21 798 6781 Marcações

Abcesso Dentário

Abcesso dentário é a acumulação de pus numa cavidade ou “bolsa“ em resultado de uma infecção bacteriana.

Relacionados


Abfracção

Abfracção corresponde à perda de estrutura dentária na zona cervical do dente provocada por forças biomecânicas (forças oclusais).


Abrasão Dentária

Abrasão dentária é o processo de perda de estrutura dentária lenta e gradual com origem num processo não bacteriano externo, como uma escovagem dentária incorreta e agressiva.


Afta

Afta é o nome dado a uma ferida ou lesão de formato redondo/oval que pode aparecer na língua, gengiva, parte interna dos lábio e palato. São lesões benignas não contagiosas e que se auto resolvem entre 10 a 14 dias.

Relacionados


Alisamento Radicular

Alisamento radicular é um procedimento utilizado como tratamento não cirúrgico das doenças periodontais, que consiste na remoção de tártaro das raízes dos dentes através de instrumentos próprios, ajudando na diminuição da inflamação e acumulação de toxinas nas bolsas periodontais.


Alveolite

Alveolite é uma infecção que se forma no interior do alvéolo do dente que foi extraído. Surge normalmente 2 a 3 dias após a extração.


Alveolite Seca

Alveolite seca surge quando não há formação de coágulo sanguíneo no interior do alvéolo dentário após uma extração dentária.


Alvéolo

Alvéolo é a cavidade nos ossos maxilares onde os dentes estão inseridos.


Amálgama

Amálgama é um material restaurador vulgarmente conhecido como “chumbo”. Apresenta na sua constituição diversos metais, entre eles o mercúrio.

Tem como vantagens uma grande durabilidade e, como desvantagens a parte estética e, a necessidada de maior desgaste da estrutura dentária subjacente para a sua aplicação.


Amputação Radicular

Amputação radicular é o procedimento cirúrgico de eliminação da raíz de um dente de forma a tentar preservar o dente o máximo tempo possível.

Relacionados


Analgésico

Analgésico é um fármaco cujo mecanismo de acção tem como objetivo eliminar a dor, actuando ao nível do sistema nervoso central.


Anemia

Anemia é uma condição clínica na qual os valores de glóbulos vermelhos (hemoglobina) estão abaixo dos valores de referência para determinado indivíduo (de acordo com o género e idade). Na cavidade oral um dos sinais que pode despertar para esta situação é uma língua com aparência mais lisa. Cansaço generalizado, tonturas e falta de ar podem ser outros sinais da doença.


Anestesia

Anestesia é o procedimento que se realiza para reduzir ou eliminar totalmente a sensibilidade em determinada parte do corpo. Existem diversas formas de administração: tópica, local, intravenosa, inalatória ou  regional. No caso da medicina dentária, a anestesia local é a forma mais utilizada, apresentando resultados seguros e com recuperação rápida. Grande parte dos tratamentos dentários são realizados com auxílio de anestesia local, sendo que o paciente após o tratamento está habilitado a realizar uma vida normal sem condicionamentos devido à anestesia.


Anestesia Tópica

Anestesia tópica é o tipo de anestesia que tem como objetivo dessensibilizar uma zona onde será administrada a anestesia infiltrativa ou, até mesmo para realizar procedimentos dentários que não exijam grande nível de analgesia. Normalmente é administrada em spray ou pomada no local a ser intervencionado.


Biópsia

Biópsia corresponde ao processo de recolha de tecido vivo, que após análise possibilita o diagnóstico preciso de uma patologia.

Relacionados


Bite-wing

Bite-wing é um exame radiológico utilizado em medicina dentária que tem como objetivo principal a observação das zonas interproximais dos dentes (entre os dentes).


Bracket

Bracket é uma peça integrante de um aparelho ortodontico que fica colada na superfície do dente e, serve de apoio para aplicação de forças nos dentes favorecendo o movimento dentário.


