É uma área da medicina dentária que se dedica a diagnosticar problemas tanto dentários como dos maxilares, cria e executa um plano de tratamento que visa a correta articulação das arcadas dentários e o alinhamento dos dentes através da utilização de aparelhos fixos e removíveis.
O tempo médio de um tratamento são 18-24 meses, porém isto é muito variável consoante a complexidade do caso e a assiduidade do paciente nas consultas de controlo mensais.
No dia da colocação do aparelho e nos dias seguintes é usual sentir algum desconforto e pressão nos dentes, assim como pode ter pequenas úlceras no lábio e na mucosa da fricção do aparelho nos tecidos.
No dia da colocação do aparelho é entregue cera ortodôntica e são dadas todas as instruções para conseguir minorar estas pequenas situações que surgem nos primeiros dias.
De acordo com American Association of orthodontists a primeira consulta de ortodontia deve ser por volta dos 7 anos.
Nesta idade a criança apresenta dentição mista (ou seja tem dentes de leite e dentes definitivos em simultâneo) e já tem os primeiros molares definitivos, tornando possível diagnosticar problemas de oclusão (forma como os maxilares encaixam) precocemente e intervir com um tratamento ortodôntico.
Nos casos em que está indicada uma intervenção ortodontica precoce os principais benefícios são:
Não há limite de idade para a realização do tratamento ortodontico.
A colocação de um aparelho fixo, em concreto a cimentação dos brackets na superfície dos dentes não provoca dano nos dentes. Após a remoção do aparelho, e removido o cimento, os dentes recuperam o seu aspeto original.
O tratamento ortodontico tem inúmeras vantagens além do alinhamento e correção da posição dos dentes:
Durante o tratamento ortodontico deve evitar alimentos muito duros como por exemplo torradas, frutos secos, tostas e alimentos pegajosos, como caramelos. As frutas devem ser preferencialmente cortadas antes de ingerir.
Em caso de desportos de combate é aconselhado usar um protetor bucal.