Uma das soluções mais comuns em medicina dentária para a falta de dentes é a utilização de próteses dentárias removíveis, que podem ser inseridas e removidas pelo próprio paciente diariamente.
As próteses dentárias são classificadas em parciais ou totais conforme o número de dentes ausentes:
Prótese total - prótese indicada para situações de ausência de dentes naturais.
Prótese parcial - prótese dentária adequada para situações de ausência/falta de apenas alguns dentes.
Sendo também classificadas quanto aos materiais usados na confeção da prótese dentária, existindo próteses acrílicas, próteses flexíveis e próteses esqueléticas.
Prótese acrílica
As próteses acrílicas, são a solução de eleição para próteses removíveis totais.
A prótese acrílica, tal como o nome indica, é constituída por resina acrílica que se apoia na gengiva, podendo ter ganchos metálicos como auxiliares de retenção.
Vantagens das próteses acrílicas:
- Mais leves
- Possibilidade de acrescentar dentes
- Possibilidade de ajustar a parte interna da prótese
- Opção mais económica
Já ouviu falar de próteses imediatas? São próteses que são colocadas no mesmo dia em que os dentes são extraídos, evitando que o paciente passe por um período desdentado.
Passadas umas semanas, a prótese tem que ser rebasada - preencher a parte interna da prótese para ajustar.
Prótese fléxivel
As próteses flexíveis constituem a solução mais recente e evoluída das próteses removíveis acrílicas tradicionais, sendo constituídas por resinas específicas que lhes conferem maior elasticidade e flexibilidade, mantendo a rigidez necessária à sua função.
Estas próteses proporcionam um maior conforto e uma melhor estética, pois em vez de terem ganchos metálicos têm umas abas em resina que lhes conferem alguma retenção e uma maior durabilidade. Por terem maior elasticidade faz com que sejam mais resistentes às forças de mastigação a que são sujeitas as próteses.
Prótese esquelética
A prótese esquelética é indicada para casos de próteses parciais (ou seja casos em que o paciente ainda tem dentes naturais) e caracteriza-se por ter a sua base em metal (cromo-cobalto). A retenção da prótese é feita maioritariamente por ganchos metálicos personalizados que encaixam nos dentes naturais.
São próteses que exigem mais dos dentes que suportam os ganchos devido às forças exercidas sobre os mesmos.
Geralmente os pacientes adptam-se com facilidade a este tipo de prótese removível que apresenta como desvantagem a dificuldade de acrescentar dentes.
Higienização de Próteses removíveis
A sua prótese removível deve ser higienizada diariamente para remover os resíduos de alimentos com uma escova adequada para próteses, e com uso semanal pastilhas efervescentes para desinfecção.
Ao contrário do que se possa pensar, as próteses durante a noite não devem ser colocadas num copo com água mas sim dentro de uma caixa.
Qual o preço de uma prótese removível?
O preço de uma prótese removível depende do tipo de prótese escolhida (esquelética ou acrílica) e do número de dentes a colocar na prótese.
Se pretende um orçamento para a sua prótese nova, agende uma consulta de avaliação onde receberá um orçamento de acordo com o seu caso.