Branqueamento a Laser

Branqueamento a laser é um método de branquear os dentes, realizado em consultório, recorrendo ao auxílio de uma luz LED que activa e aumenta a velocidade do produto utilizado para o processo. Geralmente é realizado numa única sessão.

Relacionados


Branqueamento Externo em Ambulatório

Branqueamento externo em ambulatório é um método para branquear os dentes, realizado em casa pelo paciente, através da utilização de moldeiras personalizadas e de gel branqueador, de acordo com as orientações fornecidas pelo seu médico dentista.

Relacionados


Branqueamento Externo em Consultório

Branqueamento externo em consultório é uma técnica de branqueamento dentário realizada em consultório.


Branqueamento Interno

Branqueamento interno permite o branqueamento de dentes escurecidos, como por exemplo nos dentes desvitalizados, dentes escurecidos por traumatismo ou, por administração de medicamentos como as tetraciclinas.

Relacionados


Bruxismo

Bruxismo é uma patologia caracterizada pelo acto involuntário de apertar ou ranger os dentes, durante o dia e/ou noite sendo mais frequente durante o sono.

A sensação de cansaço muscular, sensibilidade dentária, tensão muscular e o desgaste do esmalte dos dentes são das principais queixas dos pacientes. Tem inúmeras causas como o stress, ansiedade apeia de sono e roncopatia.


Bruxómano

Bruxómano é um paciente que sofre de bruxismo.

Relacionados


CAD-CAM

CAD-CAM é sinónimo de computer aided design-computer aided manufacturing; corresponde a um software desenvolvido para fabricar dispositivos dentários (coroas por exemplo) a partir de um produto industrial.

Relacionados


Cálcio

Cálcio é um mineral fundamental para o funcionamento do nosso corpo, estando 90% da sua concentração nos ossos. Intervém em inúmeros processos biológicos como no funcionamento do sistema muscular, no sistema sanguíneo, no metabolismo ósseo e também nos dentes.


Cancro Oral

Cancro oral engloba todos os tumores malignos que surgem na boca, garganta, faringe e amígdalas. Está associado ao consumo de álcool e tabaco.

Relacionados


Candidíase

Candidíase é uma infecção causada pelo aumento do número de fungos na cavidade oral. Factores como imunidade reduzida, toma de antibióticos, toma de contraceptivos, alterações hormonais e, diabetes favorecem o desenvolvimento de uma candídiase oral.Inchaço, vermelhidão, placas brancas /esbranquiçadas e dor são alguns dos sintomas característicos.

Relacionados


Caninos

Caninos são dentes situados no sector anterior da boca; por norma cada indivíduo apresenta 4 caninos. Anatomicamente são dentes pontiagudos com a função de rasgar os alimentos.


Cárie

Cárie é uma infecção bacteriana que provoca destruição da estrutura dentária pela acção de ácidos produzidos pelas bactérias durante a digestão dos açúcares e hidratos de carbono.


Cárie Precoce da Infância

Cárie precoce de infância é uma lesão de cárie que aparece normalmente antes dos 6 anos em dentes decíduos/de leite. Resulta do tempo prolongado de amamentação/biberão favorecendo a acumulação de leite durante longos períodos em redor dos dentes. Este tipo de cárie surge como uma lesão branca junto à gengiva, evolui para manchas escuras e leva à destruição da superfície dentária.


Cariogénico

Cariogénico é uma característica de alimentos com hidratos de carbono, cuja digestão pelas bactérias presentes na boca origina a formação de ácidos, que provocam a desmineralização da superfície dos dentes, como bolos, biscoitos, doces, gomas e bebidas açucaradas.

Relacionados


Dente Decíduo

Dente decíduo, também designado de dente de leite, corresponde aos primeiros dentes a erupcionar, que irão cair dando origem aos dentes definitivos.

Relacionados


Dente Definitivo

Dente definitivo ou dente permanente é o nome dado ao dente que erupciona após os dentes decíduos começarem a cair, geralmente após os 6 anos de idade. Excepção para os molares definitivos que erupcionam numa zona do maxilar onde não existiam dentes de leite;o primeiro molar erupciona por volta dos 6 anos.


