FAQs
21 798 6781 Marcações

Como se forma a placa bacteriana e o tártaro nos dentes?

Os dentes funcionam como uma superfície dura e rugosa que os torna muito suscetíveis à colonização e desenvolvimento das bactérias presentes na boca. Mesmo com uma limpeza dos dentes frequente e corretamente realizada, existe acumulação de bactérias e dos seus produtos.

Quando não é efetuada uma higiene oral eficaz, mesmo com dentes saudáveis, ocorre a acumulação e calcificação/mineralização da placa bacteriana estabelecida.

Esse conjunto tem a aparência de uma massa de dureza moderada com uma coloração branca acastanhada, denominada tártaro dentário. Quando é identificado tártaro nos dentes, é necessário fazer uma destartarização, que se trata de uma limpeza dentária com a utilização de material ultrassónico.


Qual o preço de uma limpeza dentária?

Quando nos referimos a uma limpeza dentária, incluímos a destartarização, para remoção do tártaro nos dentes e polimento das superfícies dentárias.  

Se pretende mais informações sobre este tratamento ou sobre o preço contacte-nos pelos contactos diretos ou, através do formulário de contacto para marcar uma consulta de higiene oral.


Quantas vezes por ano devo fazer uma higiene oral?

Manter uma boa higiene dentária conduz, consequentemente, a uma boa saúde oral e dentes saudáveis. Por isso, é aconselhado fazer uma consulta de higiene oral, aproximadamente, de 6 em 6 meses.


Qual a importância da saúde oral?

A saúde oral fornece informações importantes sobre o estado de saúde geral.

Por essa razão, é importante estar atento a sinais que possamos obter numa consulta de medicina dentária e não descurar a sua higiene oral, para manter uma boa saúde oral, dentes saudáveis e, assim, prevenir o aparecimento de inúmeras doenças.


Que cuidados devo ter diariamente para uma correta higiene dentária?

A higiene dentária diária e idas regulares às consultas de medicina dentária são condições essenciais para a manutenção eficaz da sua saúde oral. 

A higiene oral  diária deve incluir escovagem para remoção da placa bacteriana, com pasta dentífrica fluoretada pelo menos duas vezes por dia e limpeza das superfícies interproximais dos dentes  através de fio ou fita dentária uma vez por dia. A utilização de colutório também poderá ser adequada assim como o uso de escovilhões ou de irrigadores. 

A cada 6 meses deve visitar a sua clínica de medicina dentária para fazer a higiene oral. Nestas sessões será aconselhado sobre como escovar, pasta adequada, utilização de fio/fita/escovilhões e colutório.


De quanto em quanto tempo se deve trocar a escova de dentes?

Para manter as gengivas e dentes saudáveis, é necessário que a escova de dentes esteja em condições para impedir a permanência de placa bacteriana e o aparecimento de cárie dentária.

Por isso, aconselhamos que troque a sua escova a cada 3 meses aproximadamente.


Em que consiste um selante de dente?

Os molares e pré-molares definitivos são constituídos por superfícies oclusais, que permitem a mastigação dos alimentos.

Essas superfícies dos dentes têm sulcos bastante profundos que dificultam a higiene dentária nessa região, tornando-os mais propícios à acumulação de placa bacteriana e ao aparecimento de lesões de cárie.

Para combater esse processo podemos aplicar selantes dentários, que consistem num material resinoso esbranquiçado aplicado no sulco do dente, garantindo uma melhor saúde oral e retardando o aparecimento precoce de cáries.


A partir de que idade se deve aplicar selante nos dentes?

Visto que os selantes são aplicados em molares e pré-molares permanentes, estes podem começar a ser aplicados logo quando o primeiro molar permanente erupciona, ainda em criança com 6-7 anos de idade.


Para que serve o flúor?

O flúor é, nos dias de hoje, um dos agentes preventivos mais usados para a prevenção da cárie dentária.


Devo usar pasta de dentes com flúor ou sem flúor?

As pastas de dentes mais recomendadas pelos profissionais de Medicina Dentária são as que contêm flúor.


A higiene oral é importante na presença da cárie?

Uma higiene oral bem realizada é sinónimo de diminuição de placa bacteriana e, consequentemente, diminuição da incidência de cárie dentária.

Quando a lesão de cárie é inicial, afetando apenas a superfície externa do dente (esmalte), uma boa higiene oral possibilita controlar e manter o dente saudável ao diminuir a carga bacteriana e impedindo a progressão da lesão para a parte mais interna e irreversível do dente (dentina).


Qual a duração de uma consulta de higiene oral?

Uma consulta de higiene oral dura aproximadamente 30 a 45 minutos.


Em que consiste a destartarização?

A destartarização consiste na remoção do tártaro e de placa bacteriana da superfície do dente através da utilização de um ultra-sons.


Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online