Dentes
21 798 6781 Marcações

Os dentes do siso são também conhecidos popularmente como “dentes do juízo” devido à sua erupção ocorrer na altura da transição da adolescência para a idade adulta. Os dentes do siso são dentes que, muitas vezes, não chegam a erupcionar ou apenas erupcionam ligeiramente. 

Posto isto, nesta fase da dentição definitiva, acaba por ser decidido que é necessário tirar o dente do siso devido ao seu mau posicionamento, por causar forte sensação de mal-estar e dores no indivíduo.

 

O que é o dente do siso?

Os dentes do siso correspondem aos terceiros molares e são os últimos dentes dos maxilares na dentição definitiva. Estes dentes apenas erupcionam na dentição definitiva, podendo isso acontecer entre os 17-21 anos de idade.

 

Qual a função dos dentes do siso?

Quando bem posicionados na arcada maxilar, os dentes do siso têm a mesma função dos restantes dentes molares, ou seja, esmagar e tritura os alimentos.

 

Quantos dentes do siso temos?

Por norma existem 4 dentes do siso, 2 dentes superiores e 2 inferiores. Contudo, atualmente, é muito comum a presença de apenas 3, 2,1 ou mesmo nenhum dente do siso. O que também pode acontecer é o individuo possuir todos os dentes do siso (comprovado apenas com imagem radiografica) mas, por algum motivo, os dentes não erupcionam, ou erupcionam ligeiramente, ou só erupcionam alguns desses dentes.

 

Dente do siso sintomas

Durante a erupção dos dentes do siso, são frequentes as queixas de dor e mal-estar por parte dos pacientes, assim como a descrição de um dente do siso inflamado. Por isso, é importante saber que os principais sintomas da erupção dos dentes do siso são a inflamação e o inchaço da gengiva na região dos dentes, dor e, em alguns caos, sangramento da gengiva que contacta com o dente do siso a erupcionar.

 

Quais os problemas que o dente siso pode causar?

Os dentes do siso, em certos casos, podem causar inchaços na face, dores de ouvido, dores de cabeça, dores nos maxilares, dificuldade de abertura da boca, inflamação dos gânglios abaixo da mandibula, mau hálito, úlceras por trauma na região em redor do dente do siso e mucosa jugal e o aparecimento de cáries nos dentes imediatamente adjacentes aos dentes do siso.

 

O dente do siso nasce com quantos anos?

Teoricamente, na dentição humana, é espectável que os dentes do siso erupcionem entre os 17 e os 21 anos de idade, marcando assim a fase completa da dentição definitiva. Contudo, muitos indivíduos experienciam a erupção dos dentes do siso mais tarde ou mesmo nunca, quando não possuem esses dentes.



 

O dente do siso nasce em cima ou em baixo?

Os dentes do siso erupcionam no maxilar superior e no maxilar inferior. Regra geral cada indivíduo tem dois dentes do siso no maxilar superior e dois dentes do siso no maxilar inferior. Apesar de serem muitos os fatores que ocorrem durante a dentição definitiva que podem impedir e influenciar o nascimento dos dentes do siso, na presença desses dentes, em ambos os maxilares, eles acabam por nascer em cima e em baixo, por isso teremos dentes do siso superiores e inferiores.

 

Quando o dente do siso nasce dói?

Quando o dente do siso nasce, as queixas do paciente revelam a presença de um dente do siso inflamado. Por isso, a dor é um dos sintomas mais comuns durante a erupção do dente do siso, em conjunto com inflamação, inchaço da gengiva e, algumas vezes, sangramento gengival na zona correspondente ao dente do siso.

 

O dente do siso pode causar dor de cabeça?

Em alguns casos, os dentes do siso podem de facto provocar dores de cabeça e outros sintomas assim como dores de ouvido, dores nos maxilares ou mesmo dificuldades na abertura da boca.

 

O Dente do Siso tem raiz?

O dente do siso é um terceiro molar e, como dente molar que é, tem entre duas a três raízes, dependendo da posição que ocupa na boca. Se for um dente do siso superior (molar superior), temos um dente com três raízes, enquanto que um dente do siso inferior (molar inferior), temos um dente com duas raízes.

 

Extrair Dente do Siso

Os dentes dos siso impactados (que não erupcionam totalmente ) têm indicação para ser removidos apartir do momento em que são diagnosticados. 

A causa mais frequente para a impactação dos dentes siso é uma falha na rotação dos dentes durante o sue desenvolvimento e a segunda é a falta de espaço na arcada maxilar para que o dente erupcione na sua posição. Os pacientes mais jovens toleram melhor a cirurgia para extração de dentes do siso, tem melhor cicatrização e melhor regeneração dos tecidos. 

 

A extração de dentes do siso previne o aparecimento de:

  • Doença periodontal: A presença de um molar impactado diminui a quantidade de osso entre o dente do siso e o dente vizinho, juntamente com a dificuldade em higienizar corretamente esta zona é possível que se desenvolva uma inflamação da gengiva em redor do dente. 
  • Cáries: Quando um dente do siso está impactado ou semi incluso, a escovagem dos dentes naquela zona torna-se mais difícil, favorecendo o aparecimento de cáries, quer no dente do siso como no molar adjacente.
  • Pericoronarite: A pericoronarite corresponde a uma infeção bacteriana dos tecidos moles (gengiva e mucosa) que rodeiam o dente incluso ou semi incluso, que se caracteriza por um edema local dos tecidos e dor. Na sua forma mais ligeira é tratada com limpeza da zona, e numa mais forma mais severa é tratada com extração do dente incluso em associação com antibiótico.
  • Reabsorção radicular: Ocasionalmente um dente impactado pode causar pressão sobre as raízes de um dente adjacente e causar a reabsorção das raízes desse mesmo dente.
  • Quistos e Tumores: O folículo dentário do dente incluso pode degenerar para um quisto ou tumor odontogénico, situação que ocorre raramente., sendo recomendada a sua remoção.
  • Tratamento ortodôntico: A extracção dos dentes do siso está indicada quando interferem com o plano de tratamento ortodôntico, assim como para prevenir o apanhamento dos dentes inferiores (os dentes ficaram “tortos”) potencialmente causado pela pressão exercida pelos dentes do siso inclusos.

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online