FAQs
21 798 6781 Marcações

Dentes


Quantos dentes temos?

A dentição humana é formada por 32 dentes.


Qual o nome dos dentes?

A dentição humana tem 4 tipos de dentes: incisivos (centrais ou laterais), caninos, pré-molares e molares. 


Quantos dentes tem a dentição definitiva?

A dentição definitiva tem 8 dentes incisivos, 4 dentes caninos, 8 dentes pré-molares e 12 dentes molares.


Com que idade surgem os dentes da dentição definitiva?

Durante o crescimento da criança, ocorre a transição da dentição de leite para a dentição definitiva, que começa com a erupção dos primeiros dentes molares por volta dos 6 anos de idade, terminando com a erupção dos terceiros dentes molares, os dentes do siso, que serão os últimos dentes definitivos a nascerem por volta dos 17-21 anos.


Quando nascem os primeiros dentes?

A dentição humana tem início com a dentição de leite, através do nascimento dos dentes incisivos inferiores de leite, entre os 6-8 meses e, os dentes incisivos superiores de leite, entre os 9-10 meses.

A criança completa a sua dentição de leite com o nascimento dos segundos dentes molares de leite com cerca de 2-3 anos de idade.


Quais são os primeiros dentes a nascer?

Cronologicamente, os primeiros dentes a nascer são os dentes incisivos inferiores de leite, por volta dos 6-8 meses, seguidos pelos dentes incisivos superiores de leite entre os 9 e 10 meses de idade.


Com que idade a dentição definitiva fica concluída?

A erupção dentária termina quando a dentição definitiva já se encontra constituída por todos os dentes definitivos, o que acontece por volta dos 17-21 anos de idade com a erupção dos últimos dentes molares, os terceiros molares ou dentes do siso.


Quantos dentes do siso tem o ser humano?

Geralmente a dentição humana possui 4 dentes do siso, dois dentes por cada maxilar.


Quando nascem os dentes de leite?

A dentição de leite inicia-se com a erupção dos dentes incisivos inferiores de leite entre os 6-8 meses e termina com a erupção dos segundos dentes molares de leite por volta dos 2-3 anos de idade.


Com quantos anos começam a cair os primeiros dentes de leite?

Por norma os primeiros dentes de leite a cair são os incisivos inferiores por volta dos 6-7 anos de idade.


O que é a dentição mista?

Com a erupção dos primeiros molares definitivos, entre os 6-7 anos, começa o período dentição mista - nesta fase a criança tem dentes de leite e definitivos simultaneamente.

A dentição mista termina quando o último dente de leite cai dando início à dentição definitiva.


DENTES INCISIVOS


Quantos dentes incisivos temos?

Na dentição humana temos, no total, 8 dentes incisivos: 4 dentes incisivos superiores e 4 dentes incisivos inferiores.

Os incisivos quer superiores como inferiores designam-se centrais e laterais consoante a sua posição na arcada dentária.


Com que idade nascem os dentes incisivos da dentição definitiva?

Na dentição definitiva, os dentes incisivos nascem, geralmente, entre os 6 e os 7 anos de idade na seguinte ordem: dentes incisivos centrais inferiores, dentes incisivos centrais superiores e, por último, os restantes 4 dentes incisivos laterais (superiores e inferiores).


Qual a função dos dentes incisivos?

Os dentes incisivos têm como função prender e cortar os alimentos.


Com quantos meses nascem os incisivos do bebé?

Por volta dos 6-8 meses de idade, nascem os primeiros dentes incisivos inferiores do bebé e, logo depois, por volta dos 9-10 meses, nascem os primeiros dentes incisivos superiores.


DENTES CANINOS


Quando nascem os caninos definitivos?

Os caninos definitivos erupcionam entre os 9 e os 11 anos, sendo que geralmente surge primeiro o dente canino inferior e só depois o canino superior.


Qual a função dos dentes caninos?

A anatomia é uma das características dos dentes que mais influenciam a sua função e canino não é excepção.

Devido à sua anatomia afiada com uma cúspide pontiaguda, este é o tipo de dente que vai assegurar a função de prender, rasgar e cortar os alimentos durante a mastigação.


O meu filho tem os caninos tortos (“encavalitados”). O que devo fazer? Tem tratamento?

Umas das principais causas dos caninos quando erupcionam adquirirem uma posição anómala, vulgarmente apelidados de encavalitados, é a falta de espaço na arcada dentária.

Quando esta situação é detectada pelos pais a criança deve ser consultada por um médico dentista para avaliar o caso e determinar um plano de tratamento .


Quantos caninos temos na dentição definitiva?

A dentição humana é constituída por 4 dentes caninos tanto na dentição de leite como na dentição definitiva.


Com que idade nascem os caninos do bebé?

Na criança, os dentes caninos de leite surgem por volta dos 18-24 meses. 


Porque é que os caninos são mais amarelados?

Os dentes são constituídos por uma camada exterior de esmalte e uma camada mais interna de dentina que são responsáveis, entre outras funções, pela cor dos dentes. A dentina, camada interna, é amarela enquanto esmalte é branco translúcido.

Como os caninos são os dentes que têm uma maior camada de dentina apresentam uma cor mais amarelada.


DENTES PRÉ-MOLARES


Quantos pré-molares temos?

Na totalidade, a dentição humana é constituída por 8 dentes pré-molares (4 dentes pré-molares superiores e 4 dentes pré-molares inferiores), que pertencem exclusivamente à dentição definitiva.


Também existem pré-molares na dentição de leite?

A dentição de leite não tem pré-molares, apenas incisivos, caninos e molares. 


