ATM é a sigla aplicada para “Articulação temporomandibular”. Esta articulação, localizada à frente do ouvido, é formada pelo côndilo da mandíbula e a fossa do osso temporal.
Estes dois ossos são separados pelo disco articular que permite o deslizamento entre as superfícies. É considerada uma articulação composta e realiza movimentos de deslizamento e de dobradiça (abertura e encerramento da boca).
A ATM é uma das mais complexas articulações do corpo humano e o seu correcto funcionamento resulta da harmonia entre ossos, disco articular, ligamentos e músculos.
A oclusão refere-se à relação dos dentes maxilares e mandibulares quando se encontram em contacto durante a actividade da mandíbula.
Os sintomas são dor orofacial, fadiga muscular, dificuldade em abrir a boca, dor de cabeça, zumbidos, dor cervical, bruxismo, dor na ATM.
O bruxismo pode originar uma sobrecarga da articulação e dos músculos associados e por isso ser um factor de risco para o aparecimento de uma alteração na articulação tempero mandibular.
Sentir dor no maxilar não é, automaticamente, sinónimo de disfunção temporomandibular. Contudo é um dos principais sintomas.
Por isso, para que seja feito o diagnostico correto, é importante que consulte o seu médico numa consulta de oclusão, onde é feita a observação e exames complementares para determinar a causa exata da sua dor.
O bruxismo é um hábito oral que pode originar desgaste das superfícies dentárias. Resulta de uma actividade muscular repetida que leva a apertar ou ranger os dentes, podendo ocorrer durante o dia ou entanto dormimos.
Sim, ranger os dentes e apertar são sintomas do bruxismo.
O bruxismo tem uma etiologia multifatorial sendo os principais factores: morfológicos (alterações da oclusão e da ATM), psicológicos (stress e ansiedade) e presença de doenças (doenças neurológicas, perturbações do sono).
Existem várias opções para o controlo do bruximo como a hipnose, terapia comportamental, fisioterapia, goteiras oclusas, medicação, aplicação local de botox, bio feed-back e estimulação eléctrica.
Sim, as crianças também podem ter bruxismo tal como os adultos.
Uma disfunção temporomandibular (DTM) é uma perturbação na função da articulação temporomandibular, relacionada com um distúrbio no funcionamento entre o disco e as superfícies ósseas, impedindo a realização dos movimentos articulares corretamente.
A disfunção temporomandibular não tem uma origem específica. É uma perturbação patológica que se pode desenvolver na presença de algumas condições, nomeadamente:
Diversos estudos relatam que a disfunção temporo mandibular pode estar relacionada com o aparecimento de dores de cabeça, nomeadamente dores tipo tensão que estão geralmente relacionadas com alterações musculares.
Esta disfunção pode ainda funcionar como um gatilho para as enxaquecas.
Para tratar a disfunção temporomandibular, existem algumas opções desde:
Ter dentes tortos não significa que tenha problemas de oclusão obrigatoriamente. Contudo, o apanhamento dentário pode causar um desequilíbrio oclusal entre as arcadas e o ideal é ser observado por um especialista.
Pode ser um problema com origem na ATM visto que um dos sintomas de disfunção temporomandibular é a dor no maxilar e, muitas vezes pode ser confundida com dores de ouvido ou próximas dele.
Estudos comprovam a eficácia da fisioterapia como uma das abordagens adotadas no tratamento da disfunção temporomandibular.