Dente Incluso

Dente incluso é um dente que não erupcionou na altura devida e se encontra no interior dos tecidos da cavidade oral (osso ou mucosa). Os dentes mais comuns de estarem inclusos são os dentes do siso.


Dente Monorradicular

Dente monorradicular é um dente com apenas uma raíz.

Relacionados


Dente Multirradicular

Dente multirradicular é um dente com duas ou mais raízes.

Relacionados


Edema

Edema é um inchaço que ocorre como resposta a um trauma ou lesão. Ocorre quando o conteúdo dos vasos sanguíneos e linfáticos extravasam para a o tecido subcutâneo.

Relacionados


Edêntula

Edêntula é a designação para uma pessoa que não tem dentes.


Elixir

Elixir é uma solução aquosa usada como complemento da higiene oral, que contêm álcool (em quantidade reduzida) na sua constituição.

Relacionados


Endocardite Bacteriana

Endocardite bacteriana é uma infecção bacteriana do endocárdio - camada interna do coração.


Endodontia

Endodontia é a área da medicina dentária dedicada às patologias que afectam o nervo do dente.

Relacionados


Faceta Dentária

Faceta dentária, também designada por “lente de contacto”, são finas capas em cerâmica que são coladas na parte da frente dos dentes com o objetivo de melhorar a sua estética.

Relacionados


Falso Coto

Falso coto é uma peça protética, também designada por núcleo, que funciona como base para a colocação de uma coroa.

Relacionados


Fenda Lábio-Palatina

Fenda lábio-palatina é uma malformação congénita que corre durante o desenvolvimento do embrião,nas primeiras semanas de gravidez.Pode afectar apenas o lábio- fenda labial-, ou apenas o palato- fenda palatina.


Férula Dentária

Férula dentária é uma fixação colocada nos dentes, geralmente através de um fio de aço cimentado na parte interna dos dentes, que diminui a mobilidade dos dentes.

Relacionados


Gengiva

Gengiva é um tecido mole de cor avermelhada que cobre o osso alveolar.


Gengivite

Gengivite é uma doença periodontal reversível caracterizada por gengivas inchadas, vermelhas, sangramento gengival sem perda óssea.


Halitose

Halitose é um sinónimo de mau hálito. Pode ter diversas causas como má higiene oral, problemas gástricos, problemas nasais ou diabetes.


Herpes Simples

Herpes simples é uma infecção causada pelo Vírus Herpes Simplex (HSV), caracterizada pelo aparecimento de lesões na pele e mucosas, sob a forma de bolhas e úlceras; é uma infecção de fácil transmissão.

Relacionados


Higiene Oral

Higiene oral é uma área da medicina dentária dedicada à prevenção das doenças orais e, manutenção de tratamentos realizados em outras especialidades.


Implante com Carga Imediata

Implante com carga imediata é um procedimento em que é colocado um ou mais implantes e, simultaneamente são colocadas coroas provisórias nos implantes.


Implante Dentário

Implante dentário é um dispositivo médico que tem como objetivo substituir um dente em falta. Constituído por titânio ou zircónia, o implante é colocado no osso com o objectivo de substituir a raíz do dente necessitando depois da colocação de uma coroa para poder realizar as funções de um dente.


Incisivos

Incisivos são os dentes mais anteriores na boca, em norma são 4 dentes laterais e 4 dentes centrais. Têm como função de cortar os alimentos.


Infecção

Infecção é a reacção do sistema imunitário à entrada e multiplicação de um agente infeccioso no nosso organismo como bactérias, vírus, fungos ou parasitas.Sintomas comuns são febre, dor local, fadiga, presença de pus.


Invisalign

Invisalign é uma marca de aparelhos ortodonticos invisíveis. Estes aparelhos são a opção mais estética nos tratamentos ortodonticos nos dias de hoje. O paciente utiliza um alinhador superior e outro inferior, que é substituído periodicamente de acordo com as indicações médicas.


