21 798 6781 Marcações

Uma das soluções mais comuns em medicina dentária para a falta de dentes é a utilização de próteses dentárias removíveis, que podem ser inseridas e removidas pelo próprio paciente diariamente.

As próteses dentárias são classificadas em parciais ou totais conforme o número de dentes ausentes:

Prótese total - prótese indicada para situações de ausência de dentes naturais.

Prótese parcial - prótese dentária adequada para situações de ausência/falta de apenas alguns dentes.

Sendo também classificadas quanto aos materiais usados na confeção da prótese dentária, existindo próteses acrílicas, próteses flexíveis e próteses esqueléticas.

Prótese acrílica

As próteses acrílicas, são a solução de eleição para próteses removíveis totais.

A prótese acrílica, tal como o nome indica, é constituída por resina acrílica que se apoia na gengiva, podendo ter ganchos metálicos como auxiliares de retenção. 

 

Vantagens das próteses acrílicas:

  • Mais leves
  • Possibilidade de acrescentar dentes
  • Possibilidade de ajustar a parte interna da prótese
  • Opção mais económica

Já ouviu falar de próteses imediatas? São próteses que são colocadas no mesmo dia em que os dentes são extraídos, evitando que o paciente passe por um período desdentado.

Passadas umas semanas, a prótese tem que ser rebasada - preencher a parte interna da prótese para ajustar.

 

Prótese fléxivel

As próteses flexíveis constituem a solução mais recente e evoluída das próteses removíveis acrílicas tradicionais, sendo constituídas por resinas específicas que lhes conferem maior elasticidade e flexibilidade, mantendo a rigidez necessária à sua função. 

Estas próteses proporcionam um maior conforto e uma melhor estética, pois em vez de terem ganchos metálicos têm umas abas em resina que lhes conferem alguma retenção e uma maior durabilidade. Por terem maior elasticidade faz com que sejam mais resistentes às forças de mastigação a que são sujeitas as próteses.

 

Prótese esquelética

A prótese esquelética é indicada para casos de próteses parciais (ou seja casos em que o paciente ainda tem dentes naturais) e caracteriza-se por ter a sua base em metal (cromo-cobalto). A retenção da prótese é feita maioritariamente por ganchos metálicos personalizados que encaixam nos dentes naturais.

São próteses que exigem mais dos dentes que suportam os ganchos devido às forças exercidas sobre os mesmos.

Geralmente os pacientes adptam-se com facilidade a este tipo de prótese removível que apresenta como desvantagem a dificuldade de acrescentar dentes.

 

Higienização de Próteses removíveis 

A sua prótese removível deve ser higienizada diariamente para remover os resíduos de alimentos com uma escova adequada para próteses, e com uso semanal pastilhas efervescentes para desinfecção.

Ao contrário do que se possa pensar, as próteses durante a noite não devem ser colocadas num copo com água mas sim dentro de uma caixa.

 

Qual o preço de uma prótese removível?

O preço de uma prótese removível depende do tipo de prótese escolhida (esquelética ou acrílica) e do número de dentes a colocar na prótese.

Se pretende um orçamento para a sua prótese nova, agende uma consulta de avaliação onde receberá um orçamento de acordo com o seu caso.

Two Care Clínica Dentária

A Two Care Clínica Dentária dedica a sua atividade a tratamentos de medicina dentária como higiene oral, dentisteria, implantes dentários, oclusão, aparelhos dentários, periodontologia, odontopediatria, cirurgia oral e prótese dentárias

Branqueamento Dentário
Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário é um tratamento indolor e relativamente rápido que torna os dentes mais brancos.

saber mais
Implante Dentário
Implante Dentário

Com a colocação de um implante dentário é possível substituir dentes perdidos e deixar as incómodas e inestéticas próteses removíveis.

saber mais
Higiene Oral
Higiene Oral

A higiene oral é uma especialidade da medicina dentária que tem um papel fundamental no diagnóstico e prevenção de doenças dentárias.

saber mais
Oclusão
Oclusão

A oclusão dentária corresponde à relação entre os dentes do maxilar superior e do maxilar inferior. É das áreas mais complexas da medicina dentária.

saber mais
Periodontologia
Periodontologia

Periodontologia é a área da medicina dentária dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças nos tecidos de suporte dos dentes: gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.

saber mais
Odontopediatria
Odontopediatria

É a especialidade das nossas crianças! A odontopediatria engloba diagnóstico, tratamento e higiene oral das crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

saber mais
Dentisteria
Dentisteria

A Dentisteria não se resume apenas à especialidade da medicina dentária que trata as famosas cáries dentárias ou manchas pretas nos dentes. É muito mais do que isso!

saber mais
Endodontia
Endodontia

A endodontia é a especialidade da medicina dentária focada nas patologias da polpa dentária, designada por nervo do dente. É fundamental para a manutenção e recuperação de dentes.

saber mais
Cirurgia Oral
Cirurgia Oral

A cirurgia oral é associada apenas à extração de dentes mas é muito mais do que isso, ocupa-se do diagnóstico e tratamento de lesões/patologias da cavidade oral.

saber mais
Aparelhos Dentários
Aparelhos Dentários

A ortodontia corrige dentes mal posicionados, espaços entre os dentes, oclusão dentária, melhora a mastigação e favorece uma boa higiene oral.

saber mais
Invisalign
Invisalign

Invisalign é uma autêntica revolução na medicina dentária, um aparelho dentário invisível que alinha os dentes tortos sem comprometer a estética e o conforto.

saber mais

Acordos e Parcerias

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online