Com que idade nascem os pré-molares?

Durante a dentição definitiva, após a erupção dos dentes caninos inferiores, ocorre a erupção do primeiro pré-molar seguido do segundo pré-molar, por volta dos 10 anos de idade.


Quais as funções dos pré-molares?

Os dentes pré-molares têm a função de esmagar e triturar os alimentos.


DENTES MOLARES


Os dentes molares caem?

Os dentes molares de leite caem por volta dos 10-11 anos e são substituídos pelos pré-molares na dentição definitiva. 


Qual a importância do primeiro molar que nasce por volta dos 6 anos?

O primeiro molar da dentição definitiva é essencial para o desenvolvimento de uma oclusão correcta e é considerado a chave da oclusão. 


Quando nascem os molares do bebé?

Os dentes molares do bebé, também conhecidos como molares de leite, nascem entre os 14-18 meses e os 24-30 meses. O primeiro a nascer é o primeiro molar, entre os 14 e os 18 meses, enquanto que o segundo molar erupciona por volta dos 24 e os 30 meses, sendo os últimos dentes da dentição de leite a erupcionar.


Quantos molares tem a dentição de leite?

A dentição de leite apenas possui 4 dentes molares por maxilar: primeiro molar de leite e segundo molar de leite.


Quantos molares tem a dentição definitiva?

A dentição definitiva completa possui 12 molares, que se classificam desta forma: primeiro molar (2 superiores e 2 inferiores), segundo molar (2 superiores e 2 inferiores) e terceiro molar, ou dente do siso, (2 superiores e 2 inferiores). 


O dente do siso é um molar?

Na dentição humana, os últimos dentes a erupcionar na dentição definitiva são os terceiros molares, também conhecido como dentes do siso.


DENTES DO SISO


Com que idade nascem os dentes do siso?

Os dentes do siso surgem por volta dos 17-21 anos de idade.


O que é um siso incluso?

Um siso incluso não é nada mais do que um dente que não erupciona totalmente, podendo originar um dente do siso inflamado.

Isto pode acontecer por inúmeros motivos e podem surgir outros sintomas que conduzam à necessidade de tirar o dente do siso ou, algumas vezes, pode não ter sintoma algum e não haver necessidade de extração.


É obrigatório tirar os risos inclusos?

Não existe uma obrigatoriedade relativamente a tirar o dente do siso.

Os dentes do siso, quando estão inclusos, podem potencialmente criar problemas nos dentes adjacentes, dor, inflamação da gengiva, dificuldade em higienizar e por isso são aconselhados a ser extraídos.


Quanto dentes do siso temos?

Por norma, temos 4 dentes do siso, 2 dentes do siso superiores e 2 dentes do siso inferiores, de cada lado da arcada, imediatamente a seguir aos segundos molares. 


O dente do siso pode causar dor de cabeça?

Por vezes, os dentes do siso podem provocar dores de cabeça e outros sintomas assim como dores de ouvido, dores nos maxilares ou mesmo dificuldades de abertura da boca.

Estes podem ser sintomas de um dente do siso inflamado e que o devem conduzir a uma consulta de medicina dentária para lhe ser aconselhado o tratamento mais indicado.


O dente do siso tem raíz?

O dente do siso à semelhança de todos os outros dentes da dentição definitiva, tem raízes. O dente do siso é um terceiro molar, que tem entre 2 a 3 raízes. 


Quantos dias demoro a recuperar após tirar um siso?

Geralmente, o tempo de cicatrização varia muito consoante o tipo de intervenção que foi feita, o número de dentes que foram tirados e os cuidados tidos depois da cirurgia.

Se precisa de tirar um dente do siso, é importante saber que a recuperação total deste tipo intervenção pode chegar a 1 semana.

Por isso aconselhe-se com os seu médico dentista e faça todas as questões necessárias para que seja possível ter uma boa recuperação.


Sinto dor no maxilar e dificuldade em abrir a boca. Vou ter que arrancar o siso?

Em alguns casos, a erupção do dente do siso ou um dente do siso inflamado podem causar dores de ouvido e dificuldades em abrir a boca. Quando estes sintomas surgem, muitas vezes, indicam a necessidade de tirar o dente do siso.

Para todos os efeitos, o que deve fazer é dirigir-se a uma consulta de medicina dentária para avaliar e lhe ser indicado o tratamento mais adequado.


Quais os sintomas da erupção do dente do siso?

Durante a erupção dos dentes do siso, as queixas de dor e mal-estar por parte dos pacientes são frequentes, assim como a inflamação da gengiva que circunda e recobre o dente, dor, pressão, dificuldade em abrir a boca, dor de ouvido e cabeça.


Tirei um dente do siso, tenho a cara inchada e sinto dor. O que devo fazer?

Se tirou um dente do siso recentemente, é natural o aparecimento de dor e algum inchaço. Depois de aplicar todas as medidas recomendadas pelo seu médico, se os sintomas persistem, o melhor a fazer é contactar o seu médico dentista para avaliar a situação.


Quais os cuidados a ter após arrancar um dente do siso?

Após arrancar um dente do siso as recomendações mais frequentes são:

  • Morder uma compressa durante 20 minutos após a extracção do dente; 
  • Evitar bochechos durante 2-3 dias;
  • Aplicação de gelo; 
  • Alimentação mais mole e pouco quente; 
  • Evitar prática desportiva nos primeiros dias; 
  • Manter a higiene oral diária com escovagem (sem bochechar);
  • Tomar a medicação prescrita.

Estas recomendações podem variar consoante o caso e por isso tome nota de todas as recomendações dadas pelo seu médico dentista.


Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online