21 798 6781 Marcações
Destartarização
06 julho 2021 Tratamentos Dentários

Uma destartarização parece referir-se a um procedimento dentário complicado, longo e dispendioso. Mas não, nada disso. Bem pelo contrário!

 

O que é o Tártaro?

O termo tártaro deriva da palavra grega tartaron, que se referia a pequenas incrustações brancas, nos cascos dos barcos. Foi apenas no século XIX que passou também a ser utilizada na área da medicina dentária.

Isto é relevante para explicarmos o que é a destartarização? Sim, apesar do nome, uma destartarização – ou seja, uma limpeza de tártaro nos dentes – é um dos procedimentos mais comuns e simples realizados na consulta dos dentistas.

Continue a ler para ficar a saber o que é a destartarização, qual o procedimento a seguir e quais os seus benefícios.

 

O que é a destartarização?

A destartarização é um procedimento dentário comum, cujo objetivo é a remoção não só do tártaro acumulado nos dentes e na gengiva, mas também da placa bacteriana assim como da pigmentação acumulada nos dentes.

A placa bacteriana resulta da proliferação de bactérias que digerem os açúcares ingeridos na nossa dieta alimentar e, criam uma película transparente que adere à superfície dos dentes. Se esta película não for removida eficazmente a placa bacteriana transforma-se em tártaro.

A escovagem diária com escova manual/eléctrica e utilização de fio dentário é fundamental para eliminar a placa bacteriana e evitar a formação de tártaro.

No entanto mesmo uma escovagem muito minuciosa e eficiente não consegue eliminar toda a placa bacteriana e o tártaro pelo que uma destartarização duas vezes por ano - a cada 6 meses - , é imprescindível para manter uma higiene cuidada.

Como é feita a destartarização?

A destartarização é um procedimento simples que, normalmente, demora entre 30 a 60 minutos. 

Na Clínica Two Care, utilizamos instrumentos específicos para o tratamento, com especial enfâse para a utilização de um aparelho de ultrassons, que desfragmenta os depósitos de tártaro e permite a sua remoção.

O segundo passo da destartarização é a remoção de pigmento dentário através do jacto de bicarbonato seguindo-se o polimento dos dentes, que também faz parte do processo. Este polimento vai permitir a criação de uma superfície do dente suave e lisa, com o objetivo de corrigir eventuais imperfeições que possam favorecer a acumulação de placa bacteriana.

 

A destartarização dói?

Por regra, a destartarização não causa qualquer tipo de dor mas pode dar sensibilidade dentária. No caso de uma destartarização dos dentes lhe causar algum tipo de desconforto, é possível a aplicação de um ligeiro anestésico local tópico ou mesmo anestesia local para diminuir a dor.

Benefícios da destartarização

Para além dos benefícios naturais que advêm de uma correta e saudável higiene oral, a destartarização é acompanhada de alguns benefícios estéticos.

A remoção de tártaro e manutenção de uma gengivas saudáveis é a principal vantagem, na prevenção de cáries e das doenças gengivais. No entanto, os benefícios estéticos são os mais procurados pelos pacientes quando fazem uma destartarização, para os dentes ficarem mais brancos e brilhantes.

O hálito fresco é outra das vantagens.

 

Quanto custa uma destartarização? 

Para conhecer o preço de uma destartarização, por favor contacte-nos

Marta Rasteiro

Marta Rasteiro

OMD 7824

• Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa;

• Master em Ortodontia e Ortopedia Dentofacial pela Universidade de Madrid em colaboração com a Gnathos Fundacción;

• Pós-Graduação em Ortodontia e Ortopedia Dentofacial pela Fundacción Gnathos em 2013.

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online