Dentes
21 798 6781 Marcações

Na dentição humana, os dentes molares são dentes que se encontram na zona mais posterior dos maxilares. Na dentição decídua ou de leite (dentes molares de leite), quando caem, são substituídos pelos pré molares. No caso dos dentes molares pertencentes à dentição definitiva, estes passam a ser os dentes permanentes de maiores dimensões. 

 

O que são dentes molares?

Os dentes molares são um grupo de dentes constituído por primeiro molar, segundo molar e terceiro molar e são os dentes mais posteriores na arcada e que mais tarde erupcionam na dentição definitiva. No caso dos dentes molares de leite apenas existem primeiro e segundo molar de leite.

 

Qual a função dos dentes molares?

Os dentes molares são os dentes com maiores dimensões e com maior superfície de contacto com os alimentos. A face do dente que contacta com os alimentos - a face oclusal - exibe diversas cúspides que possibilita as suas funções de mastigar, moer e esmagar os alimentos.

 

Onde ficam os dentes molares?

Os dentes molares são os dentes mais posteriores na arcada maxilar. Quando falamos dos dentes molares de leite (primeiro e segundo molar de leite), a sua localização é imediatamente a seguir ao canino, mas quando nos referimos aos dentes molares da dentição definitiva, estes situam-se logo a seguir aos dentes pré molares na seguinte ordem: primeiro molar, segundo molar e terceiro molar (dente do siso).





Primeiro molar

O primeiro molar de leite erupciona entre os 14 e os 18 meses de idade, enquanto que o primeiro molar permanente, que é por norma o primeiro dente a erupcionar na dentição definitiva, erupciona entre os 6 e os 7 anos de idade.

 

Segundo molar

A erupção do segundo molar, na dentição humana, completa a dentição de leite  e ocorre aos 2 anos de idade aproximadamente. Já na dentição definitiva, o segundo molar erupciona por volta dos 12-13 anos de idade, sendo dos últimos dentes a erupcionar.

 

Terceiro molar

O último dente da dentição definitiva a erupcionar, na dentição humana, é o tão conhecido “dente do siso”, também chamado de terceiro molar. Geralmente, a erupção do terceiro molar ocorre entre os 17 e os 21 anos de idade. Contudo, são dentes que nem todos os indivíduos possuem e, podem mesmo nunca erupcionar, ficando inclusos, por debaixo da gengiva, podendo necessitar de ser extraídos.

 

Os dentes molares são permanentes?

Os dentes molares na dentição de leite são temporários e acabam por cair, por outro lado os dentes molares permanentes tal como o nome indica já não são substituídos por outros dentes. Na dentição definitiva os dentes molares permanentes são designados consoante a loacalização por: primeiro molar,  segundo molar e  dente siso ou terceiro molar.

 

Quando nascem os dentes molares?

Os dentes molares nascem em diferentes períodos, pois temos o nascimento dos dentes que pertencem à dentição de leite e mais tarde dos dentes da dentição definitiva. Então, os primeiros dentes molares a nascerem são: o primeiro molar de leite (entre os 14-18 meses), seguido do segundo molar de leite (aos 2 anos de idade). Quando existe a transição para a dentição definitiva, o primeiro dente a erupcionar é o primeiro molar definitivo (aos 6-7 anos), depois o segundo molar definitivo (aos 12-13 anos de idade) e, por fim, o dente do siso ou terceiro molar que pode erupcionar entre 17-21 anos de idade aproximadamente.

 

O dente molar cai?

Os únicos dentes molares que caem são os que passam pelo processo de transição da dentição de leite para a dentição definitiva. Durante esse processo, os dentes molares de leite vão cair para serem substituídos pelos dentes pré molares na dentição definitiva.

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online