FAQs
21 798 6781 Marcações

O que é uma coroa dentária?

A coroa dentária é uma solução de prótese fixa que pode ser colocada sobre um dente ou sobre um implante e que devolve ao dente o seu aspeto natural, estrutura perdida e função.

É um tipo de tratamento fixo e que o paciente não consegue remover. 


Que tipos de coroas dentárias existem?

As coroas dentárias podem ser classificadas quanto ao seu material de confecção (coroas dentárias de resina, cerâmica, metalocerâmicas e zircónia) e, quanto à função da prótese propriamente dita, podendo ser uma coroa dentária definitiva ou provisória, sendo esta última colocada durante o período de fabrico da coroa dentária definitiva.

As coroas podem ser colocadas sobre dentes naturais ou sobre implantes.


Quais as etapas para colocar uma coroa dentária?

A colocação da coroa dentária implica alguns passos tais como:

  • Avaliação da raiz e da estrutura do dente, para ser escolhido o material mais adequado na confecção da coroa dentária;
  • Discussão com o paciente sobre as etapas do procedimento e esclarecimento de dúvidas relativas ao tratamento;
  • Preparação do dente que vai receber a coroa dentária;
  • Colocação da coroa dentária provisória;
  • Moldes;
  • Colocação da coroa dentária definitiva;
  • Instruções de manutenção da coroa dentária e de uma higiene oral adequada.

Existem coroas metal free?

O tipo de coroas dentárias que não incluem um revestimento metálico são as coroas dentárias em resina, cerâmica pura e em zircónia. As coroas sem este tipo de revestimento por norma permitem menores resultados estéticos. 


Um dente com coroa pode ter cárie?

Muitas vezes, nas consultas de medicina dentária, um dos problemas que surgem nos dentes com coroas dentárias, é o aparecimento de cárie na estrutura que apoia a coroa devido à infiltração de bactérias, pondo em risco tanto o dente como a coroa dentária.


Em que casos está indicada uma coroa dentária de cerâmica pura?

A coroa dentária de cerâmica pura está indicada para casos em dentes anteriores (da frente) em que há grande exigência estética, permitindo obter resultados muito naturais aliados a boa resistência e durabilidade.


Uma coroa em cerâmica é resistente?

Uma prótese dentária fixa como a coroa dentária cerâmica apresenta grande resistência e durabilidade.


Quais as indicações para a colocação de uma coroa cerâmica?

A coroa dentária é um tipo de prótese fixa que devolve ao dente o seu aspeto natural e que simultaneamente aumenta a sua resistência.

A colocação de uma coroa dentária encontra-se indicada em casos de dentes com cáries muito extensas, dentes fraturados, dentes com restaurações muito antigas, com diferentes tonalidades, dentes com diferentes dimensões e desalinhados.

Este tipo de material é escolhido devido às suas qualidades estéticas.


Fico sem dente enquanto aguardo por uma coroa fixa?

Quando é proposto a colocação de uma coroa num dente, enquanto a coroa é confeccionada pelo laboratório, é colocada uma coroa provisória no lugar da futura coroa dentária definitiva.

Por isso, enquanto espera pela sua prótese fixa definitiva, a falta de dente não é algo com que tenha de se preocupar.


A coroa provisória é resistente?

Geralmente, a coroa dentária provisória tem uma resistência inferior à da coroa definitiva, visto ser de um material menos resistente.  

Enquanto usa a coroa provisória deve manter uma higiene oral controlada e evitar alimentos mais duros e difíceis de mastigar para evitar o descolamento da coroa provisória.


Tenho coroas nos dentes da frente e junto à gengiva uma linha escura. Devo marcar consulta?

É possível que as coroas sejam metalo-cerâmicas que tem uma base metálica e são revestidas por cerâmica, e a linha escura corresponda à terminação da coroa. Uma das causas é a alteração do contorno da gengiva em torno da coroa.

Contudo, o ideal é marcar uma consulta de medicina dentária, para que o seu médico determine o motivo pelo qual surgiu essa linha escurecida junto à gengiva e avaliar o tratamento adequado para resolver a questão.


O que é uma faceta dentária?

A faceta é um tratamento de prótese fixa que corresponde a uma fina camada de resina ou cerâmica que é cimentada à face vestibular dos dentes (face visível do dente).

