A Dentisteria não se resume apenas à especialidade da medicina dentária que trata as famosas cáries dentárias ou manchas pretas nos dentes - é muito mais do que isso e tem sido das áreas com maior desenvolvimento técnico e de biomaterais nos últimos anos com o objetivo de responder às exigências estéticas dos pacientes.
Atualmente, o material de substituição de eleição utilizado é a resina composta que permite resultados funcionais e estéticos com elevada qualidade.
O tratamento de caries dentárias pode ser realizado recorrendo a restaurações diretas em resina composta ou amalgama, que são efetuadas logo após a remoção da cárie numa sessão apenas, ou com restaurações indiretas, inlays/onlays/overlays, que são confecionadas em laboratório e cimentadas em consultório podendo essas restaurações indiretas ser em cerâmica ou resina.
Além do tratamento de cáries, a área da dentisteria permite remover manchas nos dentes, reabilitar dentes com fracturas, encerrar espaços entre os dentes, uniformizar o tamanho e cor dos dentes.
A cárie é uma doença infecciosa que afeta a maioria da população e é provocada por bactérias que destroem a superfície dentária. Uma alimentação rica em açúcares refinados aliada a uma higiene oral insuficiente favorece o seu aparecimento.
A deteção é o primeiro passo para o tratamento de caries dentárias, sendo a consulta de higiene oral periódica fundamental neste diagnóstico e encaminhamento para a consulta de dentisteria.
Por norma, uma cárie inicial é silenciosa o que torna por vezes de difícil diagnóstico, pois o seu início e progressão são imperceptíveis.
Os principais sinais da cárie dentária são alteração de cor, cavidade ou ausência de parte do dente, dificuldade em passar o fio dentário (fica preso ou rasga) sensibilidade às diferenças de temperatura e a alimentos doces e ácidos.
Manchas nos dentes não são sinónimo de cárie dentária, os dentes podem apresentar manchas com diferentes tonalidades cuja origem não seja a cárie.
As manchas nos dentes podem ser classificadas de acordo com:
As manchas externas encontram-se na superfície externa dos dentes e são o resultado da pigmentação por parte de bebidas como chá, café, vinho tinto, refrigerantes, tabaco ou acumulação de placa dentária. Nestes casos, os dentes apresentam manchas castanhas ou amareladas que são facilmente removíveis numa consulta de higiene oral e com a alteração de hábitos de higiene diária por parte do paciente.
As manchas nos dentes com origem interna podem ter diferentes causas: toma de antibióticos na infância, fluorose e traumatismos dentários.
Os antibióticos (nomeadamente tetraciclinas) quando tomados em excesso em idades precoces podem provocar manchas castanhas ou amareladas nos dentes pois interferem com a formação dos dentes.
Em casos de fluorose - exposição excessiva de flúor -, as consequências são o aparecimento de manchas brancas nos dentes.
Quando um ou mais dentes são expostos a traumas consideráveis (quedas, acidentes, traumas desportivos, pancadas) pode ocorrer necrose pulpar, provocado um escurecimento do dente ao longo do tempo, dando ideia do dente ter manchas pretas ou um aspecto acinzentado.
A remoção das cáries é normalmente realizada com recurso a anestesia local (sujeito a avaliação caso a caso), e a reabilitação do dente feito com dois tipos de restaurações: diretas em cáries de menores dimensões e indiretas quando as cáries dentárias são de grandes dimensões, estando a resistência e estrutura dentária comprometidas.
A consulta de dentisteria trata também as manchas internas dos dentes recorrendo a restaurações diretas ou indiretas em resina composta, facetas dentárias em resina ou cerâmica ou branqueamento interno.
Especialistas em Implantes e Aparelhos Dentários
O seu especialista em Implantes e aparelhos dentários. Somos uma clínica dentária em Lisboa que disponibiliza os melhores tratamentos de medicina dentária.