Tratamentos Dentários
21 798 6781 Marcações

A Oclusão dentária corresponde à relação entre os dentes do maxilar superior e do maxilar inferior. Sugere um conceito simples mas é das áreas mais complexas da medicina dentária e é peça chave nas principais funções como mastigar, falar, deglutir e até sorrir. A alteração da relação entre os dentes superiores e inferiores constitui uma má oclusão.

O funcionamento do sistema mastigatório resulta da acção conjunta de músculos, ossos, ligamentos, dentes e nervos. A articulação que permite os movimentos do maxilar inferior (que permite mastigar e falar) designa-se articulação temporo-mandibular - ATM.

A peça chave da oclusão é a Articulação Temporo-Mandibular (ATM) que é uma das articulações mais complexas do nosso corpo, fazendo a ligação entre o crânio e a mandíbula. Entre as superfícies ósseas a ATM tem um disco que juntamente com músculos mastigadores e ligamentos permite os movimentos de abertura/fecho da boca (rotação da ATM) assim como de deslizamento lateral (translação da ATM), fundamentais para a mastigação, fonética e deglutição.

Cada indivíduo tem duas articulações deste tipo - direita e esquerda -, situadas à frente dos ouvidos e que funcionam simultaneamente sempre que abrimos ou fechamos a boca, ou falamos.

Disfunção da Articulação Temporomandibular / DTM

Um distúrbio ao normal funcionamento entre o disco e as superfícies ósseas designa-se Disfunção Temporo-Mandibular / DTM. Aproximadamente 1 em cada 4 pessoas tem DTM sendo mais frequente entre os 20-40 anos.

A DTM é geralmente o resultado de várias alterações na articulação temporo-mandibular tornando-se difícil de apontar apenas uma única causa. As mais frequentes são:

• Traumatismos como um acidente de viação ou traumatismo;
  • Alterações estruturais das superfícies ósseas;
  • Inflamação da articulação como sinovite, capsule ou artrites;
  • Bruxismo (ranger os dentes);
  • Emocionais.

Como saber se tem disfunção da ATM?

Os sinais e sintomas são diversos mas os mais frequentes são dor no maxilar, dor no ouvido, sensibilidade, estalo da articulação quando fala ou come, desgastes nos dentes, dor de cabeça, diminuição na abertura da boca, sensação de desencaixe da articulação e má oclusão súbita (parece que os dentes não encaixam bem como antes).

Tratamento das DTM

Embora não exista uma cura para a DTM, existem diversos tratamentos que poderá seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. O seu médico dentista poderá recomendar um ou vários dos seguintes tratamentos:

• Anti-inflamatórios
  • Relaxantes musculares
  • Goteiras de relaxamento
  • Calor húmido
  • Correcção de posturas
  • Cirurgia ortográfica
  • Fisioterapia

Bruxismo

O bruxismo é uma actividade não funcional do sistema mastigatório. Parece uma patologia bizarra mas é muito comum na população e já todos ouvimos falar de ranger os dentes ou de alguém que parece que passa a noite a roer.

Resulta de uma hiperatividade muscular involuntária que leva a ranger os dentes e consequente desgaste dos dentes podendo ocorrer tanto durante o dia como durante a noite.

Antigamente pensava-se que estava associado a uma instabilidade oclusal devido ao mau posicionamento dos dentes na arcada dentária (dentes tortos), mas hoje em dia, novos estudos científicos apontam para uma panóplia de causas sendo as mais consensuais o stress, perturbações do sono, doenças do sistema nervoso central e certos medicamentos.

Sintomas do Bruxismo

O principal sintoma dos pacientes é o desgaste dentário, cansaço e dor no maxilar quando acordam. O bruxismo pode em alguns casos estar associado a uma disfunção temporo-mandibular, mas deve ser feita uma avaliação clínica cuidadosa de modo a determinar a melhor terapia.

O tratamento do bruxismo geralmente inclui a utilização de uma placa oclusal, massagem e aplicação de calor húmido na face.

Fontes:
The Bruxism Association, 2013.
Okeson J., Tratamento das desordens temporo-mandibulares e oclusão. 4ed 2000.
Ramfjord S., Ash M., Oclusão. 4ed 2006

Two Care Clínica Dentária

A Two Care Clínica Dentária dedica a sua atividade a tratamentos de medicina dentária como higiene oral, dentisteria, implantes dentários, oclusão, aparelhos dentários, periodontologia, odontopediatria, cirurgia oral e prótese dentárias

Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário é um tratamento indolor e relativamente rápido que torna os dentes mais brancos.

Implante Dentário

Com a colocação de um implante dentário é possível substituir dentes perdidos e deixar as incómodas e inestéticas próteses removíveis.

Higiene Oral

A higiene oral é uma especialidade da medicina dentária que tem um papel fundamental no diagnóstico e prevenção de doenças dentárias.

Periodontologia

Periodontologia é a área da medicina dentária dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças nos tecidos de suporte dos dentes: gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.

Odontopediatria

É a especialidade das nossas crianças! A odontopediatria engloba diagnóstico, tratamento e higiene oral das crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

Dentisteria

A Dentisteria não se resume apenas à especialidade da medicina dentária que trata as famosas cáries dentárias ou manchas pretas nos dentes. É muito mais do que isso!

Endodontia

A endodontia é a especialidade da medicina dentária focada nas patologias da polpa dentária, designada por nervo do dente. É fundamental para a manutenção e recuperação de dentes.

Cirurgia Oral

A cirurgia oral é associada apenas à extração de dentes mas é muito mais do que isso, ocupa-se do diagnóstico e tratamento de lesões/patologias da cavidade oral.

Aparelhos Dentários

A ortodontia corrige dentes mal posicionados, espaços entre os dentes, oclusão dentária, melhora a mastigação e favorece uma boa higiene oral.

Invisalign

Invisalign é uma autêntica revolução na medicina dentária, um aparelho dentário invisível que alinha os dentes tortos sem comprometer a estética e o conforto.

Próteses Dentárias

As próteses dentárias são das soluções mais procuradas na medicina dentária para os pacientes com falta de dentes e para melhorar no geral a estética do sorriso.

Acordos e Parcerias

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online