A gengivite é uma inflamação reversível da gengiva multifactorial que depende da acumulação de placa bacteriana, higiene oral, alimentação⁄tabagismo e genética.
Numa grande maioria dos casos, o aparecimento da gengivite deve-se a uma higiene oral pouco cuidada.
Como o próprio nome indica, esta é uma patologia que afeta diretamente as gengivas. Quando não tratada de forma atempada ou adequada, a doença pode evoluir para a sua condição mais grave: a periodontite.
Por isso mesmo, a gengivite é também muitas vezes entendida como um dos primeiros sintomas da periodontite. A gengivite apresenta também os seus próprios sintomas, fáceis de reconhecer como a hemorragia durante a escovagem, o edema e vermelhidão da gengiva, dor e até mau hálito.
Mas existem outras causas para esta doença, como veremos ao longo deste artigo onde explicamos tudo sobre a gengivite, incluindo os seus tratamentos disponíveis.
O que é a Gengivite?
A gengivite é uma inflamação reversível da gengiva causada principalmente pela placa bacteriana- uma camada incolor e pegajosa que resulta da digestão de restos de alimentos por bactérias. A acumulação da placa bacteriana na superfície dos dentes e junto à transição entre dente e gengiva, leva ao aparecimento de inflamação gengival.
A acumulação de placa bacteriana na superfície dos dentes juntamente com a acção das bactérias presentes na cavidade oral e da saliva, origina depósitos calcificados - o famoso tártaro ou “pedra “ dos dentes. O tratamento que remove eficazmente a placa bacteriana e o tártaro é, a destartarização.
Se sangra das gengivas quando escova os dentes, contacte-nos para uma higiene oral.
Sintomas da Gengivite
Normalmente, os primeiros sintomas da gengivite implicam a inflamação e o sangramento das gengivas. De igual forma, estes são os primeiros sinais de que deve consultar um médico dentista, de modo a evitar a progressão da patologia.
No entanto, importa sublinhar que, de entre estes dois sintomas, a hemorragia gengival tende a preceder a inflamação da gengiva. Por seu turno, a inflamação dá origem a um inchaço que, por vezes, pode mesmo alterar a cor da gengiva para um tom mais aproximado do vermelho-vivo.
Além destes dois principais sintomas, existem também pacientes com gengivite que apresentam mau hálito frequente ou, em casos mais avançados, alguma retração gengival – uma condição na qual a gengiva retrocede, expondo a raíz do dente.
Em suma, os sintomas da gengivite são:
- Sangramento das gengivas;
- Inflamação ou inchaço gengival;
- Gengiva avermelhada;
- Mau hálito;
- Retração das gengivas.
No caso de sentir algum destes sintomas, deve consultar um médico dentista para fazer uma limpeza dentária e ter aconselhamento de como pode melhorar a a sua higiene diária.
Causas da Gengivite
Como vimos, a higiene oral insuficiente é a principal causa da gengivite. Uma higiene oral pouco cuidada leva à acumulação de placa bacteriana em redor dos dentes, ao aumento do número de bactérias na cavidade oral e consequentemente à inflamação da gengiva .
É importante notar que, dentro dos cuidados de uma higiene oral saudável, se encontram as idas regulares ao médico dentista. Isso não é por acaso. Quando assim não acontece, algumas patologias como, por exemplo, uma cárie, pode evoluir silenciosamente.
Do mesmo modo, a gengivite pode também estar associada a outros factores como alterações hormonais, tabagismo , carências nutricionais ou stress.
Tratamento para a gengivite em Lisboa
Embora possam existir muitas causas para a gengivite, esta é uma doença com tratamento. Na Two Care, em Lisboa, a gengivite tem tratamento.
Assim, depois de um diagnóstico realizado por um médico dentista, tem início o plano de tratamento.
Normalmente, o tratamento para envolve uma destartarização, como forma de eliminar a placa bacteriana e o tártaro, assim como indicação de como fazer uma boa higiene em casa- ensino de escovagem e de limpeza interproximal como o fio ou fita dentária.
Como evitar a gengivite
Visitas regulares ao seu dentista e uma boa higiene oral diária em casa , são a melhor dupla para evitar o aparecimento da gengivite.
No caso de sentir alguns dos sintomas da gengivite ou se suspeitar que pode estar a sofrer desta patologia, não hesite: marque uma consulta de avaliação na nossa clínica dentária, em Lisboa.