A colocação de facetas implica uma preparação da superfície do dente com desgaste da sua estrutura.


A colocação de uma faceta implica o desgaste do dente?

A colocação de uma faceta dentária implica o desgaste, embora reduzido, da superfície do dente para compensar a espessura da faceta e manter o volume do dente. 


Para colocar uma faceta o dente tem de estar desvitalizado?

Apesar de ser necessário um desgaste para a colocação de uma faceta dentária, esse desgaste é ligeiro, não sendo necessária a sua desvitalização.


As facetas são um tratamento reversível?

A colocação de facetas dentárias é um tratamento irreversível.


Quais as indicações para a colocação de uma faceta?

As facetas estão indicadas para dentes que necessitem de corrigir o seu formato ou cor.

Entre outras situações são aconselhadas para dentes com manchas, dentes escurecidos, dentes com restaurações antigas com colorações diferentes, dentes desgastados ou fraturados e para corrigir pequenas rotações melhorando o alinhamento dentário.


Quais as desvantagens de colocar facetas dentárias?

A principal desvantagem de colocar uma faceta dentária é o facto de ser necessário desgastar a superfície do dente e poder causar sensibilidade dentária.


O bruxismo é uma contra indicação para colocar uma faceta dentária?

A presença de hábitos parafuncionais como o bruxismo é uma contraindicação para a colocação de facetas porque o aumento das forças exercidas pode acelerar o desgaste das facetas, e inclusivamente levar à sua fratura. 


Qual a diferença entre uma faceta e uma “lente de contacto”?

A lente de contacto é um tipo de faceta mas com menor espessura. 


Falta-me um dente, que opções tenho?

A falta de um dente que se torna evidente quando sorrimos é uma queixa frequente na nossa consulta e a causa de grande desconforto nos pacientes. Para a colocação do dente temos as seguintes opções:

  • Colocação de um implante e coroa sobre implante;
  • Colocação de uma ponte , que permite ocupar o espaço vazio do dente mas implica desgastar os dentes adjacentes para apoiar a ponte;
  • Colocação de uma prótese removível.

Que tipo de prótese dentária removível existe?

As próteses removíveis podem ser classificadas consoante o número de dentes e o tipo de material de fabrico.

As próteses podem ser totais, substituindo todos os dentes de um maxilar ou parciais se substituirem apenas alguns dentes.

Relativamente ao material de fabrico as próteses podem ser acrílicas , esqueléticas (base metálica revestida com acrílico) e de acrílico flexível.


O que é uma prótese removível?

A prótese removível é um dispositivo prótese parcial removível, é um dispositivo protético confeccionado com metal e acrílico para repor a estética e mastigação perdidos pela ausência de um ou mais dentes, e que pode ser removida a qualquer tempo.


Quais os problemas associados ao uso de uma prótese?

Vários problemas podem surgir com o uso diário da ponte móvel, como danos aos dentes de suporte, traumas sobre gengivas e mucosas, dificuldade para fonação e mastigação, além da baixo autoestima associada à insegurança estética com o dispositivo.


Durante a noite, a prótese dentária deve ficar num copo com água?

Diariamente a prótese removível deve ser higienizada com escova apropriada para próteses (são mais rijas) e durante a noite devem ser mantidas em local seco (por exemplo dentro da caixa da prótese).

O descanso noturno da prótese é fundamental para a saúde oral evitando infecções nas mucosas indesejadas.


Parti um dente, quais as vantagens de uma coroa dentária?

No caso de partir o dente, implica reabilitar a sua forma e estrutura.

Nesse caso, a coroa dentária é o tipo de prótese dentária fixa escolhido pois é amplamente utilizada pela sua qualidade estética e que permite um resultado muito natural apresentando uma boa durabilidade.


Quais as vantagens de uma prótese dentária fixa?

Quando comparada à prótese dentária removível, a prótese dentária fixa apresenta maior conforto, melhor estética, maior resistência e durabilidade e melhor capacidade de mastigação.


Tenho coroas nos dentes, devo usar fio dentário diariamente?

Deve usar o fio dentário diariamente associado a uma escovagem duas vezes por dia com pasta com flúor e bochecho com colutório (de acordo com recomendação).

Uma correcta higiene oral previne o aparecimento de cáries e de problemas gengivais, prolongando o tempo de vida das coroas.