Jacto de Bicarbonato

Jacto de bicarbonato é um instrumento utilizado na limpeza dentária, para remover manchas das superfícies dos dentes.


Ligamento Periodontal

Ligamento periodontal é um elemento fibroso que faz a ligação entre a raíz do dente e o osso alveolar. Tem um papel fundamental na absorção de forças durante a mastigação por parte dos dentes.

Relacionados


Língua

Língua é um órgão constituído por músculos revestidos por mucosa, com função motora e função sensorial - fundamental na deglutição, paladar e fala.


Maloclusão

Maloclusão é quando existe uma oclusão, mordida, incorrecta ou seja os dentes dos maxilares não encaixam correctamente.


Mandíbula

Mandíbula é o osso que forma o maxilar inferior.

Relacionados


Mobilidade Dentária

Mobilidade dentária corresponde à mobilidade fisiológica que é saudável nos dentes e, que lhes é conferida pelas fibras que os suportam. Por outro lado pode existir mobilidade dentária mais acentuada com origem em: patologias periodontais, forças que sobrecarregam os dentes como casos de bruxismo ou, devido a traumatismos.


Molares

Molares são os dentes mais posteriores na arcada dentária que tem como principal função triturar os alimentos.

Relacionados


Mordida Aberta

Mordida aberta consite na ausência de contacto dos dentes anteriores (da frente) quando os maxilares se encontram em oclusão, ou seja quando a boca se encontra encerrada.


Mordida Cruzada

Mordida cruzada é quando os dentes estão numa posição desalinhada na posição de oclusão (encerramento) - os dentes superiores encerram “por dentro” dos dentes inferiores.


Mordida Profunda

Na mordida profunda, em oclusão os dentes superiores sobrepõem  (“escondem”) exageradamente os dentes inferiores.


Mucosite

Mucosite é a inflamação da mucosa oral caracterizada por úlceras e feridas. É frequente em pacientes a realizar tratamentos de quimioterapia e radioterapia.


Nervo Alveolar Inferior

O Nervo alveolar inferior é a estrutura nervosa que inerva os dentes do maxilar inferior.


Nervo Trigémio

O Nervo trigémio constitui o V par craniano, apresentando função motora mas principalmente sensitiva da face. Divide-se em 3 ramos : oftálmico, mandibular e maxilar.


Obturação Canalar

Obturação canalar é a fase final de uma desvitalização. Consiste no preenchimento dos canais do dente com materiais biocompatíveis de forma a selar totalmente os canais.


Oclusão

Oclusão é a área da medicina dentária dedicada às patologias relacionadas com mau posicionamento dentário e disfunções temporomandibulares.
 

Relacionados


Odontogénese

Odontogénese é o processo de formação de um dente.

Relacionados


Odontopediatria

Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada ao tratamento de crianças, de pequenas até à adolescência.


Odontossecção

Odontossecção é a separação das raízes do dente.


Onlay

Onlay é uma restauração indirecta que abrange uma área extensa do dente envolvendo apenas uma das suas cúspides. A restauração é executada laboratorialmente através de um molde do dente onde vai ser aplicada a restauração.


Ortodontia

Ortodontia é a área da medicina dentária que tem como objetivo corrigir o posicionamento incorrecto dos dentes e também dos ossos maxilares.

Relacionados


Ortopantomografia

Ortopantomografia, também designado por radiografia panorâmica, é um meio auxiliar de diagnóstico que permite observar simultaneamente todos os dentes, do maxilar superior e inferior.


Osso alveolar

O Osso alveolar é o osso que sustenta as raízes dos dentes formando os diversos alvéolos.

Relacionados


Osteodensitometria

Osteodensitometria é um exame imagiológico, com raio-x , que permite avaliar a densidade óssea.


Osteointegração

Osteointegração é a ligação entre a superfície óssea e a superfície de um implante.

Relacionados


Osteoplastia

Osteoplastia é a técnica cirúrgica de eliminação de osso que suporta as peças dentárias, com intuito de corrigir defeitos infra ósseos e melhorar a adaptação da gengiva.


