Tratamentos Dentários
21 798 6781 Marcações

A Oclusão dentária corresponde à relação entre os dentes do maxilar superior e do maxilar inferior. Sugere um conceito simples mas é das áreas mais complexas da medicina dentária e é peça chave nas principais funções como mastigar, falar, deglutir e até sorrir. A alteração da relação entre os dentes superiores e inferiores constitui uma má oclusão.

O funcionamento do sistema mastigatório resulta da acção conjunta de músculos, ossos, ligamentos, dentes e nervos. A articulação que permite os movimentos do maxilar inferior (que permite mastigar e falar) designa-se articulação temporo-mandibular - ATM.

A peça chave da oclusão é a Articulação Temporo-Mandibular (ATM) que é uma das articulações mais complexas do nosso corpo, fazendo a ligação entre o crânio e a mandíbula. Entre as superfícies ósseas a ATM tem um disco que juntamente com músculos mastigadores e ligamentos permite os movimentos de abertura/fecho da boca (rotação da ATM) assim como de deslizamento lateral (translação da ATM), fundamentais para a mastigação, fonética e deglutição.

Cada indivíduo tem duas articulações deste tipo - direita e esquerda -, situadas à frente dos ouvidos e que funcionam simultaneamente sempre que abrimos ou fechamos a boca, ou falamos.

Disfunção da Articulação Temporomandibular / DTM

Um distúrbio ao normal funcionamento entre o disco e as superfícies ósseas designa-se Disfunção Temporo-Mandibular / DTM. Aproximadamente 1 em cada 4 pessoas tem DTM sendo mais frequente entre os 20-40 anos.

A DTM é geralmente o resultado de várias alterações na articulação temporo-mandibular tornando-se difícil de apontar apenas uma única causa. As mais frequentes são:

  • Traumatismos como um acidente de viação ou traumatismo;
  • Alterações estruturais das superfícies ósseas;
  • Inflamação da articulação como sinovite, capsule ou artrites;
  • Bruxismo (ranger os dentes);
  • Emocionais.

 

Como saber se tem disfunção da ATM?

Os sinais e sintomas são diversos mas os mais frequentes são dor no maxilar, dor no ouvido, sensibilidade, estalo da articulação quando fala ou come, desgastes nos dentes, dor de cabeça, diminuição na abertura da boca, sensação de desencaixe da articulação e má oclusão súbita (parece que os dentes não encaixam bem como antes).

Tratamento das DTM 

Embora não exista uma cura para a DTM, existem diversos tratamentos que poderá seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. O seu médico dentista poderá recomendar um ou vários dos seguintes tratamentos:

  • Anti-inflamatórios
  • Relaxantes musculares
  • Goteiras de relaxamento
  • Calor húmido
  • Correcção de posturas
  • Cirurgia ortográfica
  • Fisioterapia

 

Bruxismo

O bruxismo é uma actividade não funcional do sistema mastigatório. Parece uma patologia bizarra mas é muito comum na população e já todos ouvimos falar de ranger os dentes ou de alguém que parece que passa a noite a roer.

Resulta de uma hiperatividade muscular involuntária que leva a ranger os dentes e consequente desgaste dos dentes podendo ocorrer tanto durante o dia como durante a noite. 

Antigamente pensava-se que estava associado a uma instabilidade oclusal devido ao mau posicionamento dos dentes na arcada dentária (dentes tortos), mas hoje em dia, novos estudos científicos apontam para uma panóplia de causas sendo as mais consensuais o stress, perturbações do sono, doenças do sistema nervoso central e certos medicamentos.

 

Sintomas do Bruxismo

O principal sintoma dos pacientes é o desgaste dentário, cansaço e dor no maxilar quando acordam. O bruxismo pode em alguns casos estar associado a uma disfunção temporo-mandibular, mas deve ser feita uma avaliação clínica cuidadosa de modo a determinar a melhor terapia.

O tratamento do bruxismo geralmente inclui a utilização de uma placa oclusal, massagem e aplicação de calor húmido na face.


Fontes:
The Bruxism Association, 2013.
Okeson J., Tratamento das desordens temporo-mandibulares e oclusão. 4ed 2000.
Ramfjord S., Ash M., Oclusão. 4ed 2006

Especialistas em Implantes e Aparelhos Dentários

O seu especialista em Implantes e aparelhos dentários. Somos uma clínica dentária em Lisboa que disponibiliza os melhores tratamentos de medicina dentária.

Implante Dentário
Implante Dentário

O implante dentário substitui os dentes perdidos sem necessidade de usar próteses incómodas e inestéticas.

saber mais
Aparelhos Dentários
Aparelhos Dentários

A ortodontia corrige dentes mal posicionados, espaços entre os dentes, oclusão dentária, melhorando a mastigação e favorecendo uma boa higiene oral.

saber mais
Próteses Dentárias
Próteses Dentárias

As próteses dentárias são das soluções mais procuradas na medicina dentária para os pacientes com falta de dentes e para melhorar a estética do seu sorriso, em geral.

saber mais
Invisalign
Invisalign

Invisalign é uma autêntica revolução na medicina dentária. É um aparelho invisível que alinha os dentes tortos, sem comprometer a estética e o conforto.

saber mais
Higiene Oral
Higiene Oral

A higiene oral é uma especialidade da medicina dentária com um papel fundamental no diagnóstico e prevenção de doenças dentárias.

saber mais
Odontopediatria
Odontopediatria

A odontopediatria engloba o diagnóstico, tratamento e a higiene oral das crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

saber mais
Dentisteria
Dentisteria

A dentisteria é mais do que a especialidade da medicina dentária que trata as famosas cáries dentárias ou as manchas pretas nos dentes.

saber mais
Branqueamento Dentário
Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário torna os seus dentes mais brancos, de forma indolor e relativamente rápida.

saber mais
Cirurgia Oral
Cirurgia Oral

A cirurgia oral está associada à extração de dentes, mas é muito mais do que isso! Ocupa-se do diagnóstico e do tratamento de lesões e patologias da cavidade oral.

saber mais
Endodontia
Endodontia

A endodontia é a especialidade da medicina dentária focada nas patologias da polpa dentária, designada por nervo do dente. É fundamental para a manutenção e recuperação dos seus dentes.

saber mais
Periodontologia
Periodontologia

Periodontologia é a área da medicina dentária dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças nos tecidos de suporte dos dentes: gengivas, ligamento periodontal e osso alveoloar.

saber mais

Acordos e Parcerias

Dentista Lisboa - Marque a Sua Consulta!

Preencha o formulário e receba a confirmação da consulta no seu email

Marcar Consulta