21 798 6781 Marcações

As Próteses dentarias fixas são uma vasta área da medicina dentária que engloba as coroas, pontes e facetas dentárias. O grande desenvolvimento tem sido essencialmente ao nível dos materiais, com o aparecimento de cerâmicas cada vez mais finas e com melhores qualidades estéticas.

 

O que é uma Prótese dentária Fixa?

Uma prótese fixa é uma solução de reabilitação de um dente através de uma estrutura feita laboratorialmente, conferindo-lhe uma anatomia e estética o mais natural possível, que não pode ser removida pelo paciente, uma vez que fica cimentada ao dente.

A prótese fixa está indicada em inúmeras situações, entre elas:

  • Dentes com cáries extensas
  • Dentes com fracturas ou com grande destruição
  • Dentes com problemas estéticos ou deformados (restaurações com cores diferentes ou de diferentes tamanhos)
  • Auxiliar na retenção de uma prótese dentária removível
  • Substituir dentes ausentes colocando pontes,
  • Reabilitar implantes e coroas fixas sobre implantes
  • Utilizar uma ponte dentária fixa para conferir resistência de dentes desvitalizados.

Coroa dentária

A coroa dentária é uma solução que devolve ao dente o seu aspecto natural e simultaneamente aumenta a sua resistência.

A colocação de uma coroa dentária está indicada em dentes com cáries extensas, dentes com fraturas, dentes com restaurações antigas com diferentes tonalidades, dentes com tamanhos diferentes e desalinhados.

 

Colocação de uma coroa dentária step by step

  • Avaliação da raíz e da estrutura do dente, escolha do material mais adequado e discussão do caso com o paciente para esclarecimento de dúvidas
  • Remodelação e preparação do dente
  • Colocação de coroa provisória
  • Colocação da coroa definitiva
  • Instruções de manutenção da coroa e higiene oral

 

Tipos de coroa dentária

As coroas dentárias podem ser classificadas segundo dois critérios: função e tipo de material em que são confeccionadas.

Relativamente à sua função podem ser definitivas ou provisórias, sendo as últimas usadas durante o período em que a coroa definitiva está a ser produzida no laboratório.

Quanto ao material em que são confeccionadas, as coroas dentárias podem ser de cerâmica, metalocerâmica e zircónia. 

As coroas em cerâmica são uma opção amplamente utilizada pois a qualidade estética é bastante elevada, permitindo um resultado muito natural e com boa durabilidade. 

As coroas metalocerâmicas são outra opção de coroas dentárias com bons resultados, que consistem na combinação de dois materiais: metal a revestir o interior da coroa e cerâmica na camada exterior. Têm boa durabilidade e resistência mas algumas limitações quanto ao nível estético, daí serem mais usadas em dentes posteriores.

As coroas dentárias em zircónia são uma opção com altos níveis estéticos e de biocompatibilidade.

 

Ponte dentária fixa 

A ponte dentária fixa é um conjunto de coroas dentárias unidas entre si, em que umas ficam apoiadas em dentes naturais que funcionam como pilares e outras ficam suspensas (correspondem aos dentes em falta).

É uma solução para substituir dentes em falta, porém implicam o desgaste dos dentes adjacentes. Uma ponte dentária fixa pode ser realizada sobre dentes naturais ou sobre implantes, sendo que o número de elementos suspensos deve ser sempre inferior ao número de elementos pilares.

A ponte dentária fixa pode ser fabricada em vários materiais, como cerâmica, metalocerâmica e zircónia.

 

Facetas dentárias 

As facetas dentárias são finas capas em cerâmica ou resina que são coladas nos dentes, permitindo uniformizar e melhorar a estética dentária assim como corrigir o formato e alinhamento dos dentes.

São uma solução muito em voga nos últimos anos por permitirem transformar completamente um sorriso com pouco desgaste dos dentes naturais e num curto espaço de tempo!

O desenvolvimento de novas cerâmicas tem permitido conseguir facetas cada vez mais finas e com um aspecto muito natural.

 

Facetas dentárias I Vantagens e desvantagens 

As facetas dentárias são próteses fixas que têm como principais vantagens:

  • Possibilidade de corrigir e uniformizar a cor do dente
  • Alterar o formato e alinhamento,
  • Necessidade de um desgaste do dente reduzido comparando a outros tipos de próteses fixas

 

As principais desvantagens:

  • Apesar do desgaste dentário para a sua realização ser mínimo, é irreversível
  • Pode surgir sensibilidade dentária nos primeiros dias, sendo na maioria dos casos transitória.

 

Quanto custa uma prótese dentária fixa?

A reabilitação de um dente com uma prótese dentária fixa, como uma coroa dentária ou a remodelação de um sorriso com facetas dentárias é sinónimo de mais auto-estima e de maior auto-confiança dos pacientes.

Tem um dente partido a precisar de reparação? Acha que chegou o momento de mudar o seu sorriso?

Two Care Clínica Dentária

A Two Care Clínica Dentária dedica a sua atividade a tratamentos de medicina dentária como higiene oral, dentisteria, implantes dentários, oclusão, aparelhos dentários, periodontologia, odontopediatria, cirurgia oral e prótese dentárias

Branqueamento Dentário
Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário é um tratamento indolor e relativamente rápido que torna os dentes mais brancos.

saber mais
Implante Dentário
Implante Dentário

Com a colocação de um implante dentário é possível substituir dentes perdidos e deixar as incómodas e inestéticas próteses removíveis.

saber mais
Higiene Oral
Higiene Oral

A higiene oral é uma especialidade da medicina dentária que tem um papel fundamental no diagnóstico e prevenção de doenças dentárias.

saber mais
Oclusão
Oclusão

A oclusão dentária corresponde à relação entre os dentes do maxilar superior e do maxilar inferior. É das áreas mais complexas da medicina dentária.

saber mais
Periodontologia
Periodontologia

Periodontologia é a área da medicina dentária dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças nos tecidos de suporte dos dentes: gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.

saber mais
Odontopediatria
Odontopediatria

É a especialidade das nossas crianças! A odontopediatria engloba diagnóstico, tratamento e higiene oral das crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

saber mais
Dentisteria
Dentisteria

A Dentisteria não se resume apenas à especialidade da medicina dentária que trata as famosas cáries dentárias ou manchas pretas nos dentes. É muito mais do que isso!

saber mais
Endodontia
Endodontia

A endodontia é a especialidade da medicina dentária focada nas patologias da polpa dentária, designada por nervo do dente. É fundamental para a manutenção e recuperação de dentes.

saber mais
Cirurgia Oral
Cirurgia Oral

A cirurgia oral é associada apenas à extração de dentes mas é muito mais do que isso, ocupa-se do diagnóstico e tratamento de lesões/patologias da cavidade oral.

saber mais
Aparelhos Dentários
Aparelhos Dentários

A ortodontia corrige dentes mal posicionados, espaços entre os dentes, oclusão dentária, melhora a mastigação e favorece uma boa higiene oral.

saber mais
Invisalign
Invisalign

Invisalign é uma autêntica revolução na medicina dentária, um aparelho dentário invisível que alinha os dentes tortos sem comprometer a estética e o conforto.

saber mais

Acordos e Parcerias

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online