O dente do siso corresponde ao terceiro molar, e regra geral corresponde ao último dente a erupcionar. Quando a erupção não ocorre e o dente fica coberto por gengiva e osso, denomina-se dente do siso incluso.
Este tipo de cirurgia permite a correcção de assimetrias dento-faciais, e o reposicionamento do maxilar e da mandíbula, alterando profundamente a posição dos dentes.
A cirurgia ortográfica é capaz de restabelecer o equilíbrio entre as duas arcadas maxilares, permitindo melhorias estéticas e funcionais.
É fundamental após a extração de um dente cumprir os cuidados e recomendações pós-cirúrgicas indicadas pelo seu médico.
Regra geral estas são as indicações mais comuns:
O tempo de cicatrização do local de extração do dente vai depender do tipo de extração e dos cuidados pós-operatórios. Mas em média a cicatrização ocorre em 5-7 dias.
Algumas vezes o processo de erupção leva a uma inflamação da região que envolve o dente do siso, causando uma dor que pode irradiar para o ouvido do mesmo lado.
A melhor forma de o confirmar é marcar uma consulta de medicina dentária podendo necessitar de exame radiográfico.
Em média, o tempo de recuperação da extração do dente do siso leva entre 7-14 dias.
O processo de arrancar um dente pode ser descrito clinicamente tanto como exodontia como extração do dente.
A dor tipo pressão e que atinge o ouvido pode ser sentida durante o processo de erupção do dente do siso e, pode significar que o dente não tem condições para erupcionar corretamente ou na totalidade.
Na sua consulta de medicina dentária, são feitos exames complementares para saber se há necessidade de realizar cirurgia oral e fazer a extração do dente.
Geralmente cada pessoa tem 4 dentes do siso: 2 superiores e 2 inferiores.