Osteoporose

Osteoporose é a patologia metabólica caracterizada pela diminuição da densidade óssea.


Osteotomia

Osteotomia é o processo de remoção de osso de suporte que pode ser realizado com instrumentos rotatórios, ultrassónicos ou manuais.


Overlay

Overlay é a restauração indirecta de dimensões extensas que envolve mais do que uma cúspide do dente.


Palato

Palato, também designado por “céu da boca” é o responsável pela separação da cavidade oral da cavidade nasal.


Palito Dentário

Palito dentário é um meio auxiliar de higiene oral que tem como função remover os restos alimentares entre os dentes.

Relacionados


Pandemia

Pandemia é o nome dado à disseminação de uma doença por todo o mundo - atinge simultaneamente pessoas de vários países e continentes.

Relacionados


Panorâmica

Panorâmica é o sinónimo de ortopantomografia. Exame imagiológico de diagnóstico para observação de todos os dentes e ossos maxilares.

Relacionados


Peri-implantite

Peri-implantite consiste numa infecção dos tecidos moles e duros em redor de um implante.


Pericoronarite

Pericoronarite é o processo inflamatório, geralmente associado a dente em erupção, que atinge os tecidos moles (gengiva) que se encontra em redor e por cima da coroa do dente em causa, podendo evoluir para uma infecção bacteriana. 


Periodontite

A Periodontite é a fase mais avançada da doença periodontal, que se caracteriza por uma destruição dos tecidos de suporte, osso, ligamento periodontal e fibras, de forma irreversível. 


Periodonto

Periodonto é o conjunto de estruturas de suporte dos dentes - gengiva, ligamento periodontal, cemento, e osso alveolar.


Periodontograma

Periodontograma é o exame que avalia o estado periodontal do paciente, através do registo de diversos parâmetros como a profundidade de sondagem, mobilidade dentária, lesões de furca, entre outros.


Periodontologia

Periodontologia é a especialidade da medicina dentária que estuda e trata as doenças que afectam as estruturas de suporte dentário, como as gengivas, osso alveolar e ligamento periodontal.

Relacionados


Peróxido de Carbamida

O Peróxido de carbamida é utilizado em gel para realizar branqueamento dentário.


Peróxido de Hidrogénio

Peróxido de hidrogénio é o nome dado ao gel utilizado para realizar tratamentos de branqueamento dentário.


Placa Bacteriana

Placa bacteriana é a película aderente composta por restos alimentares que se juntam às bactérias presentes na saliva e que em caso de não serem removidos com a escovagem podem originar doenças periodontais e cáries.

Relacionados


Placa de Michigan

Placa de Michigan é um aparelho removível, constituído por acrílico, utilizado no tratamento de desordens temporo-mandibulares.

Relacionados


Polimento Dentário

O Polimento dentário realiza-se após uma destartarização com o objetivo de remover algumas manchas e alisar a superfície dentária de forma a eliminar zonas mais rugosas da superfície dentária, evitando assim a fácil acumulação de placa bacteriana.

Relacionados


Polpa Dentária

A Polpa dentária é muitas vezes designado de “nervo do dente”, localiza-se na zona mais profunda de cada dente, e possui as terminações nervosas, sanguíneas e linfáticas dos dentes. 


Ponte Dentária

Ponte dentária é um conjunto de coroas unidas entre si usados para reabilitar espaços com falha de um ou mais dentes podendo alguns elementos estarem suspensos. Pode ser realizado sobre dentes ou sobre implantes.

Relacionados


Pré Molares

Pré molares são dentes que se localizam na zona posterior da boca, entre os molares e o canino. Em norma cada indivíduo possui 8 pré molares, que são responsáveis por triturar os alimentos.


Profilaxia Antibiótica

A Profilaxia antibiótica consiste na administração de antibiótico antes e/ou depois de tratamentos dentários com o objectivo de reduzir o risco de infecção bacteriana.

