Tratamentos Dentários
21 798 6781 Marcações

Os aparelhos dentários já não são uma moda entre os jovens e adolescentes tendo nos últimos anos conquistado também os “adultos”! É cada vez mais frequente cruzar-mo-nos com pessoas que utilizam os mais variados tipos de aparelhos dentários. Qual o objectivo? Dentes bem alinhados e um sorriso harmonioso são os principais requerimentos dos pacientes numa consulta de medicina dentária.

A ortodontia corrige tanto os dentes mal posicionados como os espaços entre os dentes (diastemas), corrige a oclusão dentária (forma como os dentes superiores e inferiores se relacionam), melhora a mastigação, favorece uma boa higiene oral (facilita a escovagem e uso de fio dentário) e consequentemente influencia a parte estética.

A avaliação precoce da dentição e da relação dos maxilares é fundamental para determinar se é necessário um tratamento ortodôntico precoce - designada ortodontia interceptiva - através da utilização de aparelhos removíveis ou fixos com objetivo de aproveitar o crescimento da criança e corrigir dentes mal posicionados e a posição dos maxilares.

Numa primeira consulta de ortodontia na Two Care em Lisboa são avaliados:

  • Posição dos dentes
  • Relação entre os maxilares
  • Problemas de fonética
  • Hábitos de sucção digital ou chucha
  • Análise do crescimento
Aparelhos Dentários Two Care
Aparelhos Dentários Two Care

Aparelho dentário removível

Por norma, os aparelhos removíveis são usados em pacientes em crescimento, para corrigir precocemente o posicionamento da língua, a presença de mordidas cruzadas e eliminar hábitos como sucção digital (chuchar no dedo).

Existem diversos tipos de aparelhos removíveis como o Bionator, as grelhas linguais (para eliminar hábitos como a sucção digital), expansores ou aparelhos miofuncionais.

 

Aparelho Miofuncional - Myobrace

O Myobrace é um aparelho miofuncional que deve ser usado diariamente em pacientes em crescimento e que permite a correção do posicionamento da língua assim como a expansão das arcadas dentárias e alinhamento dentário.

É um aparelho dentário feito em silicone biocompatível e BPA-free.

 

Aparelho dentário fixo

Para a colocação de um aparelho dentário fixo é necessária uma consulta de ortodontia para avaliar o caso, explicar todos os passos envolvidos ao paciente, compreender as expectativas do paciente e responder a todas as suas dúvidas. 

Segue-se a realização do estudo ortodôntico (resulta da avaliação de moldes, fotografias e radiografias) que permitem definir o plano de tratamento e determinar aproximadamente a duração do mesmo. 

Após a apresentação do estudo e esclarecimento do paciente, o passo seguinte é a colocação do aparelho, que deve ser ajustado mensalmente nas consultas de manutenção. 

 

Aparelho Fixo Convencional

O aparelho fixo com brackets metálicos é o mais comum, sendo por isso considerado o aparelho convencional.

O aparelho dentário metálico é composto por brackets (peças que ficam coladas nos dentes) que apresentam uma slot (ranhura) onde encaixam os arcos metálicos e cuja acção conjunta permite alinhar e nivelar os dentes. Os arcos mantém-se na sua posição devido aos elásticos que tornam os aparelhos coloridos!

Aparelho Fixo Convencional

Aparelho dentário de safira

Este tipo de aparelho dentário tem brackets em safira que é um material translúcido, resistente à pigmetação e que tornam o aparelho fixo quase imperceptível.

Em termos de resistência os brackets do aparelho de safira são igualmente resistentes aos metálicos e necessitam dos mesmos cuidados de higiene oral.

O aparelho de safira foi uma resposta para os pacientes mais exigentes com a estética e que eram reticentes em utilizar um aparelho dentário metálico.

 

Aparelho ortodôntico de cerâmica

À semelhança do aparelho de safira o aparelho de cerâmica é uma opção muito estética com brackets transparentes de cerâmica, que não são tão resistentes como os de safira.

Aparelho ortodôntico de cerâmica

Expansor palatino 

O expansor palatino também conhecido como disjuntor tem como objectivo expandir o maxilar superior e corrigir problemas oclusais como mordidas cruzadas. 

