Tratamentos Dentários
21 798 6781 Marcações

A implantologia dentária é uma das  áreas da medicina dentária mais procuradas hoje em dia. Através da colocação de um implante dentário é possível substituir dentes perdidos e deixar para trás as incómodas e inestéticas próteses removíveis, aumentando exponencialmente a qualidade de vida dos pacientes.

 

Quais os benefícios de fazer um implante dentário?

Conforto - o implante vai substituir a raíz dos dentes naturais conferindo uma sensação semelhante a um dente verdadeiro.

Estética - permite um sorriso com aspecto natural e harmonioso.

Aumento qualidade vida - constitui uma solução fixa (ao contrário das próteses removíveis) conferindo uma maior qualidade de vida e conforto.

Mastigação mais eficiente - permite uma melhor distribuição das forças exercidas durante a mastigação resultando numa mastigação mais eficaz.

Auto-estima - por ser uma solução fixa e com aspecto natural, o paciente sente-se mais confiante contribuindo para a sua auto estima.

Implante Dentário

Tipos de implantes dentários

Actualmente a maioria dos implantes dentários utilizados são constituídos por uma liga de titânio bio-compatível porém recentemente surgiram os implantes de cerâmica que são uma solução extremamente estética ainda com pouco tempo de experiência, mas sem dúvida com grande margem de sucesso no futuro.

Acima de tudo o mais importante é a segurança dos nossos pacientes e por isso utilizamos implantes dentários de marcas acreditadas por Entidades Internacionais como o a MIS.

 

Implantes Unitários

O implante dentário unitário é colocado quando é necessário substituir apenas um dente. 

 

Vantagens dos implantes Unitários

  • Manutenção do volume ósseo uma vez que o implante vai substituir a raíz do dente perdido;
  • Mastigação eficiente;
  • Impede que os dentes vizinhos se movimentem e ocupem o espaço do dente perdido;
  • Melhoria estética;
  • Sensação de dente natural;
  • Reabilitação de um dente evitando o desgaste dos dentes adjacentes  para a colocação de uma ponte ou recurso a uma prótese removível;
  • Solução mais económica comparativamente à colocação de uma ponte;
  • Higiene semelhante à de um dente natural porque permite usar fio dentário.

 

Implantes Sobredentadura ou Overdenture

A sobredentadura ou overdenture é uma prótese removível total (com todos os dentes) que apoia sobre os implantes conferindo estabilidade e conforto.

Os implantes apresentam umas fixações que permitem o encaixe na prótese removível facilitando a sua colocação assim como a sua higiene oral diária.

 

Implantes All-on 4 ou All-on 6 

Constitui a reabilitação de uma arcada dentária com recurso à colocação de 4 implantes (All-on-4) ou de 6 implantes (All- on-6) e uma estrutura aparafusada ou cimentada que permite a colocação de todos os dentes.

 

Vantagens dos implantes All-on 4 e All-on 6:

  • Reabilitação total de uma arcada com 4 ou 6 implantes;
  • No dia da cirurgia os pacientes saem do consultório com uma estrutura provisória - ou seja saem já com "Dentes no próprio dia";
  • Minimiza a utilização de enxertos ósseos.

 

Implantes Zigomáticos

Em caso de extrema reabsorção óssea do maxilar superior também podem ser usados os implantes zigomáticos, que são ancorados no osso zigomático, daí apenas serem solução para o maxilar superior.

A colocação destes implantes dentários geralmente necessita de anestesia geral e deve ser realizada em meio hospitalar.

 

Implante carga imediata

Os implantes carga imediata são conhecidos pelos "dentes no próprio dia" e são o culminar da evolução e desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e dos materiais dentários aplicados à implantologia.

Em pacientes com boa densidade e qualidade ósseas é possível colocar um implante carga imediata e coroa provisória no mesmo dia da cirurgia sem comprometer a osteointegração dos implantes dentários.

Umas semanas mais tarde as coroas provisórias devem ser substituídas pelas coroas definitivas.

