A primeira consulta de odontopediatria deve ser após a erupção dos primeiros dentes, por volta de 1 ano de idade.
A consulta de odontopediatria é a área da medicina dentária onde encontra os dentistas especialistas em crianças.
Na higiene oral das crianças é necessário que haja supervisão por parte dos pais ou adultos responsáveis.
A erupção dentária tem início entre os 6 e os 8 meses com a erupção dos primeiros dentes do bebé, os incisivos inferiores.
A partir daí deve ser realizada escovagem com escova macia com tamanho adequado à criança, com pasta fluoretada numa média de 2 vezes por dia.
Podem também ser usadas uma gaze/compressa húmida/dedeira nos primeiros meses.
A erupção da dentição de leite começa entre os 6 e os 12 meses de idade (podem ocorrer variações).
Os incisivos inferiores são os primeiros dentes do bebé a nascer.
A dentição de leite é constituída por 20 dentes (10 superiores e 10 inferiores), ficando com a dentição de leite completa entre os 2 e os 3 anos de idade.
O bruxismo infantil ou o ranger os dentes na infância aparenta estar relacionado com diversos fatores como:
De acordo com estudos científicos a terapêutica para o bruxismo infantil deve assentar na psicologia e não em goteiras de oclusão .
Quando estão a nascer os primeiros dentes do bebé, é comum verificar-se irritabilidade, a inflamação das gengivas, o aumento da necessidade de morder e o aumento da salivação.
A dentição de leite é constituída por 20 dentes que erupcionam gradualmente.
A erupção dentária dos dentes de leite acontece na seguinte ordem:
A erupção pode sofrer ligeiras alterações de criança para criança.
Para a higiene oral da dentição de leite ou na altura do nascimento dos primeiros dentes do bebé, o material é: uma gaze, uma dedeira ou uma escova macia de tamanho pequeno.
Os dentes de leite apresentam as camadas de esmalte e dentina mais finas comparativamente com os dentes definitivos e por esse motivo são mais susceptíveis a ter lesões de cárie que evoluem rapidamente.
A pigmentação escura dos dentes de leite é frequente na infância e pode ser removida numa consulta de medicina dentária.
Os dentes de leite apresentam várias funções como falar, mastigar, deglutir, manutenção de espaço para a correcta erupção dos dentes definitivos e estética.
O selante funciona como um verniz que se aplica na superfície dos dentes com o objectivo de evitar a acumulação de restos alimentares e prevenir o aparecimento de cárie.
Para evitar alterações no desenvolvimento dos maxilares a criança deve deixar de usar chupeta até aos 3 anos de idade.
Numa situação de traumatismo com fratura dentária deve marcar uma consulta para avaliar a extensão da fratura.
Em caso de dentes de leite é necessário avaliar se houve alteração na posição do dente para evitar problemas futuros no dente definitivo.
Em caso de dentes definitivos, se possível leve o fragmento do dente que se partiu em soro fisiológico pois pode haver hipótese de colar o dente.
A aplicação de secantes está aconselhada partir do momento em que erupcionam os primeiros dente definitivos, ou seja entre os 6-7 anos.
De modo a proteger os dentes de fraturas dentárias indesejadas pode usar um protector bucal durante a prática desportiva. Os protectores são igualmente úteis na protecção de aparelhos fixos.
O selantes podem ser aplicados na dentição de leite em crianças com elevado risco de cárie.
As crianças devem começar a usar o fio/fita dentária partir dos 8-10 anos.
De acordo com as normas da Direcção Geral de Saúde apenas as crianças com elevado risco de cárie devem tomar comprimidos flúor.
Um alimentação variada e, a escovagem com pasta com flúor confere a quantidade de flúor adequada para o desenvolvimento da criança.
Os cuidados de saúde oral infantil devem começar mesmo antes do início da erupção dos primeiros dentes de leite, com a limpeza diária das gengivas do bebé com uma compressa húmida com água.
As lesões de cárie em dentes de leite devem ser tratadas tal como as cáries de um dente definitivo.
Devido à características dos dentes de leite, a cárie evolui com maior rapidez e daí a intervenção e tratamento deve ser atempadamente.
As lesões de cárie quando atinge a polpa dentária tornam-se dolorosas e podem levar à extracção e perda precoce do dente, a danos nos dentes permanentes e criar problemas de espaço para a erupção dos dentes definitivos.