Dentes
21 798 6781 Marcações

Os dentes pré molares são dentes que possuem duas pontas aguçadas (cúspides) na superfície que oclui com os dentes oponentes e localizam-se entre os dentes caninos e os dentes molares. Estes dentes apenas se encontram presentes na dentição definitiva e erupcionam após a exfoliação dos molares de leite.

 

O que são dentes pré molares?

Os dentes pré molares são dentes que se encontram entre os dentes caninos e molares, com duas pontas agudas (cúspides) na superfície de mastigação para conseguirem triturar e esmagar os alimentos. Os dentes pré molares são no total 8 dentes : 4 superiores e 4 inferiores.

 

Dentes pré molares quando nascem?

Os dentes pré molares erupcionam entre os 10 e os 12 anos de idade, depois de caírem os primeiros dentes molares de leite.

 

Quantos dentes pré molares temos?

A dentição humana é constituída por 8 dentes pré molares, 4 por cada maxilar (primeiro e segundo pré molares superiores e primeiro e segundo pré molares inferiores), 2 de cada lado.

 

Primeiro pré molar

Estes dentes, após a queda dos dentes molares da dentição de leite e da transição para a dentição definitiva, mantêm-se imediatamente a seguir aos dentes caninos. O primeiro pré molar superior erupciona entre os 10-11 anos e, no caso do primeiro pré molar inferior este nasce posteriormente entre os 11-12 anos de idade.

 

Segundo pré molar

Depois da erupção dos primeiros dentes pré-molares ocorre a erupção dos segundos pré molares imediatamente ao lado. O segundo pré-molar superior erupciona logo após o primeiro pré molar superior, entre os 10-12 anos, enquanto que os segundo pré molar inferior, logo após o a erupção do primeiro pré molar inferior, nasce entre os 11-12 anos de idade.

 

Qual a função dos dentes pré molares?

Os dentes pré molares superiores e inferiores têm a função de esmagar e triturar os alimentos.

 

Os dentes pré molares caem? 

A dentição humana, nomeadamente a dentição definitiva, não sofre o processo de “esfoliação”, que implica a troca de uns dentes por outros. Ou seja, não existe a queda dos dentes pela razão de existirem outros da dentição definitiva para os substituir. Por isso, como os dentes pré molares apenas existem na dentição definitiva, estes são uns dentes que, naturalmente, não caem. 

Marcar consultas de especialidade é muito fácil

Preencha o nosso formulário e receberá a confirmação da consulta no seu email

marcações online