Implante Dentário

Colocação de implantes dentários

Antes da colocação é importante o paciente conhecer as etapas para a colocação de um implante:

  1. Consulta de avaliação e Planeamento da cirurgia
    A consulta de avaliação é imprescindível para compreender os motivos e expectativas do paciente assim como fazer uma avaliação dentária.
    O planeamento requer o estudo de exames radiológicos como ortopantomografia (panorâmica) e TAC (tomografia), de modo a determinar que implantes usar, necessidade de enxerto ósseo necessário enxerto ósseo e realizar a cirurgia de uma forma eficaz e segura.
    Após o estudo e planeamento cirúrgico o orçamento é apresentado e explicado detalhadamente ao paciente, e neste momento serão respondidas todas as suas quetões/ dúvidas.
     
  2. Etapa Cirúrgica
    A etapa cirúrgica inclui a desinfecção e anestesia do paciente, colocação do implante/implantes e recomendações e cuidados pós-cirúrgicos como medicação e higiene oral.
    A remoção da sutura  (pontos) é feita passados 7 dias após a cirurgia.
     
  3. Reabilitação Protética
    Em média 3 meses após a cirurgia (período de otsteointegração dos implantes) é realizado o processo de reabilitação protética dos implantes anteriormente colocados. Esta fase inclui as impressões (moldes) e colocação das coroas sobre os implantes.
     
  4. Manutenção
    Por fim temos a fase de manutenção que é tão ou mais importante que as fases anteriores descritas, que é a manutenção dos implantes.
    Estas consultas devem ser semestrais e permitem a higienização dos implantes assim como avaliação dos tecidos  peri-implantares.
    Paralelamente o paciente deve fazer uma higiene oral rigorosa dos implantes com fio dentário.

 

Qual o preço de um implante dentário?

O preço do implante dentário varia conforme as diferentes condicionantes existentes, como o tipo de implante utilizado, necessidade ou não de realizar enxerto ósseo e tipo de material usado na coroa definitiva.

Especialistas em Implantes e Aparelhos Dentários

O seu especialista em Implantes e aparelhos dentários. Somos uma clínica dentária em Lisboa que disponibiliza os melhores tratamentos de medicina dentária.

Aparelhos Dentários
Aparelhos Dentários

A ortodontia corrige dentes mal posicionados, espaços entre os dentes, oclusão dentária, melhorando a mastigação e favorecendo uma boa higiene oral.

saber mais
Próteses Dentárias
Próteses Dentárias

As próteses dentárias são das soluções mais procuradas na medicina dentária para os pacientes com falta de dentes e para melhorar a estética do seu sorriso, em geral.

saber mais
Invisalign
Invisalign

Invisalign é uma autêntica revolução na medicina dentária. É um aparelho invisível que alinha os dentes tortos, sem comprometer a estética e o conforto.

saber mais
Higiene Oral
Higiene Oral

A higiene oral é uma especialidade da medicina dentária com um papel fundamental no diagnóstico e prevenção de doenças dentárias.

saber mais
Odontopediatria
Odontopediatria

A odontopediatria engloba o diagnóstico, tratamento e a higiene oral das crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

saber mais
Dentisteria
Dentisteria

A dentisteria é mais do que a especialidade da medicina dentária que trata as famosas cáries dentárias ou as manchas pretas nos dentes.

saber mais
Branqueamento Dentário
Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário torna os seus dentes mais brancos, de forma indolor e relativamente rápida.

saber mais
Oclusão
Oclusão

A oclusão dentária corresponde à relação entre os dentes do maxilar superior e do maxilar inferior. É uma das áreas mais complexas da medicina dentária.

saber mais
Cirurgia Oral
Cirurgia Oral

A cirurgia oral está associada à extração de dentes, mas é muito mais do que isso! Ocupa-se do diagnóstico e do tratamento de lesões e patologias da cavidade oral.

saber mais
Endodontia
Endodontia

A endodontia é a especialidade da medicina dentária focada nas patologias da polpa dentária, designada por nervo do dente. É fundamental para a manutenção e recuperação dos seus dentes.

saber mais
Periodontologia
Periodontologia

Periodontologia é a área da medicina dentária dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças nos tecidos de suporte dos dentes: gengivas, ligamento periodontal e osso alveoloar.

saber mais

Acordos e Parcerias

Dentista Lisboa - Marque a Sua Consulta!

Preencha o formulário e receba a confirmação da consulta no seu email

Marcar Consulta