Cor-de-rosa e firmes! Assim são as gengivas saudáveis, e por isso se passarem a vermelhas, começarem a inchar, retrair ou sangrar… convém consultar de imediato um médico dentista porque pode tratar-se de periodontite, uma doença das gengivas!
A doença periodontal afeta cerca de 50% da população mundial e é a principal causa de perda de dentes em adultos.
Por isso, não arrisque! Se detetada atempadamente, a periodontite pode ser travada, mas se continuar a adiar essa visita ao médico dentista, esse problema nas gengivas pode fechar o seu sorriso e gerar uma série de outros problemas de saúde.
O que é periodontite?
A Periodontite é uma doença gengival que destrói os tecidos e ossos que suportam os dentes. Por outras palavras, trata-se de uma infeção bacteriana ao redor do dente provocada por algumas bactérias que constituem a placa bacteriana (substância pegajosa de cor esbranquiçada e amarelada que adere aos dentes) e que resultam num quadro de gengivite que afeta as gengivas e os ossos que sustentam os dentes.
Se não for diagnosticada e tratada a tempo, a periodontite pode levar à perda de dentes e até afetar a saúde em geral. E isso porque como o periodonto é o responsável por proteger os dentes de diferentes agressões bacterianas, quando está inflamado, acaba por destruir as estruturas das gengivas, separar as gengivas dos dentes e criar pequenos espaços onde mais placa bacteriana fica acumulada.
À medida que a doença progride, os tecidos que circundam o dente incluindo o osso sofrem degradação, pelo que a ausência de tratamento permite a evolução da doença.
Uma das características dos dentes com periodontite é a mobilidade dentária - dentes que abanam e podem eventualmente cair.
Sintomas de periodontite
Regra geral, a doença periodontal é considerada uma doença silenciosa pois apresenta sintomas pouco evidentes, por isso é tão importante consultar o seu médico dentista regularmente.
Ainda assim, existem alguns sinais de alerta - muito semelhantes aos sintomas de gengivite - que anunciam o aparecimento da periodontite, a forma mais severa de doença gengival, nomeadamente:
- Sangramento das gengivas.
- Retração das gengivas.
- Sensibilidade e/ou dor nas gengivas.
- Gengivas vermelhas.
- Mau-hálito persistente.
- Supuração ou pus entre o dente e a gengiva.
- Mobilidade dos dentes.
Causas da periodontite
A má higiene dentária que resulta na placa bacteriana, é a principal causa da periodontite já que permite o desenvolvimento de tártaro nos dentes, dando origem à chamada gengivite que - à falta de um tratamento dentário adequado - pode evoluir para doença periodontal.
Mas existem outras causas da periodontite ou fatores de risco, como por exemplo:
- Predisposição genética.
- Tabaco.
- Stress.
- Alguns tipos de medicamentos como imunossupressores.
- Doenças sistémicas como a diabetes.
- Infeções e doenças que afetam o sistema imunológico.
- Alimentação deficiente.
Tratamento para a periodontite
Se a doença for detetada a tempo, é possível travar a progressão da periodontite, sim.
A estratégia terapêutica adequada para tratamento da periodontite consiste, numa fase inicial, na remoção da placa bacteriana da superfície dentária e do sulco gengival e da remoção do tártaro das superfícies das raízes, de forma a impedir o agravamento da doença.
Neste caso, o paciente não deve descurar consultas de manutenção de 6 em 6 meses, aproximadamente, pois estas consultas são extremamente importantes para garantir que existe uma correta higiene oral e para detetar atempadamente a reativação da doença.
Em fases mais avançadas, o tratamento para a periodontite inclui tratamento cirúrgico que permitem levantar e descolar ligeiramente a gengiva de modo a garantir a limpeza de zonas mais profundas.
Como prevenir a periodontite?
Para prevenir a periodontite deve investir numa boa higiene oral e em visitas regulares ao seu médico dentista. Estas são as duas regras de ouro para manter as gengivais saudáveis!
Em relação à higiene oral, aconselhamos a escovagem dos dentes após as refeições e o uso de fio dentário para remover resíduos que se possam instalar em zonas de difícil acesso, pois a placa bacteriana não se acumula apenas nos dentes, mas também no espaço entre as gengivas e os dentes!
Vigie a sua boca, pois gengivas saudáveis não sangram nem ficam vermelhas.
No que toca a visitas regulares ao médico dentista, aconselhamos a marcação de consultas periódicas para observação e avaliação do estado das gengivas e, se necessário, para limpeza de dentes profissional com remoção da placa bacteriana.
Lembre-se que, não obstante os seus esforços com uma boa higiene oral, é muito difícil conseguir a eliminação completa da placa bacteriana em casa.
A conjugação entre uma higiene oral diária e a limpeza de dentes profissional e periódica numa clínica dentária, é a melhor solução para manter a boca saudável!
Bibliografia:
Tratado de Periodontia clínica e implantologia clínica, Jan Lindhe
OMS - www.who.int