 

Aparelho de contenção

Após a conclusão do tratamento ortodontico é necessário utilizar um aparelho de contenção (superior e inferior) que é fundamental para o sucesso do tratamento e manutenção dos resultados obtidos com o tratamento.

O aparelho de contenção pode ser do tipo fixo ou removível mediante cada situação, sendo a escolha do tipo e a sua duração feita pelo médico dentista.

 

Aparelho de contenção fixa

Por norma é usado na face interna dos dentes inferiores porque são os dentes mais susceptíveis a movimentos após o tratamento, mas podem também ser usado nos dentes superiores. Este tipo de aparelho de contenção resulta da colagem de um fio de aço na parte interna dos dentes mantendo os dentes na mesma posição.

A sua principal desvantagem é a dificuldade em higienizar os dentes porque a contenção dificulta o uso de fio dentário diariamente.

 

Aparelho de contenção removível

O aparelho removível de contenção é uma placa de acrílico personalizada, feita partir de um molde que deve ser usada diariamente após a conclusão do tratamento.

Tem a vantagem de permitir uma boa higiene oral e deve ser vigiada pelo seu dentista periodicamente.

Aparelhos Dentários Two Care

Importância da Higiene oral na utilização de aparelho dentário

Durante a utilização de um aparelho dentário - quer seja um aparelho fixo ou um aparelho removível -, a manutenção de uma correcta higiene oral é um aspecto fundamental.

Ao longo do tratamento recomendamos consultas de higiene oral periódicas de modo a evitar a acumulação de placa bacteriana e de tártaro que levam ao aparecimento de cáries.

 


Quanto custa um aparelho dentário? 

O valor de um tratamento ortodontico varia consoante o material escolhido e o tempo de tratamento.

 

Consulta de aparelho dentário em Lisboa

Se pretende mais informações sobre os preços de um aparelho fixo ou de um aparelho removível contacte-nos através de e-mail ou marque uma consulta de avaliação na nossa clínica dentária em Lisboa.

Two Care Clínica Dentária

A Two Care Clínica Dentária dedica a sua atividade a tratamentos de medicina dentária como higiene oral, dentisteria, implantes dentários, oclusão, aparelhos dentários, periodontologia, odontopediatria, cirurgia oral e prótese dentárias

Branqueamento Dentário
Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário é um tratamento indolor e relativamente rápido que torna os dentes mais brancos.

saber mais
Implante Dentário
Implante Dentário

Com a colocação de um implante dentário é possível substituir dentes perdidos e deixar as incómodas e inestéticas próteses removíveis.

saber mais
Higiene Oral
Higiene Oral

A higiene oral é uma especialidade da medicina dentária que tem um papel fundamental no diagnóstico e prevenção de doenças dentárias.

saber mais
Oclusão
Oclusão

A oclusão dentária corresponde à relação entre os dentes do maxilar superior e do maxilar inferior. É das áreas mais complexas da medicina dentária.

saber mais
Periodontologia
Periodontologia

Periodontologia é a área da medicina dentária dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças nos tecidos de suporte dos dentes: gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.

saber mais
Odontopediatria
Odontopediatria

É a especialidade das nossas crianças! A odontopediatria engloba diagnóstico, tratamento e higiene oral das crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

saber mais
Dentisteria
Dentisteria

A Dentisteria não se resume apenas à especialidade da medicina dentária que trata as famosas cáries dentárias ou manchas pretas nos dentes. É muito mais do que isso!

saber mais
Endodontia
Endodontia

A endodontia é a especialidade da medicina dentária focada nas patologias da polpa dentária, designada por nervo do dente. É fundamental para a manutenção e recuperação de dentes.

saber mais
Cirurgia Oral
Cirurgia Oral

A cirurgia oral é associada apenas à extração de dentes mas é muito mais do que isso, ocupa-se do diagnóstico e tratamento de lesões/patologias da cavidade oral.

saber mais
Invisalign
Invisalign

Invisalign é uma autêntica revolução na medicina dentária, um aparelho dentário invisível que alinha os dentes tortos sem comprometer a estética e o conforto.

saber mais
Próteses Dentárias
Próteses Dentárias

As próteses dentárias são das soluções mais procuradas na medicina dentária para os pacientes com falta de dentes e para melhorar no geral a estética do sorriso.

saber mais

Acordos e Parcerias

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online