FAQs
21 798 6781 Marcações

O que é a periodontite?

A periodontite é uma inflamação com características semelhantes à gengivite, que se manifesta por hemorragia, edema e inflamação da gengiva.

Para além desses sinais, na periodontite é possível verificar perda óssea da região que envolve as raízes dentárias, podendo mesmo levar à perda dos dentes.

A periodontite pode desenvolver-se quando a gengivite não é tratada, o que faz com que a infeção bacteriana e a inflamação gengival passem para os tecidos mais profundos de suporte do dente.


O que é a gengivite?

A gengivite é a inflamação da gengiva devido à acumulação de placa bacteriana e tártaro, ou devido a outros factores como gravidez, doenças sistémicas e medicamentos.


Quais as causas da periodontite?

A periodontite tem como principal causa a acumulação de placa bacteriana, porém outros factores também concorrem para o desenvolvimento da doença como:

  • Tabagismo; 
  • Condições sistémicas;
  • Diabetes;
  • Alterações hormonais como puberdade, gravidez e menopausa;
  • Medicação; 
  • Predisposição genética.

Qual o tratamento para a periodontite?

O tratamento da periodontite inicia-se com a realização de destartarização e de alisamentos radiculares no sentido de remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados acima da linha da gengiva mas também em profundidade, com recurso a instrumentos ultrassónicos e manuais.

Simultaneamente a este tratamento é imprescindível a aquisição de hábitos de higiene diária como escovagem eficaz e limpeza interproximal (fio/fita/escovilhão) de modo a controlar a doença periodontal.  

Após esta primeira fase é feito um controlo para avaliar se a doença está controlada e podemos passar para a fase de manutenção periódica ou, se necessita de uma intervenção cirúrgica para auxiliar o tratamento em profundidade dos tecidos gengivais e ósseos.


Quantas vezes por ano devo ir a uma consulta de periodontologia?

As consultas de periodontologia devem ser realizadas em intervalos menores do que 6 meses, para poder monitorizar a doença periodontal e comprovar que o doente segue as indicações dadas inicialmente.


Qual a duração de uma consulta de periodontologia?

A duração de uma consulta de periodontologia é de aproximadamente 60 minutos.


Quais os sintomas da doença periodontal?

Os sintomas da doença periodontal são inflamação da gengiva, hemorragia gengival, perda óssea, perda de tecidos de suporte e mobilidade dos dentes.


O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana consiste numa película que adere á superfície dos dentes  e junto à linha da gengiva, sendo constituída por bactérias, produtos produzidos pelas bactérias e saliva. 


O tabaco é um factor de risco para o aparecimento de doença periodontal?

Vários estudos ao longo dos anos demonstraram que o tabaco está associado ao aparecimento e progressão da doença periodontal- maior perda de dentes e maior recessão gengival. 


O que é a peri-implantite?

É a inflamação dos tecidos circundantes do implante que resulta da acumulação de placa bacteriana. Caracteriza-se por edema, vermelhidão da gengiva e possível perda de tecido ósseo marginal que circunda o implante. 


Qual a relação entre a diabetes e a periodontite?

Os pacientes diabéticos têm maior propensão a desenvolver problemas gengivais nomeadamente perda de inserção dos tecidos periodontais que suportam os dentes e maior propensão para desenvolvimento de abcessos periodontais.

Por outro lado estudos demonstram que os diabéticos com a doença periodontal não controlada, tem mais dificuldade em controlar os seus níveis de insulina.


Tenho hemorragia nas gengivas e dor quando escovo os dentes. Devo consultar o dentista?

A hemorragia da gengivas acompanhado de dor é um sinal de que tem uma inflamação gengival. Por isso, é aconselhável consultar o seu médico e dar importância a esses sinais de alerta para evitar a sua progressão.


Quais as causas do sangramento da gengiva?

Existem diversos factores que podem levar ao aparecimento de inflamação e sangramento das gengivas. Geralmente, a causa para o aparecimento de gengivite e, consequentemente, do sangramento das gengivas é a acumulação de placa bacteriana nos dentes.


O que é a doença periodontal? Tem cura ou é crónica?

A periodontite ou doença periodontal, é uma patologia inflamatória que afeta os tecidos de suporte do dente (gengiva, ligamentos e osso radiculares) e que compromete a viabilidade dos dentes envolvidos, sendo uma das principais razões para ocorrer perda dentária.

A doença periodontal, apesar de não ter cura, pode ser controlada e apenas reaparece se o doente não conseguir manter uma higiene oral correta e cuidadosa. 


A minha gengiva está a subir/retrair. Qual a causa?

A recessão gengival expõe a raiz do dente, dando a sensação de que o dente está mais longo.

As causas para a recessão podem ser: trauma dos tecidos por excesso de força na escovagem, mau alinhamento dentário, ranger os dentes, ou até mesmo por causas hereditárias.


Qual o tratamento para a recessão gengival?

A recessão pode ser ser tratada com recurso à ortodontia ou através de cirurgia mucogengival.


Tenho a gengiva inflamada e com sangramento. Posso ter uma gengivite?

Os principais sinais de gengivite são a inflamação e sangramento das gengivas. Por isso se possui esses dois fatores agende uma consulta de medicina dentária e aconselhe-se com o seu médico.


A gengivite tem tratamento?

Sim. O tratamento da gengivite baseia-se na remoção pelo seu médico dentista/higienista do tártaro e da placa bacteriana que se encontram acumulados de modo a eliminar o factor desencadeaste da inflamação.

É fundamental implementar hábitos de higiene oral diários para evitar o re-aparecimento da gengivite.


Estou grávida e sinto a gengiva inflamada. Devo ir a uma consulta de medicina dentária? É seguro?

É totalmente seguro ir a uma consulta de medicina dentária.  As mulheres grávidas  durante a gravidez produzem elevados níveis de estradiol e progesterona.

A inflamação gengival devido à acumulação de placa bacteriana e exacerbada pelo aumento destas hormonas leva ao aparecimento de gengivite gravídica - caracterizada por hemorragia e inflamação da gengiva.

O controlo da acumulação da placa bacteriana quer em casa (escovarem e uso de fio/fita dentária) e uma visita ao seu médico dentista são fundamentais para o controlo da gengivite e dos seus sintomas. 


O que é a cirurgia periodontal?

Em casos de doença periodontal avançada, muitas vezes é necessário recorrer à cirurgia periodontal. São realizadas correções de defeitos ósseos e regeneração de tecidos (ex: enxertos de gengiva).


Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online