960 223 891 Marcações
Aparelho fixo estético
13 outubro 2020 Tratamentos Dentários

Aparelho fixo estético? Não está a ver o que é, pois não?

Quando pensa em aparelho fixo apenas se lembra dos sorrisos metálicos da adolescência e daqueles colegas que quando sorriam mais pareciam uma constelação de metais! A ortodontia mudou e atualmente é possível usar um aparelho fixo estético, em que as peças que ficam coladas aos dentes - brackets, são de safira ou de cerâmica.

Vamos então falar um pouco mais sobre esta opção de tratamento ortodontico que tem cada vez mais adeptos, especialmente entre os adultos que veem nesta opção uma solução de alinhar os dentes com menos constrangimentos com os colegas de trabalho e amigos. 

A utilização de um aparelho fixo estético requer um diagnóstico e planeamento rigoroso realizado por um médico dentista de modo a conseguir o alinhamento dentário e a correta articulação (oclusão) entre as arcadas dentárias. 

Para além do aparelho fixo estético, outras opções de tratamento ortodontico continuam a ser amplamente usadas como o aparelho fixo metálico, o aparelho dentário removível ou o aparelho miofuncional, para pacientes em crescimento.

 

O que é um aparelho fixo estético?

Um aparelho fixo estético é uma versão mais atraente de um aparelho dentário convencional. De aparência mais agradável, a diferença entre um e outro encontra-se no tipo de brackets utilizadas. E o que são as brackets?

As brackets são as pequenas peças coladas nos dentes ao longo de todo o tratamento. É nestas peças que se encaixam os arcos que depois permitem o alinhamento e o nivelamento dos dentes. 

Convencionalmente, estas peças são metálicas. Daí muitos pacientes terem evitado por completo o tratamento, procurando evitar a aparência que um aparelho convencional lhes oferece: a boca cheia de ferros e ferrinhos.

Em vez de utilizar estas peças metálicas, o aparelho fixo estético permite aos pacientes optarem por brackets de safira ou cerâmica.

Aparelho fixo estético de safira

A safira é um material translúcido e resistente à pigmentação. Com brackets de safira, o aparelho torna-se quase impercetível e oferece a mesma resistência que um aparelho fixo metálico. 

Quanto aos cuidados de higiene oral, a manutenção do aspeto transparente do aparelho depende de escovagem diária, utilização de escovilhão entre os brackets, pasta adequada - todas estas indicações são explicadas na consulta e são reforçadas ao longo do tratamento! 

 

Aparelho fixo estético de cerâmica

Tal como o de safira, o aparelho com brackets de cerâmica é uma opção igualmente estética, ainda que, neste caso, ofereça menos resistência do que o aparelho convencional e os brackets podem ficar pigmentados ao longo do tratamento.

Aparelho dentário estético

Vantagens do aparelho fixo estético

Uma vez que o tempo médio de um tratamento ortodontico se situa entre um ano e meio e os dois anos – por vezes mais, por vezes menos – a principal vantagem desta opção está precisamente na possibilidade de o paciente fazer uma escolha mais estética. Afinal, fará parte da nossa vida durante algum tempo, verdade?

Não existindo limite de idade para a realização de um tratamento ortodontico, são raras as vezes que existe alguma resistência por parte dos pacientes adultos em aderirem aos tratamentos, por razões estéticas. Compreende-se.

Foi por isso mesmo que se desenvolveram os aparelhos fixos estéticos, que permitem mitigar os efeitos do aparelho dentário convencional, procurando manter estáveis os níveis de autoestima ao longo de todo o tratamento.

As suas outras vantagens são semelhantes às do tratamento ortodontico convencional e são, de resto, conhecidas.

Para além do alinhamento e nivelamento dentário, a sua utilização diminui o aparecimento de cáries futuras uma vez que facilita a criação de hábitos de higiene oral saudáveis, melhora a mastigação, além de contribuir para um sorriso bonito e harmonioso.

 

Desvantagens do aparelho fixo estético

Uma das grandes desvantagens na utilização de qualquer aparelho está ligada ao tempo de tratamento - atualmente vivemos num tempo que queremos resultados rápidos e soluções imediatas. Com a utilização de um aparelho fixo estético, a possibilidade de o aparelho se tornar praticamente impercetível acaba por retirar esse peso da equação, no momento de decisão.

E o aparelho dói? Vou conseguir comer? Estas dúvidas são transversais a todos os pacientes. Nos primeiros dias após a colocação de um aparelho fixo poderá existir algum desconforto, devido à pressão causada nos dentes, assim como pequenas feridas no lábio, devido à fricção. Estes “efeitos “ do aparelho podem ser minimizados se seguir os conselhos do seu médico dentista. Ao paciente será entregue uma cera especial que permitirá aliviar algum do desconforto causado.

Existe também a ideia de que após a sua utilização, os dentes poderão ficar manchados ou danificados. Mas, na verdade, no final de um tratamento que pode durar cerca de dois anos, os dentes recuperam o seu aspeto original. 

Quanto custa um aparelho fixo estético?

Cada caso é um caso. Depois de uma consulta de avaliação e depois de criado um plano de tratamento, a duração do mesmo e o material escolhido influenciam o investimento final necessário por parte do paciente.

No entanto, é seguro afirmar que o investimento necessário para a utilização de um aparelho fixo estético de safira será mais elevado do que a opção tradicional metálica.

O próximo passo será mesmo falar diretamente com um dos nossos especialistas, de modo a obter todas as informações necessárias. 

Rodrigo Maya

Rodrigo Maya

OMD 07437

• Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Saúde Egas Moniz, em 2010.

Dentista Lisboa - Marque a Sua Consulta!

Preencha o formulário e receba a confirmação da consulta no seu email

Marcar Consulta