Esta é a especialidade das nossas crianças! A odontopediatria engloba o diagnóstico, tratamento e higiene oral das crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais (portadores de deficiências ou síndromes específicos).
Na área da Odontopediatria também é feito o acompanhamento da mulher grávida, visto que na gravidez podem ocorrer patologias específicas como a gengivite gravídica (inchada e dolorosa) que devem ser acompanhadas e tratadas.
A primeira visita a um dentista especialista em crianças deve ser feita até ao primeiro ano de vida da criança (recomendações da Sociedade Americana de Odontopediatria), para controlo do nascimento dos primeiros dentes do bebé e orientar os pais em como deve ser feita a higiene oral diária do bebé.
A primeira dentição, dentição decídua ou mais vulgarmente chamada dentição de leite é constituída por 20 dentes que erupcionam gradualmente, sendo os incisivos centrais inferiores os primeiros a erupcionar entre os 4 e 7 meses de idade e os segundos molares superiores os últimos entre os 2 e os 3 anos.
Por outro lado a dentição definitiva apresenta 32 dentes e começa com o nascimento dos dentes incisivos centrais inferiores aos 6 anos e termina por volta dos 13-14 anos com a erupção dos segundos molares superiores. Durante o período em que a criança tem dentes de leite e dentes definitivos simultaneamente é designado por dentição mista.
Os dentes do siso aparecem mais tarde (por volta dos 18 anos) e a sua erupção dentária pode ser acompanhada de dor, sensação de pressão e dificuldade em abrir a boca. Por vezes os sisos não erupcionam - ficam inclusos -, ou em alguns casos pode até não ter estes dentes.
As consultas de odontopediatria ao longo da infância são fundamentais na detecção de alterações anatómicas ósseas e alterações dentárias (dentes tortos e desalinhados) na cavidade oral, que podem muitas vezes ser resolvidas antecipadamente com o uso de aparelho dentário infantil.
Até ao nascimentos dos dentes a higiene oral das crianças não deve ser descurada, apesar de não estarem ainda visíveis os dentes deve ser feita a limpeza das gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze húmida, principalmente antes de dormir. As dedeiras apenas são aconselhadas a partir dos 3 meses de idade.
A partir do momento em que nascem os primeiros dentes do bebé deve-se introduzir a escova de dentes macia com dimensões adequadas à criança. A pasta dentífrica a utilizar deve conter flúor (concentração adequada à idade) e ser usada em quantidades pequenas.
A partir dos 2 anos de idade as crianças devem começar a ser elas próprias a escovar os dentes, mas sempre com o auxílio e supervisão de um adulto pois ainda não possuem coordenação suficiente para uma escovagem eficaz.
Por volta dos 6 anos a criança começa a ter maior destreza sendo importante também a introdução do fio dentário de os espaços dentários assim o indicarem.
Uma boa higiene oral desde o início nas crianças é muito importante para prevenir cáries nos dentes de leite que irão influenciar o desenvolvimento dos dentes definitivos.
A aplicação de selantes de fissura é uma forma de prevenção do aparecimento de cárie em crianças. Estes consistem num verniz que é colocado na superfície de mastigação dos dentes posteriores.
Também a aplicação de flúor em consultório e nas pastas de dentes são importantes na prevenção do aparecimento de cárie em crianças.
O bruxismo infantil é uma patologia que por vezes é detetada nas crianças e que consiste no ranger/apertar os dentes, ocorrendo mais frequentemente à noite e tem como principaiss causas o stress, incorreto alinhamento dentário, ou como resposta a dores de ouvidos ou de dentes.
O principal objetivo do tratamento passa por tentar eliminar a causa da dor ou do stress e em alguns casos a utilização de um aparelho de interposição dentário de forma a proteger os dentes.
Especialistas em Implantes e Aparelhos Dentários
O seu especialista em Implantes e aparelhos dentários. Somos uma clínica dentária em Lisboa que disponibiliza os melhores tratamentos de medicina dentária.