Dentes
21 798 6781 Marcações

Os dentes caninos são geralmente os dentes com a forma mais pontiaguda da dentição humana e situam-se entre os dentes incisivos laterais e dentes pré-molares.

 

O que são dentes caninos?

Os dentes caninos são dentes que podemos encontrar quer na dentição definitiva quer na dentição de leite. Na dentição humana, uma das importantes características dos dentes caninos é a sua anatomia muito própria de cúspides pontiagudas.

 

Qual a função dos dentes caninos?

Uma das principais características dos dentes caninos é a sua anatomia afiada. Por isso, na dentição humana, é o dente canino que vai assegurar a função de cortar/rasgar os alimentos na mastigação.

 

Quando nascem os dentes caninos do bebé?

Os dentes caninos, nas crianças, são geralmente os dentes que erupcionam em terceiro lugar., após os incisivos centrais e os laterais. Na dentição humana, mais precisamente na dentição de leite, os dentes caninos (primeiro os superiores e depois os inferiores), surgem entre os 16 e 23 meses de idade.

Sintomas de nascimento de dentes caninos no bebé

Os sintomas que um bebé experiencia no nascimento de um dente canino são os mesmos para todos os outros dentes. A criança pode sofrer de irritabilidade, inchaço e alguma dor na zona da gengiva e, pode ser visível o dente canino por debaixo da gengiva.


 

Quantos dentes caninos temos?

Por norma, a dentição humana é constituída por quatro dentes caninos, dois dentes superiores e dois inferiores.

 

Dente canino superior

Os dentes caninos superiores de leite, em regra, erupcionam por volta dos 18 meses, caindo e dando lugar aos dentes caninos superiores da dentição definitiva aos 10 anos de idade.

 

Dente canino inferior

Os dentes caninos inferiores de leite, por norma, erupcionam aos 18 meses, caindo entre os 9 e os 10 anos de idade, quando surgem os dentes caninos inferiores permanentes da dentição definitiva.

 

Porque é que os dentes caninos demoram a nascer?

Na dentição humana existe, por vezes, uma espera mais prolongada entre a queda de dentes de leite e o nascimento dos dentes permanentes, ou seja, o tempo de transição da dentição de leite para a dentição definitiva aumenta para determinados dentes. Um dente em que é muito comum isso acontecer é o dente canino definitivo. Esta espera pode acontecer por diversos motivos, nomeadamente: formação incompleta do dente, obstáculo entre o dente e a gengiva ou falta de espaço para o dente canino conseguir erupcionar.

 

Porque é que os dentes caninos são mais amarelados?

A coloração amarela natural que observamos na dentição humana está relacionada com as características dos dentes. Dois constituintes dos dentes responsáveis por essa aparência são: a dentina, de cor amarela que se encontra mais internamente e o esmalte, mais branco-transparente que se encontra à superfície. Posto isto, como os dentes caninos são os dentes que têm mais quantidade de dentina (o constituinte amarelo dos dentes) acabam por ser os dentes mais amarelados.

 

O dente canino é de leite?

Os dentes caninos surgem na dentição decídua ou de leite como dentes caninos de leite mas, mais tarde, caem e dão lugar aos dentes caninos permanentes da dentição definitiva.

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online