FAQs
21 798 6781 Marcações

Sensibilidade nos dentes a alimentos frios e quentes, pode ser uma cárie dentária?

Geralmente, se a sensibilidade ocorre com alimentos frios e quentes, pode ser que tenha uma cárie dentária profunda e que esteja a atingir a região da polpa dentária (zona vital do dente), levando à necessidade de remover a cárie e desvitalizar o dente.


A sensibilidade dentária pode ser um dos sintomas de inflamação do dente?

É possível sentir mais sensibilidade dentária quando há inflamação do dente, chamada de pulpite.

Quando a polpa dentária é afetada, por aproximação de uma cárie dentária ou por fatores traumáticos, pode ocorrer a inflamação da polpa e danos nos nervos do dente, ou seja, ocorre a inflamação do dente, podendo ser necessário desvitalizar.


Ao mastigar sinto dor no dente, devo ir ao dentista?

Numa situação em que sente o seu dente diferente do habitual deve sempre recorrer a uma consulta de medicina dentária.

No caso específico de sentir o dente mais alto, pode ser recomendado que veja um médico dentista da área de endodontia para se avaliar a vitalidade e a viabilidade do dente.


Em que consiste desvitalizar? Porque são necessárias várias sessões?

Desvitalizar um dente implica a limpeza de canal ou canais dentários, substituindo o nervo do dente por com um material biocompatível para selar corretamente desde a ponta da raíz até à câmara pulpar.

O tratamento do canal dentário é feito em várias sessões para que se possa avaliar a resposta do dente ao longo do processo.


Um dente desvitalizado pode causar dor?

Apesar do nervo do dente ser removido e a dor inicial ter desaparecido, pode haver persistência de bactérias nos canais dentários e que pode levar a novas situações de dor.


O que quer dizer endodontia?

A Endodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica ao estudo e tratamento da parte vital do dente - a polpa dentária ou nervo do dente.

A endodontia inclui desvitalizar dentes, ou seja, remover o nervo dentário, limpar o canal dentário e preenchê-lo com outro material que seja biocompatível de forma a impedir a infiltração de bactérias.


Desvitalizar um dente dói?

Durante o procedimento de desvitalizar o dente, mais especificamente nas primeiras sessões, é administrada anestesia local, enquanto o canal dentário não está completamente limpo.


O que é uma pulpite?

Na presença de agressões, nomeadamente cárie dentária, a polpa dentária responde através de uma reacção inflamatória.

Portanto, quando o nervo do dente é afetado por esse tipo de lesões, a polpa reage, ocorrendo o processo que designa-se por pulpite. 


Quando a carie dentária atinge a polpa dentária, tenho que desvitalizar o dente?

Quando a cárie dentária se torna profunda ao ponto de atingir a polpa dentária, desvitalizar o dente torna-se a única forma de o salvar de manter a sua função. 


Acordei com um abcesso dentário e a cara inchada. O que devo fazer?

A presença de abcesso é uma das principais situações que justifica a ida a uma consulta de urgência de medicina dentária, mais especificamente da área de endodontia, para averiguar a origem do abcesso (pode ser de um dente, da gengiva ou de ambos).

Em conjunto com o abcesso apresentam-se sintomas como edema, dificuldade em abrir a boca ou mastigar, dor intensa e por vezes febre. 


Bolha na gengiva, pode ser o inicio de uma inflamação no dente?

Em primeiro lugar deve marcar uma consulta de medicina dentária para ter a certeza da origem dessa bolha.

Na verdade, mesmo sem dor no dente, essa manifestação pode ter origem numa inflamação e infecção que ocorreu no canal dentário. 


Um dente podre tem tratamento?

Um “dente podre” é assim muitas vezes chamado ao dente com um aspeto menos saudável e com falta de estrutura, o que indica a presença de cárie dentária e, possivelmente com danos na polpa dentária.

Contudo, se na consulta de medicina dentária for verificada estrutura dentária suficiente, é possível realizar um tratamento - desvitalização do dente e posteriormente a sua reabilitação, para restabelecer a sua função. 


A desvitalização de um dente pode ser feito em sessão única?

Sim, em certos casos a desvitalização pode ser feita em apenas uma sessão na qual é feita a abertura do dente , instrumentação dos canais e encerramento dos mesmos.

Por norma estas consultas são mais prolongadas e é um procedimento mais dispendioso.


Tenho um abcesso num dente e tenho febre. O que devo fazer?

A febre pode ser um dos sintomas de um abcesso e nesse caso deve marcar uma consulta com o seu médico dentista.

O aparecimento de febre na sequência de um abcesso, requer medicação adequada para o desaparecimento dos sintomas. 


Tenho um dente escuro sem dor, devo desvitalizar o dente ?

O escurecimento de um dente após um traumatismo (queda) deve se à necrose do dente e por isso o dente deve ser desvitalizado. Antes do procedimento deve ser excluída a hipótese de ter uma fratura através de raio-x e de sondagem.

Após a conclusão desvitalização podem ser realizados tratamentos de dentisteria para que o dente fique com uma coloração “normal”.


Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online