brancos de um dia para o outro, porém já há marcas que os introduziram nas fórmulas das suas pastas de dentes e constituem uma opção segura para os pacientes!

 

Porque é que escovar os dentes regularmente previne cáries?

A higiene oral diária completa, permite a remoção da placa bacteriana que fica aderida à superfície dos dentes.

Como já falámos anteriormente a acumulação destes resíduos junto aos dentes permite o desenvolvimento de bactérias cariogénicas que “atacam” o esmalte e provocam lentamente a sua destruição levando ao aparecimento do inimigo público, a cárie.  

Simultaneamente a camada de placa que fica aderida na linha da gengiva causa inflamação na gengiva e nos tecidos que suportam os dentes, e surge a hemorragia na escovagem, gengiva sensível e dolorosa, gengiva mais avermelhada e inchada.

Se ainda não estava convencido que escovar todos os dias, duas vezes, era realmente importante confie em nós….faz toda a diferença.

Benefícios de escovar os dentes

Desenvolver uma rotina de higiene oral completa, com escovagem e limpeza interproximal com fio/fita dentário, tem diversas vantagens, com destaque na diminuição da incidência de cárie, controlo das doenças que afectam a gengiva, controlo do mau hálito e, em termos sociais um sorriso cuidado é importante tanto no seu trabalho/escola como contribui para a auto-estima e auto confiança favorecendo o relacionamento com os outros.

Rodrigo Maya

Rodrigo Maya

OMD 07437

• Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Saúde Egas Moniz, em 2010.

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online