21 798 6781 Marcações

O que é a ATM?

ATM é a sigla aplicada para “Articulação temporomandibular”. Esta articulação, localizada à frente do ouvido, é formada pelo côndilo da mandíbula e a fossa do osso temporal.

Estes dois ossos são separados pelo disco articular que permite o deslizamento entre as superfícies. É considerada uma articulação composta e realiza movimentos de deslizamento e de dobradiça (abertura e encerramento da boca).

A ATM é uma das mais complexas articulações do corpo humano e o seu correcto funcionamento resulta da harmonia entre ossos, disco articular, ligamentos e músculos.


O que é a oclusão dentária?

A oclusão refere-se à relação dos dentes maxilares e mandibulares quando se encontram em contacto durante a actividade da mandíbula.


Quais os sintomas da disfunção tempero mandibular?

Os sintomas são dor orofacial, fadiga muscular, dificuldade em abrir a boca, dor de cabeça, zumbidos, dor cervical, bruxismo, dor na ATM.


Tenho bruxismo noturno, posso vir a ter um problema a articulação devido ao bruxismo?

O bruxismo pode originar uma sobrecarga da articulação e dos músculos associados e por isso ser um factor de risco para o aparecimento de uma alteração na articulação tempero mandibular.  


Tenho dor no maxilar. Devo ir a uma consulta de oclusão?

Sentir dor no maxilar não é, automaticamente, sinónimo de disfunção temporomandibular. Contudo é um dos principais sintomas.

Por isso, para que seja feito o diagnostico correto, é importante que consulte o seu médico numa consulta de oclusão, onde é feita a observação e exames complementares para determinar a causa exata da sua dor.


O que é o bruxismo?

O bruxismo é um hábito oral que pode originar desgaste das superfícies dentárias. Resulta de uma actividade muscular repetida que leva a apertar ou ranger os dentes, podendo ocorrer durante o dia ou entanto dormimos.


Ranger os dentes é um dos sintomas do bruxismo?

Sim, ranger os dentes e apertar são sintomas do bruxismo. 


Quais as causas do bruxismo?

O bruxismo tem uma etiologia multifatorial sendo os principais factores: morfológicos (alterações da oclusão e da ATM), psicológicos (stress e ansiedade) e presença de doenças (doenças neurológicas, perturbações do sono).


Quais as opções para o tratamento do bruxismo?

Existem várias opções para o controlo do bruximo como a hipnose, terapia comportamental, fisioterapia, goteiras oclusas, medicação, aplicação local de botox, bio feed-back e estimulação eléctrica.


As crianças também podem ter bruxismo?

Sim, as crianças também podem ter bruxismo tal como os adultos.


O que é a disfunção temporomandibular?

Uma disfunção temporomandibular (DTM) é uma perturbação na função da articulação temporomandibular, relacionada com um distúrbio no funcionamento entre o disco e as superfícies ósseas, impedindo a realização dos movimentos articulares corretamente. 


Qual a origem da disfunção ATM?

A disfunção temporomandibular não tem uma origem específica. É uma perturbação patológica que se pode desenvolver na presença de algumas condições, nomeadamente:

  • Inflamação da articulação temporomandibular por algum impacto ou trauma;
  • Bruxismo - ranger os dentes;
  • Alterações estruturais das superfícies ósseas;
  • Inflamação da articulação;
  • Stress, ansiedade e tensão muscular.

A disfunção ATM pode levar ao aparecimento de dores de cabeça?

Diversos estudos relatam que a disfunção temporo mandibular pode estar relacionada com o aparecimento de dores de cabeça, nomeadamente dores tipo tensão que estão geralmente relacionadas com alterações musculares.

Esta disfunção pode ainda funcionar como um gatilho para as enxaquecas. 


A disfunção temporo-mandibular tem tratamento?

Para tratar a disfunção temporomandibular, existem algumas opções desde:

  • Anti-inflamatórios;
  • Aparelhos miorelaxantes (goteiras de relaxamento);
  • Relaxantes musculares;
  • Termoterapia;
  • Fisioterapia e cirurgia na articulação temporomandibular.

Dentes tortos é sinónimo de um problema de oclusão?

Ter dentes tortos não significa que tenha problemas de oclusão obrigatoriamente. Contudo, o apanhamento dentário pode causar um desequilíbrio oclusal entre as arcadas e o ideal é ser observado por um especialista.


Tenho dor no maxilar perto do ouvido. Posso ter um problema na ATM?

Pode ser um problema com origem na ATM visto que um dos sintomas de disfunção temporomandibular é a dor no maxilar e, muitas vezes pode ser confundida com dores de ouvido ou próximas dele. 


Está indicada fisioterapia na disfunção temporomandibular?

Estudos comprovam a eficácia da fisioterapia como uma das abordagens adotadas no tratamento da disfunção temporomandibular.


Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online