Caso tenha dúvidas sobre a melhor forma de higienizar os seus dentes, peça ajuda ao seu médico. Deve visitar o seu dentista/higienista oral a cada 6 meses para fazer a higiene oral em consultório.


Como devo fazer a higiene diária das minhas próteses dentárias?

A prótese removível pode acumular muitas bactérias e fungos senão for higienizada cuidadosamente todos os dias.

A higiene da prótese inclui a escovagem com escova própria para prótese, desinfecção com pastilhas efervescentes uma vez por semana, durante o dia pode até usar toalhitas próprias para prótese para ajudar na limpeza quando está fora de casa.

Para além destes cuidados, deve sempre remover a prótese removível ao deitar e colocando-a num local seco para manter a integridade da prótese. 

Contudo, se tem dúvidas em relação à forma como deve escovar e manter higienizada a sua prótese dentária, esclareça-as na sua consulta de medicina dentária.


Que tipos de próteses dentárias existem?

Existem várias soluções de próteses dentárias para a falta de dentes ou para resolver problemas dentários estéticos - próteses removíveis e próteses fixas.

As próteses removíveis podem ser acrílicas, flexíveis e esqueléticas, ou apoiadas sobre implantes.

As próteses fixas englobam as coroas apoiadas sobre dente ou sobre implante, pontes apoiadas sobre dentes ou implantes e facetas.


Qual a duração do tratamento até ter a prótese?

Geralmente para a obtenção de uma prótese dentária são necessárias 4 consultas de medicina dentária, e entre 3-4 semanas para a prótese ser entregue.


Qual o material usado numa prótese removível ou esquelética?

Uma prótese acrílica é constituída como o nome indica por resina acrílica (biocompatível), enquanto que a prótese esquelética caracteriza-se pela sua base em metal (cromo-cobalto) revestida por resina acrílica.


Quais as vantagens de ter uma prótese flexível?

Na gama das próteses removíveis, comparativamente às próteses acrílicas, a prótese flexível proporciona maior conforto, melhor estética, retenção pela presença de abas e maior durabilidade, visto que a sua maior elasticidade faz com que prótese flexível resista mais às forças da mastigação a que é sujeita.


Tenho uma prótese larga, é possível “preencher” a prótese para ficar mais justa?

Na consulta de medicina dentária, depois de ser observado por um dentista, este irá determinar se encontra as condições ideais para conseguir fazer um “preenchimento” da prótese removível ou se há a necessidade de realizar uma nova prótese dentária.


O que é uma prótese fixa?

Na medicina dentária temos uma vasta área que engloba as coroas dentárias, pontes dentárias e facetas dentárias que se denomina de Próteses Fixas.

Uma prótese fixa propriamente dita é uma solução para reabilitar um dente através da colocação de uma estrutura criada laboratorialmente e que lhe confere uma anatomia e estética o mais natural possível, que não pode ser removida pelo paciente.


O que é uma prótese dentária fixa sobre implantes?

É uma prótese dentária fixa que apoia sobre implantes podendo ser aparafusada ou cimentada. Este tipo de prótese inclui as coroas sobre implantes, ponte sobre implantes e dentadura fixa sobre implantes.


Após a colocação dos implantes, devo esperar para colocar uma prótese dentária fixa?

Na colocação da prótese fixa sobre implantes geralmente aguarda-se um período mínimo de 3 meses após a colocação dos mesmos, exceptuando as vezes em que se pretende colocar implantes de carga imediata, que implica a colocação da coroa dentária provisória no mesmo dia da cirurgia, sendo substituída pela coroa dentária definitiva umas semanas mais tarde. 


De que forma uma prótese dentária fixa é colocada sobre um implante?

A prótese dentária fixa é apoiada sobre o implante de duas formas possíveis: aparafusada ou cimentada.


Em que situações se aconselha uma dentadura fixa?

A dentadura fixa é aconselhada para pacientes que não tenham dentes num dos maxilares ou em ambos.


Tenho várias coroas dentárias, com que frequência devo fazer a Higiene Oral?

É fundamental ir a uma consulta de higiene oral de 6 em 6 meses para manutenção da coroas e avaliação de todos os dentes. 

Diariamente deve escovar com pasta dentífrica fluoretada no mínimo 2 vezes por dia, fio dentário uma vez por dia e bochecho com colutório.


Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online