A higiene oral é uma especialidade da medicina dentária que tem um papel fundamental no diagnóstico e prevenção de doenças dentárias, assim como na manutenção de tratamentos dentários previamente realizados (como implantes dentários ou coroas).
Uma higiene dentária adequada é indispensável para a manutenção da saúde oral, pelo que, visitas regulares ao seu dentista constitui a melhor forma de manter as gengivas e dentes saudáveis.
A frequência destas consultas é determinada pelo médico/higienista oral sendo geralmente aconselhada de 6 em 6 meses.
Na consulta de higiene oral é realizada uma destartarização, comumente apelidada de limpeza dentária, que consiste na remoção de placa bacteriana e de tártaro por um ultrassons seguido de polimento dentário, aplicação de flúor nos dentes e instruções sobre escovagem e utilização de fio/fita dentária.
A placa bacteriana é uma camada fina que se deposita nos dentes nomeadamente junto à gengiva e que resulta da interação dos restos de alimentos que não são removidos dos dentes e das bactérias presentes na saliva, sendo responsável por doenças gengivas como a gengivite e o aparecimento de cáries.
A deposição contínua de placa bacteriana e o seu endurecimento e mineralização leva ao aparecimento de tártaro nos dentes.
Os selantes dentários consistem na aplicação de uma resina líquida (também chamada de “verniz”) na superfície oclusal dos dentes molares e pré-molares que tem como principal objectivo a prevenção da cárie.
A superfície oclusal dos dentes (superfície que mastiga) tem uma anatomia acidentada com inúmeras fissuras e fossas que constituem um local ideal para acumulação de alimentos e de bactérias cariogénicas.
O selante actua como uma forte protecção ao dente, impedindo a acumulação de restos alimentares e de bactérias, retardando o aparecimento de cáries, e deve ser aplicado imediatamente após a erupção dos dentes permanentes:
A aplicação de selante de dentes é um procedimento simples, rápido de executar e indolor, que necessita previamente de uma limpeza dos dentes e não dispensa uma boa higiene oral e consultas regulares ao seu dentista.
A aplicação de flúor nos dentes após a destartarização sob a forma de um gel com elevada concentração de flúor favorece a remineralização do esmalte e a diminuição de sensibilidade.
O flúor pode ser administrado por:
O gel de flúor é aplicado na consulta de higiene oral, em moldeiras durante aproximadamente 2 minutos e durante os 30 minutos seguintes deve evitar ingerir bebidas/alimentos.
De acordo com a Direcção Geral de Saúde (DGS), a água abastecida pela rede pública e uma alimentação equilibrada fornecem as quantidades de flúor necessárias à saúde não havendo indicação para suplementação com comprimidos (excepto em zonas devidamente identificadas onde a água não é fluoretada).
Especialistas em Implantes e Aparelhos Dentários
O seu especialista em Implantes e aparelhos dentários. Somos uma clínica dentária em Lisboa que disponibiliza os melhores tratamentos de medicina dentária.