Casos como doentes com endocardite bacteriana, cardiopatias valvulares, cirurgias de sisos inclusos ou de implantes são exemplos de casos que se realiza profilaxia antibiótica.

Relacionados


Profundidade de Sondagem

A Profundidade de sondagem é um parâmetro de avaliação periodontal através do uso de uma sonda periodontal. É considerado essencial para avaliar o estado periodontal do paciente.

Corresponde à distância da sonda colocada entre a gengiva e o dente de forma paralela ao longo eixo do dente, contando a partir da margem da gengiva até ao fundo do sulco gengival.

Relacionados


Prostodontia

A Prostodontia é a área da medicina dentária que engloba a reabilitação com coroas fixas ou próteses removíveis.


Protecção Pulpar

Protecção pulpar é a camada de material que é colocado na dentina ou mesmo junto à polpa, antes da colocação da restauração de forma a tentar evitar a desvitalização do dente.

Relacionados


Prótese

Uma Prótese é um dispositivo dentário que pode ser fixo ou removível que tem como objectivo reabilitar um dente muito destruído ou, zona edêntula.

Relacionados


Prótese Acrílica

Uma Prótese acrílica é um tipo de prótese removível feita em acrílico que tem como função reabilitar um ou mais espaços sem dentes, de forma a devolver a função mastigatória e estética ao indivíduo.


Prótese Adesiva

Prótese adesiva, também designada por prótese Maryland, consiste em substituir a falta de um dente por outro em acrílico ou cerâmica com dois pequenos apoios, ou asas, que se irão fixar nos dentes adjacentes com o auxílio de um cimento ou outro material que funcionar como que uma cola.


Prótese Esquelética

Prótese esquelética é um tipo de prótese removível em que a estrutura é feita em cromo cobalto e os dentes são em acrílico, que reabilita um ou mais espaço sem dentes.


Prótese Fixa

Prótese fixa é uma solução protética fixa que tem como finalidade reabilitar um ou mais dentes. São colocadas sobre dentes ou sobre implantes e podem ser um ou mais elementos unidos.


Prótese Flexível

A Prótese flexível é um tipo de prótese removível acrílica que apresenta maior flexibilidade, conforto e estética para o paciente.


Prótese Híbrida

A Prótese híbrida é uma prótese fixa total sobre implantes, que se encontra aparafusada aos implantes permitindo ao paciente recuperar a função mastigatória e estética aliado a grande conforto.


Prótese Imediata

A Prótese imediata é uma prótese dentária removível que é colocada no momento em que os dentes são extraídos.


Prótese Removível

A Prótese removível é a solução removível para reabilitação de espaços sem dentes, que pode ser constituída por acrílico ou com esqueleto metálico. Não deve ser utilizada durante a noite.


Pulpectomia

A Pulpectomia é uma técnica utilizada em dentes de leite que possuem cárie, em que o tecido pulpar da coroa é removido, preservando-se a polpa situada nas raízes de forma a tentar manter o dente assintomático (sem dor ou deixa) até ao momento em que o dente definitivo erupcionar.

Relacionados


Pulpite

Pulpite é a inflamação da polpa dentária. Pode ser reversível quando a eliminação da causa, (cárie ou traumatismo) é possível sem que a vitalidade do dente seja posta em causa ou irreversível quando a eliminação das causas leva a que o dente seja desvitalizado.


Pulpotomia

A Pulpotomia é uma técnica utilizada em dentes de leite com cáries de maiores dimensões em que não é possível manter a vitalidade pulpar. Consiste em remover não só a polpa coronal como na pulpotomia, mas também a polpa radicular colocando-se um material no interior dos canais radiculares reabsorvível, com o objectivo de evitar a extração dentária precoce.


Pus

O Pus é uma secreção de cor amarelada/castanha que é produzida como resultado de uma infecção bacteriana.


Quadrante

O Quadrante é a divisão aprovada pela FDI para a numeração dos dentes, dividindo a boca em quatro quadrantes.

Relacionados


Queilite Angular

A Queilite angular é a inflamação das comissuras labiais, também designada de boqueira, caracterizada por feridas dolorosas, edema, bolhas e fissuras.


