21 798 6781 Marcações
Cuidados após arrancar um dente
27 janeiro 2021 Tratamentos Dentários

Arrancar um dente e ter um bom pós-operatório, sem sobressaltos, requer um conjunto de cuidados por parte do paciente nos dias seguintes. Cumprir criteriosamente as recomendações do seu médico faz toda a diferença na recuperação.

É frequente ouvir-se dizer que após a extração de um dente, o paciente “terá direito” a comer muito gelado porque o gelo ajuda na recuperação e diminui o edema, mas os cuidados após arrancar um dente vão muito além do “guilty pleasure” do nosso gelado de eleição.  

Os cuidados alimentares devem ser tidos em conta depois de arrancar um dente e, iremos falar mais à frente no texto, no entanto há outros cuidados a não esquecer. 

Após a extracção de um dente, o médico dentista enumera uma longa lista de cuidados a ter nos dias seguintes mas que de uma forma geral, o paciente quando sai do consultório já não consegue relembrar todas as recomendações! Posto isto vamos falar sobre um pouco sobre os cuidados pós cirúrgicos e as principais recomendações são:

  • Colocar gelo sobre a face na área intervencionada durante períodos curtos durante as primeiras 24 horas;
  • Manter uma compressa a pressionar a zona da extracção nos 20 minutos após a cirurgia;
  • Cumprir a medicação recomendada pelo médico;
  • Manter a higiene da boca;
  • Evitar alimentos rijos e crocantes, assim como comida muito quente;
  • Evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas;
  • Dormir com a cabeça numa posição mais elevada (com uma almofada alta por exemplo);
  • Evitar bochechar de forma vigorosa ou cuspir;
  • Reduzir actividade física nos primeiros dias.

Para os amantes do desporto, uma dúvida frequente é se após arrancar um dente pode practicar desporto sem restrições - atenção que nos primeiros dias a actividade física intensa está desaconselhada.

Além disso, deve também evitar praticar desporto ou ficar deitado. Se for preciso, durma com uma almofada adicional ou mais alta, de modo a que a cabeça permaneça ligeiramente elevada. 

Apesar de a recuperação ser rápida, é necessário que cumpra com as indicações do seu médico, evitando medicamentos que não os prescritos, bem como manter uma higienização oral cuidada.

A escovagem diária deve ser mantida evitando escovar a zona da extracção e para remover os restos da pasta deve colocar água na boca sem bochechar. O bochecho com água destrói o coágulo sanguíneo que se forma no alvéolo (zona onde se inseria o dente) imprescindível à cicatrização.

Sentir alguma dor ou desconforto nos dias após uma cirurgia é normal, sendo que se seguir as indicações do seu dentista, tudo vai passar num instante. 

Mesmo assim, existem cuidados a ter que ajudam na cicatrização.

Como melhorar a cicatrização depois de arrancar um dente?

A cicatrização de um dente extraído também depende de si. Para além das indicações acima, existem outras a tomar e que evitam alguns dos sintomas associados, como a dor, a febre ou hemorragia.

Para o inchaço, aplique compressas de gelo sobre a bochecha do lado do dente extraído, durante cerca de vinte minutos. Deve fazê-lo durante os primeiros dias após arrancar um dente. 

É normal que ocorra alguma hemorragia, pelo que deve manter a gaze sobre a zona da extracção durante um período de tempo, após sair do consultório. No caso da hemorragia não parar, deve ligar para o seu médico que lhe indicará como proceder.

 

O que comer quando arrancar um dente?

Sim, o gelado é permitido! Mas não convém abusar, porque por um lado tem o desejado efeito de frio mas por outro está repleto do inimigo público número 1 - o açúcar.

Mas, se não for fã de gelado, faça por comer alimentos frios ou pouco quentes, evitando também as bebidas quentes, como o café ou o chá, ou os mais duros (bolachas, tostas, etc) , que impliquem uma mastigação vigorosa.

Sempre que comer, mastigue preferencialmente com o lado oposto àquele que arrancou um dente. Após a refeição, chega a hora de manter a higienização de forma cuidada.

Higienização depois de arrancar dentes

Depois de arrancar um dente, deve manter a sua higiene oral, como sempre fez até ali. Com duas exceções principais:

  • Em primeiro lugar, não passe com a escova directamente no local da ferida, (existem escovas cirúrgicas que são muito suaves e são uma boa opção) de modo a não sobrecarregar e agredir o tecido frágil que se está a formar e a cicatrizar.
     
  • Em segundo lugar após a escovagem enxagúe a boca gentilmente  com água para remover os restos de pasta dentífrica sem bochechar ou cuspir. Termine com a aplicação de um gel na zona da extracção. 

Passado alguns dias após a extração do dente, o mais certo é voltar ao consultório para uma avaliação do estado de cicatrização do dente extraído e remoção dos pontos (caso tenha levado pontos).

Por este ser um dos tratamentos mais realizado nos consultórios de dentista, é raro que existam complicações de maior durante o processo de recuperação, no entanto caso sinta dor intensa, febre ou hemorragia consulte o seu médico.

Rodrigo Maya

Rodrigo Maya

OMD 07437

• Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Saúde Egas Moniz, em 2010.

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online