O implante dentário é uma estrutura de titânio, biocompatível, que pretende substituir a raiz de um dente perdido.
O preço de um implante dentário varia consoante o plano de tratamento de proposto. Assim, o ideal é marcar uma consulta de implantologia para a realização de um orçamento.
O preço de uma reabilitação total com implantes varia consoante o tipo de implantes utilizados, a técnica cirúrgica, a necessidade de usar biomateriais na cirurgia e a opção protética escolhida (prótese implanto-suportada ou dentes fixos).
Assim, o ideal é marcar uma consulta de implantologia para a realização de um orçamento.
Implantologia é a especialidade de medicina dentária que tem como objetivo a reabilitação de zonas desdentadas através da colocação de implantes dentários.
É verdade que alguns seguros dentários não cobrem a colocação de implantes dentários.
Muitos pacientes procuram este tipo de seguros apenas quando precisam de tratamentos mais dispendiosos, inclusivamente da área da implantologia.
Sendo assim, é aconselhável que conheça as condições da sua apólice, relativos a cada tipo de tratamento, antes de tomar uma decisão.
A colocação de um implante dentário é considerada praticamente indolor, sendo realizado com recurso a anestesia local.
Após a colocação do implante o paciente é instruído a tomar medicação adequada e recebe as recomendações necessárias para que o pós-cirurgico decorra com o mínimo desconforto possível.
Sim, é de facto possível extrair um dente e colocar um implante dentário na mesma consulta, no entanto não é aplicável em todos os casos.
Um implante de carga imediata consiste na colocação do implante e de uma coroa provisória, no mesmo dia, sem comprometer a osteointegração do implante dentário.
O implante zigomático é uma boa alternativa aos implantes dentários tradicionais, em casos em que se verifica uma perda de osso muito severa no maxilar superior.
Consiste na colocação de implantes de dentários fixos ao osso zigomático (acima do maxilar) e a sua indicação restringe-se a casos muito específicos identificados pelo médico.
Por norma a sua colocação é realizada em meio hospitalar e com recurso a anestesia geral.
Ser fumador é um factor de risco para a colocação de implantes, devido aos efeitos do tabaco, nos tecidos e no osso, a cicatrização pode ser mais demorada.
Nos casos em que há acentuada perda óssea e não existe osso suficiente para a colocação de um implante, o paciente deve ser submetido a um enxerto ósseo para aumentar a altura e/ou espessura óssea.
Hoje em dia dispomos de várias formas de enxertos.
O osso geralmente é removido da parte posterior da mandíbula, mas em alguns casos também podemos utilizar osso do mento, ilíaco, tíbia e calote craniana.
Outra opção, é a utilização de biomateriais, que são substitutos ósseos confeccionados industrialmente.
O facto de ter pouco osso pode hoje ser ultrapassado recorrendo a técnicas de regeneração óssea ou utilização de enxerto ósseo para colmatar a falta de osso e permitir colocar os implantes.
Consulte o seu médico dentista para que este avalie a sua situação.
A colocação de implantes é feita sob anestesia local e por isso é um procedimento indolor.
Em relação ao pós-operatório, é normal surgir algum desconforto, com ligeiro edema e dor localizada .
Se necessário, o seu médico dentista irá prescrever um analgésico/anti-inflamatório para controlo desses sintomas, além das recomendações e cuidados a ter nos dias seguintes.
O período de espera de 3-6 meses é necessário para que ocorra a osteointegração - ligação do implante ao tecido ósseo.
O exame necessário para a colocação do implante é o CBCT (exame radiológico) que permite avaliar e determinar a altura e espessura do osso onde se vai colocar o implante.
A colocação de implantes tem diversas vantagens como melhor capacidade de mastigação e, melhor dicção. Permite melhores resultados estéticos e maior conforto comparativamente com as próteses removíveis. Contribui para a auto-estima e favorece as relações sociais.
As próteses são causa de grande desconforto para muitos pacientes, porque “saltam” enquanto comem ou riem, porque a mastigação é pouco eficiente ou pelo fraco resultado estético.
As próteses totais removíveis podem ser substituídas por próteses apoiadas sobre implantes - sobredentadura. Esta opção torna a prótese mais cómoda porque a prótese não oscila enquanto fala e fica firme enquanto mastiga.
Colocar um implante dentário pode demorar cerca de 3-4 meses pois implica a realização de 4 etapas:
A manutenção dos implantes é fundamental para o sucesso a longo prazo dos tratamentos e inclui idas ao dentista de 6 em 6 meses e, cuidados de higiene oral semelhantes aos cuidados para dentes naturais: escovagem e fio dentário.
Os implantes dentários são uma opção segura, porém tal como todos os procedimentos médicos podem ter complicações.
Para o sucesso do tratamento é fundamental recorrer a um profissional de saúde habilitado, informar o médico de condicionantes de saúde, tais como medicação diária e hábitos como o tabagismo, e cumprir as recomendações pós cirúrgicas.
Os implantes são a opção de tratamento que permite obter um resultado estético e funcional (mastigação) mais aproximado dos dentes naturais.
Ao contrário de outros tratamentos para reabilitar zonas sem dentes, permite manter o volume ósseo e manter a estrutura facial, evitando o envelhecimento precoce e aparecimento de rugas por falta de suporte dos tecidos.