Quisto

Um Quisto é uma cavidade revestida por epitélio com conteúdo líquido ou semi-líquido.


Quisto Dentígero

Um Quisto dentígero é um quisto dentário que envolve a coroa de um dente não erupcionado. É mais comum em dentes do siso e dentes caninos.


Radiografia

A Radiografia é utilizada como um meio de diagnóstico de lesões de cárie, lesões na raíz, fraturas, quistos.


Radiografia Interproximal

A Radiografia interproximal, também designada por bite-wing, é um meio de diagnóstico que tem como principal objectivo identificar cáries entre os dentes.


Radiografia Oclusal

A Radiografia oclusal é um tipo de radiografia que tem como objectivo tentar observar a localização de dentes supranumerários, dentes inclusos, posição de raízes ou lesões como quistos entre outros.


Radiografia Panorâmica

A Radiografia panorâmica é um sinónimo da ortopantomografia. É um meio auxiliar de diagnóstico em que conseguimos observar todos os dentes, maxilar superior e inferior.

Relacionados


Radiografia Periapical

A Radiografia periapical é uma radiografia intra oral mais usada na medicina dentária. Pode ter várias indicações pois através deste tipo de radiografia podemos observar cáries, processo apicais, quistos, raízes retidas, etc...

Relacionados


Raíz

A Raíz é a zona do dente não visível, coberta por gengiva e inserida no osso alveolar.

Relacionados


Raspador de Língua

O Raspador de língua é um instrumento de higiene oral que tem como função remover os restos alimentares da superfície da língua.

Relacionados


Rebasamento de Prótese

O Rebasamento de prótese é o preenchimento de uma prótese com acrílico de forma a torná-la mais adaptada ao paciente. Também popularmente designado por enchimento da prótese.

Relacionados


Rebordo Alveolar

O Rebordo alveolar corresponde à zona de osso nos maxilares onde se encontram os alvéolos.

Relacionados


Recessão Gengival

A Recessão gengival ocorre quando existe um afastamento da gengiva que provoca a exposição da raíz. Pode ter diversas causas, entre elas, bruxismo, escovagem com demasiada força, doença periodontal, maloclusão, entre outras.

Relacionados


Regeneração Tecidular Guiada

A Regeneração tecidular guiada é o procedimento cirúrgico que visa regenerar estruturas periodontais perdidas.


Remineralização

A Remineralização é a reposição de minerais na superfície dentária que se encontra desmineralizada.


Resina Composta

A Resina composta é um material utilizado para realizar restaurações definitivas que apresenta grande resistência, durabilidade e uma grande diversidade de cores, tornando possível executar restaurações estéticas.


Restauração

Uma Restauração pode ser realizada por diversos materiais e consiste em devolver ao dente a parte perdida por cárie ou traumatismo.


Restauração Directa

A Restauração directa é o procedimento realizado directamente pelo médico dentista na boca do paciente.


Restauração Indirecta

A Restauração indirecta é o procedimento realizado fora da boca do paciente, através de uma impressão que permite ao laboratório ter acesso à cavidade e reproduzir a porção de dente a substituir. O onlay, inlay e overlay sao exemplos de restaurações indirectas.


Restauração Provisória

A Restauração provisória é a colocação de um material temporário na cavidade do dente até ser colocado o material definitivo. Podem ser realizadas em diferentes materiais.


Retratamento Endodontico

O Retratamento endodontico é um tratamento que consiste em realizar novamente a desvitalização num dente previamente desvitalizado.

Relacionados


Saliva

A Saliva é uma secreção produzida pelas glândulas salivares constituída maioritariamente por água, que tem como função lubrificação da cavidade oral, início da digestão, acção de limpeza e, protecção.


Sedação Consciente

A Sedação consciente é um procedimento técnico não invasivo que induz um estado de depressão de consciência, através da inalação de um gás, e que reduz a ansiedade e o medo dos tratamentos dentários.

Relacionados


Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online