Periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem os tecidos de suporte dos dentes: gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.
As doenças periodontais têm origem bacteriana e dividem-se em gengivite e periodontite, e são mais conhecidas por doenças das gengivas.
O desenvolvimento destas patologias é normalmente silencioso devido à ausência na maioria dos casos de sintomas iniciais dolorosos e também por isso são doenças presentes numa grande percentagem da população mundial.
Conhece os fatores de risco desta doença?
O estado inicial destas doenças é designado por gengivite, e caracteriza-se por gengiva inchada e avermelhada assim como inflamação e sangramento da gengiva. Por norma está relacionada com uma higiene oral incorrecta e, a inflamação dos tecidos não atinge o osso de suporte sendo uma condição reversível.
Gengivas inchadas, vermelhas, sensíveis, com hemorragia fácil à escovagem, recessão gengival ou mau hálito são alguns dos sintomas de uma gengivite. Por vezes detectamos gengivites em pacientes com alterações hormonais, sendo muito comum em grávidas ou pacientes com doenças crónicas como a diabetes.
Numa fase mais avançada da doença periodontal surge a periodontite, que ao contrário da gengivite não é reversível, sendo possível com tratamentos corretos e eficazes e uma boa higiene oral travar o avanço da doença. Esta fase da doença periodontal é caracterizada pela destruição das estruturas que suportam o dente como osso alveolar, ligamento periodontal e fibras.
Sabia que a periodontite é um factor de risco para outra doenças?
Como na maioria das vezes a periodontite é resultado de uma gengivite, os seu sinais e sintomas são muito similares. Gengiva inflamada e vermelhas, sangramento fácil, mau hálito, recessão gengival, dentes alongados, maior sensibilidade dentária, dor, alterações de paladar, mobilidade dentária e perda de dentes são alguns dos sintomas da periodontite.
O método de prevenção das doenças periodontais mais eficaz é a escovagem dos dentes, duas vezes por dia com dentífrico adequado, juntamente com a limpeza inter-dentária, pelo menos uma vez por dia (idealmente à noite ) com fio/fita dentária e escovilhões (quando aconselhados).
O tratamento de gengivite consiste na remoção do tártaro e da placa bacteriana acumulada pelo seu médico dentista/higienista oral.
Uma rigorosa limpeza dentária e raspagens radiculares são geralmente os primeiros passos para tentar travar o avanço da periodontite.
Em certos casos em que o paciente apresenta uma periodontite num estádio mais avançado poderá ser necessário recorrer uma intervenção cirúrgica para correcção de defeitos ósseos e regeneração dos tecidos (como enxertos de gengiva por exemplo).
As consultas de periodontologia de 6 em 6 meses são peça chave para o controlo da doença periodontal e evitar uma nova infecção e destruição dos tecidos.
Na consulta de higiene oral pode obter mais esclarecimentos sobre o valor dos tratamentos de periodontologia.
Especialistas em Implantes e Aparelhos Dentários
O seu especialista em Implantes e aparelhos dentários. Somos uma clínica dentária em Lisboa que disponibiliza os melhores tratamentos de medicina dentária.