21 798 6781 Marcações
Dentes Amarelos
29 junho 2020 Higiene Oral

Um sorriso com dentes amarelos é o suficiente para comprometer o bem-estar e baixar a autoestima de qualquer pessoa. Claro que nem todos os mortais foram abençoados com fileiras de dentes brancos e alinhados, mas todos podem tentar contrariar a natureza e os hábitos de vida que podem ter causado o amarelecimento dos dentes, recorrendo a diferentes tratamentos dentários que devolvem a cor e o brilho perdido. 

Em oposição a um sorriso branco que é atraente e transmite a sensação de saúde, um sorriso escuro, com dentes amarelados, é inestético e transmite a sensação de falta de higiene.

Por isso, e independentemente dos fatores que possam ter contribuído para o amarelecimento dos dentes, é importante procurar ajuda junto do seu médico dentista para recuperar o tom de esmalte ou para mudar para um tom de esmalte mais interessante. Se concorda, acompanhe-nos ao longo deste artigo e descubra como acabar com os dentes amarelos, antes que eles acabem consigo!

 

O que causa os dentes amarelos?

Falta de higiene, consumo de determinados alimentos e bebidas, tabagismo, genética, envelhecimento e medicação… eis as principais causas dos dentes amarelados que vamos explorar de seguida.

 

Higiene oral

A acumulação da placa bacteriana e de resíduos de alimentos que atacam o esmalte e deixam os dentes amarelados é uma das principais causas para dentes amarelos ou manchas amarelas nos dentes e também para o aparecimento de cáries, tártaro e outros problemas dentários.

Alimentos e bebidas

A cor dos dentes também pode ser influenciada pelos hábitos alimentares, já que existem bebidas e comidas que podem deixar os dentes amarelados, nomeadamente alimentos ricos em açúcares e corantes, vinho, café, chá, refrigerantes, etc.

 

Tabaco

Fumar amarelece os dentes, tanto que o tabaco é considerado o principal responsável de dentes amarelos devido à sua composição à base de nicotina e alcatrão.

 

Genética

Nalguns casos, o tabaco, a falta de higiene oral e a má alimentação não são responsáveis pelos dentes amarelos. Também a herança genética (transmitida pelos pais) pode causar este quadro de dentes amarelados ou manchas amarelas nos dentes, sendo neste caso mais difícil de reverter a situação sem recorrer a tratamentos estéticos.

 

Envelhecimento

E, claro, conforme uma pessoa vai envelhecendo, também o esmalte dos dentes vai escurecendo. Como é translúcida, a camada de esmalte vai deixando transparecer a camada mais interna de dentina que tem um tom mais amarelo do que a camada externa. Daí a importância de um acompanhamento numa clínica de medicina dentária de modo a prevenir e evitar problemas dentários, incluindo o escurecimento dos dentes.

 

Medicação

Certos medicamentos, como antibióticos, podem escurecer ou amarelecer os dentes, particularmente quando se trata de uma toma contínua ou frequente.

 

Como acabar com os dentes amarelos?

Decidiu acabar com os dentes amarelos? Ótimo! O primeiro passo a dar é na direção do seu médico dentista para uma avaliação minuciosa que identifique os motivos pelos quais tem os dentes escurecidos, sim?

É que o tipo de tratamento também vai depender de outros tratamentos que tenha feito (como restaurações) e do tipo e estado em que se encontram os seus dentes. A boa noticia é que, de um modo ou outro, é possível devolver a brancura ao seu sorriso com uma das principais soluções de tratamento para dentes amarelos:

 

Branqueamento dentário caseiro

O branqueamento dentário caseiro é uma das soluções para dentes amarelos e, como o nome indica, até pode ser feita em casa! Como? Aplicando diariamente gel branqueador (indicado pelo médico dentista ) com a ajuda de moldeiras transparentes encaixadas sobre os dentes.

Estes produtos costumam conter substâncias como peróxido de hidrogénio e de carbamida que, nas devidas concentrações, são bastante eficazes na remoção de manchas amarelas nos dentes.

Branqueamento dentário caseiro

Branqueamento dentário a laser

O branqueamento dentário a laser, feito numa clínica de medicina dentária, também conhecido por branqueamento a laser, é um dos melhores tratamentos para dentes amarelos e também o tratamento mais rápido: o gel branqueador é aplicado diretamente sobre os dentes e ativado por uma luz LED.

 

Lentes de contato dentais

As lentes de contato dentais também são eficientes para acabar com os dentes amarelos e, ao mesmo tempo, melhorar a estética do sorriso, já que estamos a falar de lentes finíssimas que são colados na superfície externa dos dentes

 

Facetas de porcelana

Tal como as lentes de contato dentais, também as facetas de porcelana são uma forma rápida de acabar com dentes amarelados e em simultâneo melhorar o aspeto do sorriso. Neste caso trata-se de aplicar facetas ou lâminas de porcelana muito finas sobre o esmalte dos dentes para recriar ou melhorar a aparência estética.

 

Resinas

As resinas são outra forma de tratamento de dentes amarelos, usadas, normalmente, para fechar pequenos espaços entre os dentes, mas também para reparar o esmalte dentário amarelado e desgastado.

 

Como evitar os dentes amarelos?

Há formas de evitar os dentes amarelos, sim. Para começar a melhor maneira de prevenir o escurecimento dos dentes para não haver necessidade de mais tarde os clarear, é investir numa boa higiene oral.

A escovagem frequente dos dentes, pelo menos duas vezes por dia, o uso de uma pasta dentífrica adequada e fio dentário, ajudam a manter os dentes brancos e saudáveis. Mas não é só!

Deve consumir moderadamente alimentos e bebidas que possam manchar os dentes, não fumar nem se descuidar com as visitas regulares ao seu médico dentista. 

Branqueamento dentário é a solução para os dentes amarelos?

Sim, na maioria dos casos de dentes amarelados, o branqueamento dentário é a solução para restaurar a cor dos dentes.

Além de ser um tratamento rápido e indolor, este procedimento que elimina pigmentos internos e externos do esmalte e dentina, deixa os dentes mais brancos numa só consulta!

E branquear os dentes só é desaconselhado a menores de 18 anos, grávidas e pessoas com grande sensibilidade dentária. De resto, é um tratamento absolutamente seguro, quando realizado numa clínica de medicina dentária como a Two Care clínica dentária!

Rodrigo Maya

Rodrigo Maya

OMD 07437

• Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Saúde Egas Moniz, em 2010.

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online